Angola OffRoad

Forum de Divulgação, Informação e Convivio
 
InícioPortalFAQRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Grande Prémio de Benguela 2012

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
João Marcelino
OffRoad
OffRoad


Número de Mensagens : 34
Idade : 55
Data de inscrição : 19/05/2009

MensagemAssunto: Grande Prémio de Benguela 2012   Qua Abr 25, 2012 3:04 am

C O M U N I C A D O

A Direcção do Tuku-Tuku – Clube Angolano dos desportos Motorizados, vem por este meio comunicar aos pilotos, equipas e amantes do desporto motorizado que se vai realizar no dia 27 de Maio de 2012, no circuito da Praia Morena , o Grande Prémio de Benguela – 2012, cujo programa é o seguinte:

Dia 25/5/12
18:00 Reunião Técnica com Pilotos e Equipas
.
Dia 26/5/12

9:00 Fecho do Circuito
9:15 9:30 Treinos Livres DT
9:35 10:00 Treinos Livres de Moto
10:05 11:00 Treinos Livres de Automóveis
11:05 11:20 Treinos Livres DT
11:30 Abertura do Circuito
12:30 14:00 Verificações Técnicas
14:05 Fecho do Circuito
14:10 14:25 Treinos Livres de Moto
14:30 15:00 Treinos Livres de Automóveis
15:05 15:30 Treinos Cronometrados de Motos
15:35 16:15 Treinos Cronometrados de TGS
16:20 17:00 Treinos Cronometrados de Turismos
17:05 Abertura do Circuito
.
Dia 27/5/12

8:30 Fecho do Circuito
8:35 9:15 Treinos Livres de Moto
9:25 10:25 Treinos Livres de Automóveis
10:45 11:15 Prova de DT
11:30 Abertura do Circuito
12:50 Fecho do Circuito
13:00 13:40 Prova de Moto – 16 voltas
14:00 15:00 Prova de TGS – 35 voltas
15:15 16:30 Prova de Turismos – 35 voltas
17:00 Entrega de Prémios
18:00 Abertura do Circuito


Benguela, aos 24 de Abril de 2012
Voltar ao Topo Ir em baixo
papabeer
Administrador
Administrador
avatar

Número de Mensagens : 5608
Idade : 53
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 06/06/2007

MensagemAssunto: Re: Grande Prémio de Benguela 2012   Qua Abr 25, 2012 4:06 am

Ora aqui está uma boa noticia já com a devida informação e programa

Tuku Tuku a trabalhar


_________________
faroeste
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.facebook.com/paulo.arroteia
João Marcelino
OffRoad
OffRoad


Número de Mensagens : 34
Idade : 55
Data de inscrição : 19/05/2009

MensagemAssunto: Re: Grande Prémio de Benguela 2012   Ter Maio 01, 2012 2:55 am

Voltar ao Topo Ir em baixo
João Marcelino
OffRoad
OffRoad


Número de Mensagens : 34
Idade : 55
Data de inscrição : 19/05/2009

MensagemAssunto: Re: Grande Prémio de Benguela 2012   Ter Maio 01, 2012 3:00 am

GRANDE PRÉMIO DE BENGUELA - 2012

PROGRAMA:

Dia 25/5/12

18:00 Reunião Técnica com Pilotos e Equipas
.

Dia 26/5/12

9:00 Fecho do Circuito
9:15 9:30 Treinos Livres DT
9:35 10:00 Treinos Livres de Moto
10:05 11:00 Treinos Livres de Automóveis
11:05 11:20 Treinos Livres DT
11:30 Abertura do Circuito
12:30 14:00 Verificações Técnicas
14:05 Fecho do Circuito
14:10 14:25 Treinos Livres de Moto
14:30 15:00 Treinos Livres de Automóveis
15:05 15:30 Treinos Cronometrados de Motos
15:35 16:15 Treinos Cronometrados de TGS
16:20 17:00 Treinos Cronometrados de Turismos
17:05 Abertura do Circuito
.

Dia 27/5/12

8:30 Fecho do Circuito
8:35 9:15 Treinos Livres de Moto
9:25 10:25 Treinos Livres de Automóveis
10:45 11:15 Prova de DT
11:30 Abertura do Circuito
12:50 Fecho do Circuito
13:00 13:40 Prova de Moto – 16 voltas
14:00 15:00 Prova de TGS – 35 voltas
15:15 16:30 Prova de Turismos – 35 voltas
17:00 Entrega de Prémios
18:00 Abertura do Circuito


GRANDE PRÉMIO DE BENGUELA - 2012



O “Grande Prémio de Benguela 2012”, organizado pelo TUKU-TUKU – Clube Angolano dos Desportos Motorizados com a apoio do Governo da Província de Benguela e o patrocínio da empresa ANGOLACA, vai ter lugar nos dias 25, 26 e 27 de Maio do corrente ano e consiste na realização de corridas de motorizadas DT, Motos 600 c.c. e de Automóveis.

A Organização pretende com este regulamento particular, estabelecer regras e condutas específicas para esta prova, tendo porém em conta as normas e regulamentos em uso nas provas que se realizam em Angola.



1. ORGANIZAÇÃO


O Grande Prémio da Cidade de Benguela apresenta a seguinte estrutura:

Director da Prova - João Marcelino (jo_marcelino@hotmail.com; 923446380)

Director de Pista – António Almeida

Logística - António Saraiva,

Protocolo – José Carlos Tanaka

Segurança - Sidónio

Boxes - Marco Vieira

Cronometragem - Pedro Diaz, Ricardo Marcelino, João Kerlan e Rui Santos.

Secretariado – Mela Coelho, Márcio Pereira e Tino Rodrigues

Fiscais de Pista – Tuku-tuku

Equipa Técnica – Rasoilo, Mauro Pereira, Génia Santos e António Ramos.


Esta estrutura está encarregue de criar as condições técnicas e executivas para a realização das seguintes provas de velocidade:

 Motorizadas DT – podem participar motorizadas DT até 125 c.c.

 Motos até 600 c.c.- podem participar motos cuja cilindrada não exceda os 600 c.c.

 Turismos:

• Classe C (OPEN 2000)

Viaturas de Turismo até 2000 cc, de duas rodas motrizes, sem sobrealimentação e conforme Regulamento Técnico.

• Classe D (OPEN 1600)

Viaturas de Turismo até 1600cc, de duas rodas motrizes, sem sobrealimentação e conforme Regulamento Técnico.

 TGS :
• Protótipos

Classe A – Veículos construídos exclusivamente para competição e protótipos, com chassis tubulares ou monovolume, fechados, ou com silhueta de automóveis de Turismo

• GTs

Classe B - Viaturas derivadas de turismos de produção corrente, equipados com motores atmosféricos ou equipados com motores sobrealimentados (por turbo-compressor ou compressor volumétrico) c/ cilindrada superior a 2000cc.

O número máximo de participantes admitido em cada uma das provas é de 40 corredores, sendo que a organização poderá alterar o programa se o nº de inscrições for inferior a 10 por prova.

2. CIRCUITO

O Circuito da Praia Morena tem cerca de 3000 metros e apresenta um pavimento de emulsão asfáltica não muito abrasivo. O seu traçado é urbano e apresenta a maior parte das curvas de 90º . Todas as provas são realizadas no sentido anti-horário.

3. INSCRIÇÕES

As inscrições estão abertas a partir das 15:00 horas de sexta-feira – 26/05/12, junto do Secretariado permanente, podendo-se inscrever todos os pilotos comprovadamente habilitados a competir nas respectivas provas.

Os pilotos apenas se podem inscrever numa das modalidades (DT, Moto, Turismos e TGS), utilizando apenas uma viatura. Nas provas de automóveis, independentemente das classes, são aceites inscrições até 2 pilotos por cada carro, devendo no entanto o 2º piloto fazer pelo menos 10 voltas.

Na altura da inscrição será facultada às equipas toda a documentação da prova e atribuído os respectivos lugares nas boxes.

O valor das inscrições é o seguinte:

DT – 5.000,00 Kz
Motos – 7.500,00 Kz
Turismos – 10.000,00 Kz
TGS – 15.000,00 Kz

4. SEGURANÇA

A organização disporá, em todas as zonas perigosas sacos de areia para protecção e com o apoio da Polícia Nacional e Bombeiros, garantirá a segurança do publico, definindo as zonas de risco e adoptando as medidas de prevenção necessárias para o cumprimento escrupuloso das regras e normas que este desporto exige.

No caso de ser necessário a entrada do “Safety Car”, serão cumpridas obrigatória mente as seguintes medidas:

 É dada bandeira amarela agitada em todos os pontos do circuito;
 Todos os corredores deverão seguir o SC, sendo proibida qualquer ultrapassagem;
 A linha de saída da box (Pit Line) fica encerrada até ser retirado o SC;
 Na última volta do SC será mostrada a “placa safety car out” na linha de meta e o Safety Car apaga a luz do tejadilho, indicando a sua saída ao passar pela box e o recomeço da corrida; Nesta volta, o carro imediatamente a seguir ao SC deve abrandar e deixar que o SC se distancie para poder ser feita a largada com segurança;
 A largada será feita apenas quando o semáforo vermelho se apagar.
 Na volta de largada, é proibido pisar a linha amarela de entrada e saída da box;

5. TREINOS LIVRES

Os treinos livres terão a duração estabelecida no programa da prova.


6. TREINOS CRONOMETRADOS

As motorizadas DT farão treinos cronometrados no caso de existirem transponders disponíveis em número suficiente. Caso contrário, a grelha de partida será estabelecida por sorteio.

As motos até 600 c.c. farão um treino cronometrado de 25 minutos, sendo estabelecida a grelha de partida de acordo com a volta mais rápida de cada concorrente.

Os automóveis farão duas sessões de qualificação de 30 minutos cada uma. Na primeira qualificação apurar-se-á a grelha de partida para os automóveis do agrupamento Turismos – classe C e D e na segunda sessão de qualificação, apurar-se-á a grelha para o agrupamento TGS – Classe A e B. Não há limite de voltas a dar.


7. PROVAS

A prova das motorizadas DT tem inicio às 10:45 e termina assim que o primeiro corredor der 10 voltas ao circuito da Praia Morena, classificando-se todos aqueles que cortarem a meta. Terminada a prova, será dada a volta de honra ao circuito com os 3 primeiros classificados.

A prova de motos até 600cc terá início às 13:00 e termina assim que o primeiro corredor terminar a 16ª volta ao mesmo circuito, adoptando-se o mesmo sistema do parágrafo anterior.

A corrida de TGS começa às 14:00 e tem a duração de 35 voltas ao circuito da Praia Morena, o que perfaz uma distância de 105 km, classificando-se todos os pilotos que completarem 75% da prova, o que equivale a 26 voltas.

Segue-se de imediato e no mesmo circuito, a corrida de Turismos que tem inicio previsto para as 15: 15 e sendo válido o regulamentado no parágrafo anterior.

8. PRÉMIOS

Na prova de motorizadas DT são atribuídos prémios de participação a todos os pilotos que completarem 1/3 da corrida, no valor de 10.000,00 Kz. Para os primeiros 5 classificados são atribuídos os seguintes prémios:

1º Classificado – Troféu + 50.000,00 Kz
2º Classificado – Troféu + 40.000,00 Kz
3º Classificado – Troféu + 30.000,00 Kz
4º Classificado – Troféu + 25.000,00 Kz
5º Classificado – Troféu + 15.000,00 Kz

Na prova de motos – 600 c.c são atribuídos prémios de participação a todos os pilotos que completarem 1/3 da corrida, no valor de 15.000,00 Kz. Para os primeiros 5 classificados são atribuídos os seguintes prémios:

1º Classificado – Troféu + 75.000,00 Kz
2º Classificado – Troféu + 70.000,00 Kz
3º Classificado – Troféu + 65.000,00 Kz
4º Classificado – Troféu + 60.000,00 Kz
5º Classificado – Troféu + 55.000,00 Kz
Volta mais rápida – Troféu

Para as provas de automobilismo são atribuídos prémios de participação de 20.000,00 Kz. Para os primeiros 5 classificados são atribuídos os seguintes prémios:

 Turismos – Classificação Geral

1º Classificado – Troféu + 200.000,00 Kz
2º Classificado – Troféu + 150.000,00 Kz
3º Classificado – Troféu + 75.000,00 Kz
4º Classificado – Troféu + 50.000,00 Kz
5º Classificado – Troféu + 30.000,00 Kz

Volta mais rápida - Troféu
Pole position - Troféu

- Classe C
1º Classificado – Troféu
2º Classificado – Troféu
3º Classificado – Troféu

- Classe D
1º Classificado – Troféu
2º Classificado – Troféu
3º Classificado – Troféu

 TGS – Classificação Geral

1º Classificado – Troféu + 250.000,00 Kz
2º Classificado – Troféu + 200.000,00 Kz
3º Classificado – Troféu + 150.000,00 Kz
4º Classificado – Troféu + 100.000,00 Kz
5º Classificado – Troféu + 75.000,00 Kz

Volta mais rápida - Troféu
Pole position - Troféu

- Classe A
1º Classificado – Troféu
2º Classificado – Troféu
3º Classificado – Troféu

- Classe B
1º Classificado – Troféu
2º Classificado – Troféu
3º Classificado – Troféu

PENALIZAÇÕES

Serão penalizados os pilotos que parem fora do “pit line” para repararem a sua viatura, ou por qualquer outra razão não considerada de força maior.

Serão penalizados aqueles pilotos que não respeitarem as informações e orientações dadas pelos fiscais e direcção de prova.

Serão penalizados os pilotos, cujo comportamento se revele incorrecto, tanto do ponto de vista desportivo como do cívico.

Serão impedidos de participar todos os pilotos que não se apresentem com equipamento de protecção adequado à prática da modalidade em que se inscrevem (fatos, luvas, capacetes, etc) e/ou cujas máquinas não cumpram com as regras de segurança adoptadas.

Todas as penalizações serão aplicadas em dependência da gravidade da infracção e de acordo com o entendimento do Director de Prova.


9. PROTESTOS

Todos os concorrentes inscritos poderão apresentar protestos, ao Director de Prova, por escrito e acompanhados por uma caução de 50 000,00 Kz, que só será reembolsada se o fundamento do protesto for considerado válido e justo.

No caso de se verificarem comprovadamente infracções ao regulamento e regras estabelecidas nesta prova, a Direcção da prova tomará as medidas disciplinares adequadas para estabelecer a verdade desportiva.


10. OMISSÕES

Toda e qualquer omissão a este regulamento deverá ser resolvida recorrendo ao diálogo e bom entendimento. Caso não seja possível chegar a consenso, recorrer-se-á aos órgãos tutelares do Estado para resolver a situação.

Todas as irregularidades eventualmente ocorridas em pista e fora dela e no âmbito do Programa do Grande Prémio de Benguela, serão analisadas pela Organização e Direcção da Prova que se reserva ao direito de estabelecer as medidas disciplinares adequadas.

Voltar ao Topo Ir em baixo
papabeer
Administrador
Administrador
avatar

Número de Mensagens : 5608
Idade : 53
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 06/06/2007

MensagemAssunto: Re: Grande Prémio de Benguela 2012   Ter Maio 01, 2012 3:00 am

Pessoal vamos lá animar as corridas de Benguela



_________________
faroeste
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.facebook.com/paulo.arroteia
Joao Coimbra
OffRoad 1 estrela
OffRoad 1 estrela
avatar

Número de Mensagens : 95
Idade : 65
Localisation : Luanda
Data de inscrição : 08/07/2007

MensagemAssunto: Re: Grande Prémio de Benguela 2012   Qua Maio 02, 2012 7:04 am

RELATÓRIO DA INSPECÇÃO EFECTUADA PELOS COMISSÁRIOS DESPORTIVOS AO GP DE BENGUELA - 2011


No dia 13 de Maio de 2011, entre as 10 e as 11h os Comissários Desportivos indicados pela Comissão Dinamizadora da Federação Angolana dos Desportos Motorizados, efectuaram uma inspecção ao Circuito do Grande Prémio de Benguela 2011, e recomendam as seguintes medidas correctivas:

Ponto Um - A linha amarela de saída das boxes deverá ser pintada até +/- 50 metros antes da primeira curva à esquerda;

Ponto Dois – Escapatória do final da reta da meta
a) Colocar duas fiadas de sacos de areia junto á: árvore, poste de iluminação e do sinal de trânsito;
b) Limitar a escapatória a 60 metros (quarta árvore a contar do lado direito), depois da curva, quer do lado esquerdo (interior) quer do lado direito (lado praia);
c) Colocar o posto do bandeirinha na placa de “Stop” (1ª curva a esquerda) de forma a ter um ângulo de visão positivo, quer na entrada da curva quer á saída da mesma;
d) Arranjar os sacos de areia na saída da 1ª curva.

Ponto Três – Fechar o acesso no primeiro entroncamento do lado esquerdo antes do Cine “Kalunga”;

Ponto Quatro – Limpar alcatrão solto à frente do Cine “Kalunga”;

Ponto Cinco – Colocar a fiada de sacos de areia em falta a saída da rotunda no passeio do lado direito, perto da Pensão “Wassa”;

Ponto Seis – Reta interior (R. Fausto Frazão) - Bloquear todos os cruzamentos e entroncamentos (5 + 2) de acesso a pista;

Ponto Sete – Colocar fita entre as árvores de ambos os lados na pequena recta da Admnistração, e de acesso a curva do BFA;

Ponto Oito – CURVA DA IGREJA DO PÓPULO
a) Recolocar todos os sacos nos espaços em vazio;
b) Tapar o buraco quadrado com pneus ou prolongar por mais 2 metros a barreira de sacos de areia;
c) Especial cuidado na correcta colocação dos fiscais de pista na entrada e saída desta curva;

Ponto Nove – INÍCIO DA RECTA DA META
a) Colocar mais sacos na escapatória junto ao lado direito da pista (lado da praia);

Ponto Dez – Na curva do Palácio, arrancar o sinal de “STOP” junto á praia do lado direito, e recolocar os sacos no lugar;

Ponto Onze – Reposicionar os carros do lado esquerdo da grelha de partida fora da respectiva ‘caixa’, permitindo um maior espaçamento lateral entre os carros durante o arranque.

Ponto Doze - Solicitámos ainda um encontro para troca de ideias entre os Comissários Desportivos, a Policia, Bombeiros, Segurança e Hospital.

Por dificuldade em imprimir este relatório, o mesmo foi apresentado verbalmente ao longo do dia de 6ª feira, e ainda após o «briefing» com os pilotos, aos Srs. Tony Lopes de Almeida e João Marcelino.
Verificámos no dia seguinte o cumprimento por parte da organização da prova de quase todas as recomendações, com excepção dos pontos: Oito b); Onze e Doze.

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO GLOBAL

Análise ao Regulamento da Prova:

De uma forma geral a divulgação do Regulamento da prova via Internet foi eficaz e satisfez os concorrentes.
Todavia verificou-se um atraso na impressão em papel do referido regulamento que só começou a ser distribuído no sábado de manhã.
A Organização teve oportunidade de se justificar durante o «meeting» de 6ª feira á 19h com os pilotos, o que foi aceite por todos.
Verificaram entretanto estes comissários desportivos, que no seu Artigo 1 - Organização, TGS: Protótipos – Classe A - Veiculos construídos exclusivamente para competição e protótipos, com chassis tubulares ou monovolume, fechados, ou com silhueta de auromoveis de Turismo (com rodas cobertas), o referido regulamento cumpria com o estipulado na reunião dos dirigentes e organizadores do desporto motorizado.
Todavia no sábado foi aceite a participação de dois carros (Formula Renault e Formula Ford) «não conformes» com o regulamento.
Quando abordámos esta fuga ao regulamento por parte da Organização do GP de Benguela, o director de prova argumentou que «não queria ser o mau da festa» ao não aceitar esses dois concorrentes.
Foi por nós sugerido que o director da prova fizesse um aditamento ao Regulamento, esclarecendo a aceitação dos dois carros.
Esta sugestão foi imediatamente aceite pelo director da prova, mas infelizmente nunca foi concretizada em papel pelo mesmo, até ao final do GP.

Recomendações:

a) O Regulamento poderá ser melhorado de acordo com as normas internacionais;
b) Depois de publicado o mesmo deverá ser cumprido. Qualquer alteração deverá ser feita através de Aditamento.

Análise ás verificações documentais e Técnicas dos concorrentes e viaturas:

Nunca foi observado pelos comissários desportivos qualquer verificação documental ou técnica às viaturas e/ou aos concorrentes.
Foram montados «transponder’s» em todas as viaturas, motos e motociclos.
Á saída da «box» foram verificados os cintos de segurança e o equipamento dos concorrentes (capacete, luvas e fatos).
Na prova de DT’s alguns concorrentes não estavam devidamente equipados, colocando em risco a sua própria segurança.
Foi efectuado um teste de alcoolemia a todos os concorrentes no domingo de manhã. Sem o resultado negativo desse teste nenhum concorrente podia ir para a pista.
De louvar este procedimento.

Análise às condições de segurança na box e pista:

Significativa melhoria em relação a 2010, na distribuição das «boxes» pelos respectivos concorrentes, e de acordo com a Provincia de onde vinham.
Muita limpeza e melhor acesso por parte dos cronometristas á zona da reta da meta para tomada de tempos.
De lamentar a não presença do camião abastecedor de combustivel, a exemplo de 2010, e que causou o atraso na realização dos treinos no sábado.

De uma forma geral toda a reta da meta estava bem protegida com as barreiras metálicas colocadas pela Policia.

Verificámos que a separação lateral entre os carros na grelha de partida era por demais estreita, pois a organização não quiz pintar a «caixa» dos carros posicionados no lado esquerdo (interior) da pista por cima do traço amarelo. Com esta decisão a reta da meta ficou mais estreita cerca de 2,30mts (vidé espaço entre o passeio e a linha amarela), sendo a separação lateral entre os carros inferior a 2mts.

Também na parte interior do circuito verificámos uma significativa melhoria no capitulo de segurança, com a colocação de mais barreiras metálicas e sacos de areia.

Todavia no domingo verificou-se um violento acidente na prova de motos, com o despite do concorrente nº 33 – Ailton Fortes, na reta interior (Av. Fausto Frazão) atingindo mortalmente um número de espectadores NÃO determinado pela Organização da prova até ao final do evento.
Após esse acidente os Comissários Desportivos solicitaram autorização ao Diretor da Prova para efectuarem uma nova inspecção ao circuito.
As condições então criadas permitiram a continuação da realização das provas de automóveis. Nada foi apontado pelos Comissários Desportivos.

Recomendações:

a) Consideram os comissários desportivos que a realização de provas de automóveis em circuitos urbanos carrega sempre um enorme risco;
b) De forma a tentar minimizar o mesmo, recomendamos que para o ano de 2012 seja previsto pela Organização, em conjugação com o Governo da Provincia de Benguela, a colocação de «rails» de segurança em algumas zonas críticas do circuito;
c) Deverá ser equacionado pela Organização/Governo a colocação de rede metálica (com +/- 2mts de altura) bem escorada em tubos metálicos e amarrada com esticadores próprios;
d) Deverão ainda ser analisadas (croquis, vídeos, fotos, etc.) por pela Organização da Prova às condições existentes em alguns circuitos urbanos internacionais, casos de Mónaco (F1), Boavista, Vila Real (Portugal), Pau (França), Macau (China), de onde se poderão aproveitar algumas ideias na montagem/desmontagem dos «rails» de segurança e das redes de protecção;
e) Que seja criada a função de Médico da Prova, cuja responsabilidade deverá ser entregue a um médico local que fará a «ponte» entre o circuito, o Hospital Central e os Bombeiros. Deverá ser instalada uma linha de contacto telefónico directo entre o médico da prova e o Hospital Central;
f) A posição dos carros na grelha de partida deverá ser revista de acordo com os regulamentos internacionais;

Análise ao desempenho da Direcção da Prova, secretariado, cronometragem, bandeirinhas nos treinos e nas provas:

Excelente recepção a todos os participantes por parte da Direção do «Tuku-Tuku», Director de Prova, secretariado, seus adjuntos de pista, box e restantes colaboradores.

Boa colocação da equipa de cronometragem, que efectuou um excelente trabalho ao longo do fim de semana.
Alguma demora na publicação e divulgação dos resultados, fruto de falta de gente para fazer a impressão, fotocópia e distribuição dos resultados.

De uma forma global os treinos livres correram bem, assim como os cronometrados para as DT e motos.
Nos treinos livres para TGS, muito acertadamente o diretor da prova mostrou a bandeira vermelha ao concorrente Luis Botão, por não ter qualquer número identificativo e por transportar um «passageiro» no banco do lado direito sem cinto de segurança, e ainda ao concorrente nº 717 - Miguel Pula, por não estar devidamente equipado (de calções).

Os treinos cronometrados para os automóveis (TUR e TGS) tiveram de ser adiados para domingo de manhã, devido a diversas dificuldades (acidentes) no sábado.

No domingo a prova de DT manteve-se com 10 voltas.
A prova de motas foi interrompida á 15ª volta das 18 previstas no regulamento, pelo grave acidente ocorrido com o concorrente nº 33.

A 1º manga de TUR foi reduzida para 15 voltas, assim como a 1ª manga dos TGS.
As 2ªs mangas de TUR e TGS foram reduzidas para 10 voltas pelo diretor de prova devido ao adiantado da hora (pôr-do-sol).

Foi montado um semáfaro que tinha uma boa visibilidade até ao carro colocado na 20ª posição da grelha. De saudar esta melhoria.
Não foi montado qualquer contador de voltas nas provas de: motas e 1ª manga de TUR. Tal situação foi corrigida pelo Comissário Desportivo (João Coimbra) após empréstimo do «placard» por parte do concorrente Vitor Barros.

Excelente desempenho por parte do operador da máquina «Manitou» na remoção e transporte dos carros acidentados até à box.

Verificou-se uma menos correcta utilização da bandeira vermelha por parte do director de prova. A mesma não deverá ser utilizada para dar por terminado qualquer tipo de treino. Só deverá ser utilizada para interrupção dos treinos ou prova por motivos graves.

Recomendações:

a) Que de futuro seja reformulado o programa das provas de forma a se conseguirem realizar todas as provas com a Kilometragem prevista no regulamento;
b) Que seja melhorado o apoio aos concorrentes e orgãos de informação criando as funções de: Relações com os concorrentes, e Relações com a Imprensa;
c) Que seja melhorado o Secretariado com o apoio de mais pessoas e máquinas de fotocópias. A colocação de um placard oficial com informações, aditamentos e as classificações é fundamental, nomeando para o efeito um Responsável pelos Resultados da Prova, libertando essa responsabilidade quer do Secretariado, quer da equipa de cronometragem e do diretor de prova;
d) Que seja melhorada a preparação e formação de todos os fiscais de pista/bandeirinhas. Incentivar o estudo mais detalhado do uso de bandeiras por parte de todos os envolvidos;

Encerramento e distribuição de prémios

Apesar de alguns pequenos problemas iniciais com a Policia local, não permitindo o acesso dos familiares e amigos dos concorrentes ao local do podium, tudo acabou por se resolver a bem, com um podium bem mais popular e menos privado que em 2010.

Correcta a decisão de manter um pouco afastados os restantes espectadores.

No entanto o sistema de som deverá ser melhorado para que todos possam perceber o que se está a distribuir.

Agradável de ver o fogo-de-artifício quer á passagem do vencedor pela reta da meta, quer no podium.

CONCLUSÃO FINAL:

Globalmente consideramos o GP de Benguela 2011 com uma nota positiva.
Agradecemos o apoio por parte de toda a Organização ao trabalho desenvolvido pelos Comissários Desportivos.


Cardoso Albernaz
João Coimbra
Angêlo Mangas (ausente)

Luanda, 04 de Junho de 2011.


Voltar ao Topo Ir em baixo
papabeer
Administrador
Administrador
avatar

Número de Mensagens : 5608
Idade : 53
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 06/06/2007

MensagemAssunto: Re: Grande Prémio de Benguela 2012   Qua Maio 02, 2012 10:25 am

Houve trabalho ... Parabens


_________________
faroeste
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.facebook.com/paulo.arroteia
charlie oscar
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 624
Idade : 48
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 02/07/2007

MensagemAssunto: Re: Grande Prémio de Benguela 2012   Qua Maio 02, 2012 8:34 pm

Caros amigos, venho desde já felicitar a equipe de comissários desportivos da futura federação Angolana de desportos motorizados, pela analize que foi feita as anteriores corridas de Benguela, gerando desta forma um documento de aconselhamento para a melhoria deste grande prémio, espero que este documento sejá interpertado como uma colaboração por parte da federação por forma a melhorar esse GP e não como simples criticas.
Acredito que não seja possivel introduzir todas as correcções ainda este ano, devem tentar pelo menos aquelas que sejam relativas a segurança dos pilotos e do público e todas as que forem possiveis, pois só a demonstração de boa vontade em implementar correcções as edições passadas já é um grande passo, ao invés de usarem a postura de algumas organizações de que em nossa casa mandamos nós.
e quem quer vem correr quem não quer não vem.
Continuação de bom trabalho a todos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
charlie oscar
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 624
Idade : 48
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 02/07/2007

MensagemAssunto: Re: Grande Prémio de Benguela 2012   Qua Maio 02, 2012 8:40 pm

Já agora gostaria de saber por parte da futura federação, qual é a sua posição em relação as licenças desportivas em Luanda, pois como se sabe a direcção da APDML esta demicionaria, pelo que não sabemos quem ira passar as licenças apartir de agora, pois não tendo concorrido a renovação de mandato, será que
ainda têem poder para emitir essas licenças? ou a quem deveremos recorrer para obter as mesmas?
Caso não sejá exclarecida esta questão teremos muitos pilotos de Luanda que não poderam correreste ano por falta de licenças.
Obrigado.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mouro-Mouro
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 704
Idade : 62
Localisation : Luanda
Data de inscrição : 07/07/2007

MensagemAssunto: Re: Grande Prémio de Benguela 2012   Sex Maio 04, 2012 12:50 am

caro Charlie Óscar

Que Eu saiba, os dirigentes da APDML não abandonaram a Associação.
Estão sim demissionários e a aguardar a futura equipe de trabalho que resultará de eleições a convocar pela presente.
Mantêm-se assim em funções e com responsabilidade de emissão de licenças para a época de 2012.

No que diz respeito às realizações de provas conforme contam do calendário, o Márcio Ruivo teve o cuidado de abrir concurso para a realização das mesmas, tendo aparecido até ao momento uma unica entidade interessada, na pessoa do Edson Lourenço.

A APDML não disse se realizaria ou não, mais tarde, alguma prova agendada.

Abraço

Voltar ao Topo Ir em baixo
charlie oscar
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 624
Idade : 48
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 02/07/2007

MensagemAssunto: Re: Grande Prémio de Benguela 2012   Sex Maio 04, 2012 12:59 am

Moura, não quero de maneira nenhuma ser polémico, mas a apdml só esta em funções para emitir licenças e o resto?
Os pilotos de Luanda vão pagar licenças só por pagar?
Eu sou a favor das licenças, mas pordetraz das licenças tem que estar uma associação a trabalhar para os pilotos da provincia, porque se não é só ter licenças só por ter.
Gostariamos que a APDML, se pronuncia-se sobre o estado da mesma, se está em funções, o que esta a fazer em relação ao ano 2012, se vamos ter corridas em luanda, se vamos continuar a ter autodromo.
caso contrario eu irei tirar a minha licença no Huambo, pelo menos lá sei que vai haver corrida.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mouro-Mouro
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 704
Idade : 62
Localisation : Luanda
Data de inscrição : 07/07/2007

MensagemAssunto: Re: Grande Prémio de Benguela 2012   Sex Maio 04, 2012 1:26 am

Qual resto....!!!!!
Está em funções até ás eleições a serem marcadas a curto prazo...
Pode emitir licenças
Lançou um concurso para organização de corridas....
Vai fazer a entrega dos troféus 2011

Não tem governador que a apoie......
Não tem dinheiro para organizar.......
Apareceu um Organizador que não conseguiu...organizar porque não teve apoios financeiros.....

Autódromo, quanto sei, não é da APDML nem da FAMOTOR...

De qualquer maneira o Márcio Ruivo deve estar a chegar a Luanda e de certeza esclarecerá tudo....até porque Eu não sou APDML...

Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo
Carlos Mendonça
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 364
Idade : 56
Localisation : Lubango
Data de inscrição : 11/03/2009

MensagemAssunto: Re: Grande Prémio de Benguela 2012   Sex Maio 04, 2012 1:57 am

KK,

Andas muito...................poeta!..........
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mouro-Mouro
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 704
Idade : 62
Localisation : Luanda
Data de inscrição : 07/07/2007

MensagemAssunto: Re: Grande Prémio de Benguela 2012   Sex Maio 04, 2012 2:48 am

Kákákáká....
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mouro-Mouro
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 704
Idade : 62
Localisation : Luanda
Data de inscrição : 07/07/2007

MensagemAssunto: Re: Grande Prémio de Benguela 2012   Sex Maio 04, 2012 3:09 am

Sem me alongar em questões de opinião, venho dar os meus sinceros parabéns aos Comissários Desportivos...bem hajam.
Voltar ao Topo Ir em baixo
george de almeida
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 463
Idade : 32
Data de inscrição : 29/11/2008

MensagemAssunto: Re: Grande Prémio de Benguela 2012   Sex Maio 04, 2012 8:34 pm

Bom dia Sr. Jo Marcelino
Aproveito para parabenizar por mais esta iniciativa de realizarem mais este GP Benguela

Gostaria de salientar o nosso desagrado pela separação que sofremos por parte da organização do GP Benguela

1. Porque juntar as classe no factor premiação em dinheiro (Geral)?
Se achar justo um BMW M3, skyline ou o ford competir com um BRC ou radical, com agravante de ser um circuito citadino.
Se acha correcto um Hyundai competir contra um Honda, isso não é correcto.

2. Porque é que na tabela de inscrição os turismos pagam a mesma coisa. Turismos – 10.000,00 Kz.?

3. Na minha modestia opiniao que fosse como Luanda não a premios monetarios para ninguem, e nos divertimos sem rancores.

4. Se acha que os valores não são suficitentes para a quadro de premiação, que não dê premios a ninguem o que a malta quer é acelerar.

5. Desta maneira estamos a fazer crescer o desportos ou a impedir a vinda denovos pilotos ?
Obrigam todos os amantes da velocidade a terem que comprar 2.0
Podem ter em conta este promenor que parece ser insignificante mais que pode mudar muito o desenvolvimento do desporto.

Grato pela atenção
Team Hyundai AS Parts
Voltar ao Topo Ir em baixo
george de almeida
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 463
Idade : 32
Data de inscrição : 29/11/2008

MensagemAssunto: Re: Grande Prémio de Benguela 2012   Sex Maio 04, 2012 8:37 pm

Email enviado na segunda feira
e a resposta na quinta feira


Caros membros do Team Hyunday As Parts:

A organização fez um programa compatível com as condições existentes, tendo decidido fazer duas corridas de automóveis de 35 voltas ao circuito da Praia Morena. A classificação de cada corrida é feita pela ordem de chegada completadas as 35 voltas ao circuito, sendo premiados os primeiros 5 classificados independentemente da sua classe. A organização decidiu ainda, atribuir troféus aos primeiro 3 classificados de cada classe, prestigiando, desta forma, todos os participantes. A organização também atribuirá prémios de participação a todos os participantes que cumprirem o nº regulamentar de voltas. O valor da inscrição é mesmo o que está no regulamento.

Sem mais de momento, saudações desportivas

João Marcelino
DP
Voltar ao Topo Ir em baixo
Kioko
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 586
Idade : 53
Data de inscrição : 08/07/2009

MensagemAssunto: Re: Grande Prémio de Benguela 2012   Sex Jun 01, 2012 8:25 am

Viva Manos.
estava ancioso pela corrida de Benguela e desde já os Parabéns ao Vuty e a todos os vencedores em carros nas diferentes categorias. É pena é não haver fotos, como antigamente, pois dá máis força ás paginas.
Parabens, pois por fim já existe a Federação Nacional. Um Kandandu do Vosso sempre Kamba; Kioko
Voltar ao Topo Ir em baixo
Kioko
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 586
Idade : 53
Data de inscrição : 08/07/2009

MensagemAssunto: Re: Grande Prémio de Benguela 2012   Qui Jun 07, 2012 5:25 am

Manos, como já sabem estou doente.
É verdade que a doença é crónica, é verdade que tenho estado afastado do Forum mas não deixo de dár sempre uma vista de olhos.
Mas como antigamente por exemplo as corridas de Benguela, hoje já teria Bué de comentários e até fotografias.
Porque é que quando se trata da minha Cidade, parece que as Pessoas responsáveis por fornecer pelo menos o mínimo de contudo para que aqueles que ainda não estão na Banda possa sentir e orgulhar-sse do que é nossso.
Desculpem ser directo nas palavras mas custa-me ver o "FÓRUM" onde tudo começou estar a ficar para traz e a Família que éramos agora está dividida por (Quintais).
Manos, não estou zangado com ninguêm, pelo contrário estou é comigo mesmo (com Saudades de todos Vocês) e por favor não levem a mal o que escrevi.
Ao Meu Mano Paulo Arroteia estou com esta ideia: incorporar no forum um site onde se colocaria motas e pilotos e depois também os carros, que achas Mano? Um Kandandu do: KIOKO


Voltar ao Topo Ir em baixo
papabeer
Administrador
Administrador
avatar

Número de Mensagens : 5608
Idade : 53
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 06/06/2007

MensagemAssunto: Re: Grande Prémio de Benguela 2012   Qui Jun 07, 2012 7:52 am

Kioko, sempre com ideias de inovação

Sabes que o Facebook divide um pouco o pessoal, mas o forum continua com o seu objectivo de apoiar e ajudar o desporto motorizado, o turismo offroad, os ralis e raid's e assim vai continuar.

Um grande abraço para ti kioko


_________________
faroeste
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.facebook.com/paulo.arroteia
Kioko
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 586
Idade : 53
Data de inscrição : 08/07/2009

MensagemAssunto: Re: Grande Prémio de Benguela 2012   Sex Jun 08, 2012 3:10 am

Paulo, meu Amigo, Obrigado pela tua resposta rápida. Tens razão, com o facebook as coisas funcionam mais rápido e sendo assim Mano, este TEU e Nosso Fórum continuará sempre um "alicerce" para os restantes desportos e também nos que mais se discute. Um Grande Abraço também para ti meu Amigo, é Bom receber palavras vossas, enquanto não puder regressar á Banda, já sabes Amigo eu estou aqui e quero ajudar a apoiar-vos nos vossos feitos que são cada vez mais, GANHOS PARA O NOSSO PAÍS.
Kioko
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Grande Prémio de Benguela 2012   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Grande Prémio de Benguela 2012
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Posso ter um aquário grande em casa?
» Unesco faz ultimato à Austrália porque a Grande Barreira de Coral está em risco
» Aquaterrário - Grande
» CARDUELIS UMA FAMÍLIA GRANDE
» Uma vez um grande filósofo me disse

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Angola OffRoad :: DESPORTO MOTORIZADO :: Automobilismo e Motociclismo na actualidade em Angola-
Ir para: