Angola OffRoad

Forum de Divulgação, Informação e Convivio

InícioPortalFAQRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Luanda » Fazenda Vondo by Seles

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Mouro-Mouro
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

Número de Mensagens : 704

MensagemAssunto: Luanda » Fazenda Vondo by Seles   Dom Nov 20, 2011 9:47 am

Do pequeno grupo de Companheiros Empoeirados que andam em quase "todas", partiu uma coluna para a FV.
Desse grupo faziam parte 5 viaturas..
"Padrinho"...........Ford Ranger
Mouro-mouro........Nissan Navara
"Pate"Patricio.......Chevy Tahoe
Augusto.............Ford Evarest
Alberto..............Toyota Hilux

Saimos entre a 5H00 e as 5H30 de sexta feira, acabando por reunir os 4 primeiros carros após a passagem da Ponte do Cuanza. Entretanto já íamos misturados com parte dos Companheiros que seguiam para a praia do Dui.
Em Porto Amboím, acabaram por se juntar as duas colunas, que acabariam por seguir em conjunto até ao desvio para o Seles.
A opção de seguir para a Conda pelo Seles, foi devido à informação dada pelo "Juca",nosso anfitrião, que no dia anterior se tinha aventurado pela estrada da Tocota, e teve que recuar e servir-se da alternativa da estrada do Seles.

10H30, a nossa coluna desviou para o Seles, estrada que não pisava à quase 5 anos....
Estrada em bom estado, quase a 100% alcatroada, com uma primeira parte de rectas agradáveis, e uma parte final de curvas muito apertadas, com subidas e descidas na ordem dos 10/12º. Alguma chuva e temperatura a baixar. Subimos cerca de 700 mts em 20 kms...

Seles igual a si mesmo.....desde que a conheci em 1983.....

Seles » Conda
Estrada em construção, bem compactada, larga e estranhamente "estranha", pois conheci-a bem apertadinha e difícil, tendo passado pela entrada da Fazenda da Pucariça sem a detectar.
Com muito pó e ameaça de chuva, foi feita rapidamente.
Apesar de maior quilometragem esta passagem pela Vila do Seles, acaba por levar quase o mesmo tempo que a passagem pela estrada da Tocota.

Conda » Cunjo » Vondo
Como habitualmente, tentativa de abastecimento...e só foi possível o Chevy a gasolina, tentativa de compra de pão...nada desta vez.....

12H30
..os tais 45 Kms e 3H30 de viagem......
Padrinho - Augusto (Cauiço) - Pate - Alberto (Cauiço) - Mouro-mouro, foi esta a posição na coluna na partida para o Vondo.
Claro que os Companheiros "carimbados" já adivinharam que na 1ª Hora...13 Kms....
A partir daqui começa a história.....
Chuva de granizo como não via à já muitos anos, intensa e pedra maior que a ponta dos dedos...
Entretanto o Cauiço Alberto...muito lento e com dificuldade em aceitar as minhas informações de trás para a frente, com os braços e cabeça de fora.....
Na passagem do primeiro riacho, aquele em que deixamos a aldeia, desviamos pela esquerda e descemos abruptamente para a passagem de água, muita dificuldade em fazer compreender a quem via os carros a subir o monte em frente na mesma direcção, que tinha que desviar pela esquerda e aparentemente seguir outro rumo......pois mas depois de me molhar ao sair do carro e explicar...lá seguimos.
Passagem do 1º rio...definitivamente, tive que passar para a frente e mostrar como entrar na água e atravessar.....mais uma molhadela para explicar que devia levar os faróis ligados e o porquê!!
Mais uma meia hora e lá estou eu a informar o Padrinho para parar, pois tinha perdido o contacto com o carro de trás...
Após uma pequena espera, lá inverti a marcha e acabei por fazer uns 300 mts para encontrar a Hilux fora de estrada, sobre o lado direito. Sem danos, pois tinha sido uma escorregadela, ao fugir a uma pedra grande no meio da "picada"...já tinha sido explicado que se passava com a roda por cima.....
Resumindo....1 hora para puxar a Hilux para a estrada...Navara de marcha atrás com o cinta ligada, e o Padrinho a motorista do outro carro.....lá tiramos o menino..... perceberam porque circulamos com as luzes ligadas....
Muita lama, muita escorregadela e lá chegamos ao Cunjo pelas 16H00

16H15
Travessia do rio Cunjo...mais cheio que o normal, mas mesmo assim ultrapassável. Tudo sem problemas...
Cerca das 16H45, a coluna parou e o Padrinho chamou-me lá à frente...e...o raio do ribeiro com 3 mts...tinha mais de 20, e não se via nenhum marcador, tanto da ponte como do caminho.
Povo de um lado e do outro a aguardar uma diminuição do caudal que estava muito forte.
Para os "Carimbados" neste caminho, é uma passagem em cima de troncos com uma abordagem em terreno pouco aberto, e após a passagem tem um fosso relativamente grande, que dificulta a abordagem de 2 rochas, uma de cada lado, com uma saída em género de desfiladeiro, a subir para a direita....muito difícil mesmo em condições normais.
Estivemos debaixo de chuva a aguardar que o rio baixasse até pelas 17H30, altura em que lentamente começou a descer...a descer...cerca de 30 cms..
Entretanto Tanto eu como o Padrinho, cogitávamos a possibilidade de nos aventurarmos na travessia, com a técnica de um carro amarrado ao outro por uma cinta, para apoio mutuo em caso de.....
Claro está, com a oposição de toda a gente, incluindo as caras-metades.....
Entretanto o povo lá fez umas travessias, ficando a metade, pois o tal de ribeiro voltou a subir..e nós a olhar...e eu e o Padrinho a magicar....até que....subiu... subiu..e quando começou a baixar..é desta..
puxo o carro para a frente, ligamos a cinta...o padrinho entra na agua e vai verificar a posição dos troncos...tudo ok...os rapazes do povo balizam a ponte....e lá vamos nós......
Pelas 18H00 e pouco, com o Padrinho à frente...arrancamos (Só os dois nos carros)...
Agua a bater nos vidros violentamente do lado dto......passa o Padrinho a ponte e depois vem, para nós claro, a parte mais difícil...o fundão e as rochas.....O padrinho fica preso na 2ª rocha...puxo para trás...corrige e arranca para o sitio certo, levando-me atrás dele...e estava feita a travessia....que demorou cerca de 10 min.
Quando paramos na subida e abri a porta para sair...pois, tinha cerca de 10 cms de agua dentro do carro com bué de coisas a navegar.
O Padrinho avançou para o Vondo para ir buscar apoio.
Entretanto lá comecei a falar com o Pate, que também estava disponível para atravessar, mas "preso" aos que ficaram e nem tentavam.....
19H30
Com a chegada do Juca e do pessoal, meti a Navara na agua de marcha atrás, para ligar 2 cintas e fazer o apoio/reboque dos outros carros.
O Carro do Alberto ainda avançou até perto da ponte e estava quase a ser amarrado ás cintas, quando recuou em pânico com a gente toda dentro do carro aos gritos, quando viram a agua a entrar na cabine.
E mais ninguém avançou
20H30
Decidi atravessar no sentido inverso, levando o Juca comigo. Fui buscar a Marta, Sogra, Rafa e a Madrinha.
O Juca agarrou a Hilux e fizemos a travessia com os dois carros.
Claro que a agua a passar por cima dos capôs, luzes a desaparecerem dentro de agua, carros a afundar e a aparecer mais à frente, desencorajam muita gente....
21H00
Com o rio mais baixo, o Pate conseguiu convencer o Augusto a avançar...o Tahoe leva a agua toda à frente dele...acabou por me dar um banho já na parte final da travessia....impressionante o mergulho com as luzes a desaparecerem e depois a explosão de luz na saída.....
Bem.....recomeço da subida para o Vondo
Com o Juca na Mazda à frente, lá seguimos para a escalada. Fomos encontrar a picada toda cheia de barro e lama, e muita pedra solta.
Já a meio da subida, num gancho muito apertado e com muita inclinação, tive que abrandar devido á dificuldade do carro da frente, e para conseguir ganhar força para subir, recuei em cima da curva...resultado...deslizei para a esquerda e fiquei com a roda trs esq, presa num tronco.
Como não havia possibilidade de ninguém dar a volta, tive que aguardar que o Padrinho acabasse a subida e regressa-se para me apoiar.
23H00
Chega o Padrinho junto de mim, manobra, tenta puxar, desliza, e.....fica "estacionado" junto de mim, pois, parecia que estávamos num estacionamento em "espinha".
Na nove tentativa de me libertar, lá se foi o farolim traseiro esquerdo numa árvore.
Mais uma vez uma msg de pedido de apoio...lá vem o Juca por uma caminho alternativo.
Puxa na frente, puxa atrás, repete a operação e lá fica o Padrinho em posição de se desenrascar...repete a operação para mim,puxa na frente, puxa atrás, repete a operação, amolgadela da parte superior do farolim de trás direito, e só então conseguimos estar em posição de subir o resto do caminho.
01H00
Lá vamos nós por ali acima a escorregar no barro, atravessadelas continuas, sorte ser a subir, memo assim tanto eu como o padrinho ainda tocamos o muro do lado de dentro e finalmente pelas 01H30 do dia seguinte estávamos a chegar ao "Jango" na fazenda.

Claro que ainda fomos jantar e varrer uma garrafas de tinto.

Sábado fantástico, com a beleza habitual da Vondo, alternando sol com chuva.
Um anoitecer muito molhado, e claro muito bem regado com tinto de qualidade e pança cheia.
Uma noite de vendaval e muita chuva, muito vento e muito frio...imaginem tudo isso no aconchego da minha tenda.....parecia que ia "deslocar" em alto voo...

Regresso iniciado ás 08H00, com o ribeiro regularizado e a receber alguns comentários do género...ei afinal era assim...vocês foram malucos...quem nós Companheiros, cheios de "calos" nestas andanças....para nós foi....FIXE...

Novamente através do Seles, almoço no Sumbe e um bom regresso a Luanda, com cruzamento e por vezes acompanhamento dos Companheiros da ida ao Duí

Regresso, cerca de 11h00 de viagem com cerca de 1H30 de paragens....

Venha mais uma igual....

Mouro-mouro

Mouro-Mouro
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

MensagemAssunto: Re: Luanda » Fazenda Vondo by Seles   Dom Nov 20, 2011 9:57 am

*Faltam as fotos já pedidas ao Pate
*Existirão de certeza alguns erros no apontamento das horas, mas a chegada não muito e a chegada ao Vondo dos últimos está com margem de erro muito pequena.
*As garrafas nessa ceia tardia devem ter rondado as 4 uns...para 3 pessoas... tínhamos que recuperar.
*Não tínhamos o Guitarras, mas tínhamos o Pate....que também guitarra feio....
*A Madrinha atravessou o rio dentro do meu carro...o que foi um feito...fica registado...pois claro
*Fica assente que não ficou registado no diário da viagem, que houveram muitos gritos e fomos chamados de loucos, aquando da travessia do rio feita por mim e pelo Padrinho.
*Ainda hoje o meu carro cheira a mofo.....

Venham mais iguais..

Mouro-mouro
papabeer
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 5590

MensagemAssunto: Re: Luanda » Fazenda Vondo by Seles   Dom Nov 20, 2011 9:06 pm

Uma BOA aventura, aliás as idas ao VONDO são sempre diferentes e sempre com grandes adrenalinas

Ficamos ah espera das fotos do Patricio

PAT
OffRoad
OffRoad

Número de Mensagens : 1

MensagemAssunto: Re: Luanda » Fazenda Vondo by Seles   Dom Nov 20, 2011 10:43 pm

As fotos ainda não estão "vistas"
papabeer
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 5590

MensagemAssunto: Re: Luanda » Fazenda Vondo by Seles   Dom Nov 20, 2011 10:51 pm

já deviam estar prontas

já passou 1 semana

lol! lol!

Mouro-Mouro
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

MensagemAssunto: Re: Luanda » Fazenda Vondo by Seles   Seg Nov 21, 2011 1:27 am

PAT...deculpa o Pate eheheheh
"Amanda".. as fotos dos acontecimentos e das paisagens..

Bom domingo
Rico
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas

Número de Mensagens : 159

MensagemAssunto: Re: Luanda » Fazenda Vondo by Seles   Seg Nov 21, 2011 10:44 pm

Isso que e uma aventura offraod.

Bom dia de trabalho.
Kupapata
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

Número de Mensagens : 1215

MensagemAssunto: Re: Luanda » Fazenda Vondo by Seles   Ter Nov 22, 2011 3:21 am

Granda aventura, as idas, ao Vondo sao super espetaculares, que venha as fotos Kota PAT!!!!
Keijadas Malucas
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

Número de Mensagens : 2285

MensagemAssunto: Re: Luanda » Fazenda Vondo by Seles   Ter Nov 22, 2011 10:15 pm

Grande aventura, gostei bastante da parte que entraram no rio ehhehehe já me faz lembrar a passagem pelo rio cimo... E as fotos??? Pat manda as pics...
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Luanda » Fazenda Vondo by Seles   Hoje à(s) 2:26 pm

Luanda » Fazenda Vondo by Seles
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Fazenda reserva romanetto
» Lago na fazenda do sogro (Pedras de Fogo - PB)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Angola OffRoad :: OFFROAD - CAMPISMO - VIAGENS - NATUREZA E PAISAGENS :: Expedições, Raids e Passeios :: Raid's e Passeios Dentro de Angola-
Ir para: