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 Nissan Patrol 260 rd28t 1992

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duarte pereira
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MensagemAssunto: Nissan Patrol 260 rd28t 1992   Dom Ago 17, 2008 8:44 am

boas a todos!
meu nome é Duarte e vivo em Portugal , no Baixo Alentejo!
alguns amigos do TT conhecem-me pelo nikname "Vendaval"
como fui criado no campo, o gosto pelos espaços naturais está-me no sangue! assim como o gosto de andar de jipe!

ja á algun tempo que visito o vosso forum , e agora decidi resistar-me!

As minhas andanças no tt ca da zona já pouco me satisfazem , tipo ir tentar subir alguma ribanceira ou enfiar o jipe numa qq barragem da freguesia . o meu prazer em andar de jipe , e não em destrui-lo tem me levado a que cada ves mais procure longas jornadas e espediçoes pelo pais fora. assim sendo apesar de ainda não ter saido de portugal com o jipe , ja corri o pais por ponta. n o entanto tenho uma imensa curiosidade em conhecer Africa, e principalmente Angola e Moçambique!
Nunca fui a Angola, ou qq outro pais de africa, mas tenho em agenda, uma espediçao ao Sul de Marrocos , daqui a alguns meses!

Gosto de fazer roadboks ou tracks por locais desconhecidos!
ou seguir por um estradao que não conheço e ver onde vai dar!
sempre acompanhado pela minha namorada Dora , que é a navegadora e que tambem gosta de andar de Nissam Patrol!

por agora fico por aqui!
vou tentar por uma foto do meu jipe
Nissan Patrol de 92 rd28t com algumas pequenas alteraçoes feitas por mim!





Última edição por duarte pereira em Dom Ago 17, 2008 11:05 pm, editado 2 vez(es)
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duarte pereira
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MensagemAssunto: Re: Nissan Patrol 260 rd28t 1992   Dom Ago 17, 2008 10:31 pm







esta ultima é da minha aldeia - Casevel
Vivo numa propriedade rural , a 800 metros de Casével, concelho de Castro Verde, Distrito de Beja.
Pas e socego é o que por aqui mais á! Very Happy

Casevel fica situada ao centro do Baixo Alentejo , a 75 kms da costa Oeste e a 100 kms da Costa sul! Lisboa está a 220 kms, duas horas de AE!
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MensagemAssunto: Re: Nissan Patrol 260 rd28t 1992   Seg Ago 18, 2008 3:04 am

Bem Vindo a este pequeno espaço.

Nunca percas a esperança de ainda vires a fazer uma grande expedição por estes lados de Africa.

Conheço alguns Patrol de 92 e são grandes máquinas.

Um abraço

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MensagemAssunto: Re: Nissan Patrol 260 rd28t 1992   Seg Ago 18, 2008 10:05 am

Viva, bem vindo!

Numa das fotos, tens uma entrada que parece para um intercooler, foi alguma experiência?

Belas fotos!
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MensagemAssunto: Re: Nissan Patrol 260 rd28t 1992   Ter Ago 19, 2008 4:45 am

Rodas escreveu:
Viva, bem vindo!

Numa das fotos, tens uma entrada que parece para um intercooler, foi alguma experiência?

Belas fotos!
boas!
obrigado pelas boas vindas!

a entrada de ar efectivamente é para o Cooler!
actualmente tem intercooler, em algumas fotos não aparece porque ainda nao tinha!

é o sistema de uma l200 com o ventilador a ligar a partir do cokpit!
ja agora meto aqui uma lista das alteraçoes que fiz no Troll!

-Ic
-turbo afinado a 0.85 bar. ( de origem vem a 0.6)
-radiador de arrefecimento do motor de maior caudal
-saida extra de agua na culaça ao 6 cilindro
-bomba ingetora afinada para ter mais debito em alta rotaçao.
em baixas mantem os valores de origem, para não disparar os consumos !!
-escape alterado
-snorkel caseiro
-embraiagem outbak HD
-molas dianteiras reforçadas com mais uma folha e arqueadas!
-molas trazeiras com mais uma folha e arqueadas, as molas de carga foram tiradas!
-amortecedores procomp 9000 com mais 5 cm
-casquilhos de mola e silent blocs em poliuretano
-amortecedor de direçao Ironman
-travoes trazeiros de tambor alterados para discos!
-respiros de diferenciais caixa e deposito elevados ao nivel do capot
-bola de reboque elevada e aparafusada directamente no chassi apertando o parachoque contra a travessa do chassi. esta em estudo um novo parachoque trazeiro, menos saliente e com apoio de uma roda de socorro e um bidon de 20 litros de combustivel.
-parachoque dianteiro elevado
-berço para guinxo em barra de 12 mm com travessas na diagonal, aparafusado no chassi e com 2 pontos de ancoragem para manilhas de 20mm "feito á Homem"!
-guinxo proland de 12 000 libras com cabo aço 9.5 mm de 25 metros
- 2 farois de longo alcance no parachoque Hella , com lampadas de 100w
-2 farois espalhadores Hella no tejadilho
-2farois de longo alcance hella no tejadilho
-farol de trabalho na trazeira
-buzinas a ar:twisted:
Interior;
-gps garmin 276c-
-terratrip
-radio leitor de cds
- Emissor CB Allan 8001 (am,fm lsb) com Al de 300w e santiago 1200
-manometro de pressao do turbo
-manometro de temperactura da culaça
-inverssor 12v /220 v de 150w (para tlm, pc, ou qq coisa de baixo conssumo)
-luz de leitura de mapas com interruptor no tablier
-ficha tripla para isqueiro
-interruptor ON OFF de luzes de tablier, minimos e stops ( em off só ficam ligados os farois de medios ou longo alcance. )
-bancos com apoio lateral ( vw Corrado g60)
-compressor de ar com deposito de 6 litros montados debaixo dos bancos dianteiros e com uma tomada de engate rapido em cada porta lateral (basta abrir a porta e encaixar a boca da mangueira)
-vidro parabrisas "verde, com faixa escura no topo"
-cortinas laterais e trazeira ,escuras!
-paraventos escuros no aro das portas
-forras das portas em aluminio ( a da mala idem)
-tapetes em borracha com alto relevo
- todos os farois tem interruptores individuais montados no tablier
-corta corrente e interruptor de comando do guinxo
-extintor de 2 kilos

material de socorro normalmente utilizado no jipe ;
-hi-lift 1.20
-pa
-prancha de madeira para hi-lift
-manilhas
-cinta 9 metros de 11 T.
-corda de nylon com 5 metros de 16 mm (tipo alpinista)
-roldana para cabo de guinxo
-caixa ferramenta muito completa
-kit reparaçao de pneus tubeless
-caixa com diverso material ( braçadeiras e tubo flexivel de varias medidas , parafusos, ARAME de fardo , pregos, pequenos cabos e cordas , isqueiro acendalhas e saca rolhas, faca de mato que curiosamente veio de angola no tempo da guerra colonial , etc)
-uma roda suplente ou duas!
- chave de cruzeta forte e um tubo de meio metro
- um encerado com 3x3 metros
- geleira de 30 litros com ventilador

material extraordinario;
-bidon metalico, de 20 litros de combustivel
-outra cinta de 9 metros e 8 T
-cabo de aço de 12 mm com 6 metros
- enxada
-um guilho de um metro e uma marreta de 4 quilos
-grade de cerveja gelada
- duas pranchas de aço com 1.20 metros



Nao uso banco trazeiro, pois o jipe tem pouco espaço e com 2 pneus suplentes era dificil sobrar espaço para o banco.
alem disso num jipe de 3 portas é complicado levar pasageiros Evil or Very Mad

ando a ver se arranjo suporte para um pneu fora do jipe e para o bidon de combustivel.
não gosto muito de grades em cima do tejadilho , pois o troll já é por natureza um pouco instavel em laterais!
por isso ando a estudar apoios na trazeira do jipe!
assim ja fico com espaço para as bagagens e para uma geleira com compressor que pretendo adquirir!


todas as caixas e bagagem ficam sempre amarradas a cintas e elasticos presos a ganchos fortes aparafusados no solo do jipe!

daqui a uns dias meto fotos do interior do jipe para verem mais ou menos como ele esta!
parace que é muita tralha o que trago no jipe mas sem o banco fico com uma boa caixa e cabe lá tudo sobrando muito espaço para as bagagens , se não for muita coisa, claro!
a minha bagagem pessoal resume-se a um saco de viagem, ja a minha senhora tem que ter um vagão para meter tudo o que tras.

o jipe esta em bom estado mecanico,; capas de enfrentar qq desafio
as alteraçoes que tem foram todas feitas por mim nas horas vagas
assim como as reparaçoes mecanicas que já sofreu!

de salientar que trabalho na agricultura e sou mecanico tipo curioso, mas conheço varios dos "verdadeiros" que me dão alguma dica quando tenho falta
foi pintado á um ano com a cor de origem, preto metal!
o pintor é um amigo que me pintou o jipe nas horas vagas com minha ajuda!
estou arrependido de não ter pintado o jipe de preto fosco , que alem de ser mais barato, é mais resistente aos riscos, já o metalizado
é um crime andar no meio do mato!

o jipe de origem tinha vidros electricos e feixo central e alarme etc.
agora tá tudo dentro de um saco:shock: ,
pois a manivela que agora tem, mesmo com lama faz descer o vidro, e o alarme já náo começa a tocar cada vez que passo dentro de agua
o feixo central tambem tinha a mania de trancar as portas sozinho!
e assim sem o motor do elevador dos vidros posso ter uma forra direitinha de aluminio onde sá sobresai a manivela do elevador, o que confere muito mais espaço para as pernas e para o braço esquerdo!

bom , desculpem lá o testamento!Embarassed
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MensagemAssunto: Re: Nissan Patrol 260 rd28t 1992   Ter Ago 19, 2008 7:35 pm

Estás preparado para ires para qualquer lado.

Parabens pela preparação do carro.

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MensagemAssunto: Re: Nissan Patrol 260 rd28t 1992   Qui Set 18, 2008 11:11 pm

Muitos parabéns Companheiro!

Esse Patrol está com excelente visual.
Aparenta muita saúde.
Eu já o conhecia de outros fóruns! Wink
Dá gosto ver assim um jipe bem estimado.

Abraço.

Pedro Oliveira
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MensagemAssunto: Re: Nissan Patrol 260 rd28t 1992   Dom Set 21, 2008 8:15 am

para actualizar!
umas fotos de como tenho o interior! do lado direito , no lugar da coluna trazeira está uma tomada de isqueiro directa! em cima ao pé dos inclinometros esta a luz de leitura de mapas! é flexivel!



a tralha na gaveta



o compressor montado debaixo do banco



pormenor da tomada de ar do compressor!do outro lado á outra!



cocpit! podem ver o inverssor de corrente no portaluva, e o local , ao lado bo CB na alcatifa onde entra a chave do cortacorrente do guinxo!



Alarme !Twisted Evil Shocked Fixe



Última edição por duarte pereira em Dom Set 21, 2008 8:28 am, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Nissan Patrol 260 rd28t 1992   Dom Set 21, 2008 8:24 am

O Hi-Lift está preso ah gaveta, fixe...

Assim só para duas pessoas ficas com espaço que nunca mais acaba.

Tá muito fixe o teu Patrol, pronto para a aventura.

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MensagemAssunto: Re: Nissan Patrol 260 rd28t 1992   Dom Set 21, 2008 8:36 am

papabeer escreveu:
O Hi-Lift está preso ah gaveta, fixe...

Assim só para duas pessoas ficas com espaço que nunca mais acaba.

Tá muito fixe o teu Patrol, pronto para a aventura.

pois! mas tive que dar volta á mioleira para me lembrar onde encaixar o hi lift scratch bom

com a tralha que levo em viagem éra sempre uma chatice chegar á ferramenta com as geleiras e restante bagagem!
assim fica tudo por cima e a gaveta abre com o macaco!Fixe
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MensagemAssunto: Re: Nissan Patrol 260 rd28t 1992   Dom Set 21, 2008 8:41 am

a ideia eh otima, foi um dos detalhes que reparei logo, até porque também ando sempre com problemas de espaço.

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MensagemAssunto: Re: Nissan Patrol 260 rd28t 1992   Dom Set 21, 2008 8:42 am

PJHO escreveu:
Muitos parabéns Companheiro!

Esse Patrol está com excelente visual.
Aparenta muita saúde.
Eu já o conhecia de outros fóruns! Wink
Dá gosto ver assim um jipe bem estimado.

Abraço.

Pedro Oliveira

Obrigado PJHO !
tambem tenho visto os teus posts noutros forums!
por acaso ja sabes algo sobre o tal turbo de rolamentos? se calhar tava interessado!
cumps!
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MensagemAssunto: Re: Nissan Patrol 260 rd28t 1992   Dom Set 21, 2008 10:20 am

Olá Duarte.

Em relação ao turbo aquilo ficava nos 650€.
Segundo o sujeito que os vende e monta, aquilo pode trabalahr em pressões de turbo entre os 1.8Bar e os 2.4Bar.
Creio que é muito! Assim de repente antevejo graves consequências para o motor se considerarmos que de origem a pressão do turbo anda nos 0.6Bar.
No meu tenho uma regulação através de um botão que me permite passar dos 0.6 ao 1.0 Bar. Sei de pessoal que regulou o turbo de origem para os 1.4 Bar e sobreaquecia o motor! Ou seja, se isso chegasse a fazer diferença a passar um obstáculo, acabava por ser prejudicial com todo o esforço para o motor. Esse colega que tinha o turbo a 1.4, tinha que parar frequentemente com o radiador a mandar vapor de água... Sad
Para mim, o único defeito dos motores 6 cilindros dos Patrol é aquele "buraco" de tempo até o turbo bombar a sério, ou seja apenas a partir das 1700, 1900 RPM.
Se o turbo de origem entrase mais cedo, seria o ideial!
Por enquanto vou deixar-me estar.
Abraço.
Pedro Oliveira
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MensagemAssunto: Re: Nissan Patrol 260 rd28t 1992   Seg Out 20, 2008 11:01 pm

boas a todos!
para actualizar o topico, aqui ficam umas fotos dos novos manometros!

temperatura de:
agua ao 6 cilindro
culaça ao 6 cilindro
oleo de motor





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MensagemAssunto: Re: Nissan Patrol 260 rd28t 1992   Ter Out 21, 2008 12:51 am

Completamente artilhado! :Driving:
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MensagemAssunto: Re: Nissan Patrol 260 rd28t 1992   Dom Jan 18, 2009 12:46 pm

boas pessoal!
não tenho participado muito no forum , mas estou sempre atento ao que se passa!

mais uma actualizaçao do topico.
numa pista de areia no Litoral Alentejano



e actualmente com os novos pneus!
medida 235 85 16 Federal couragia mt
muito bons e bem mais baratos que os Bf



e com as jantes de origem alteradas para of set -35 fica com uma boa estabilidade em inclinaçoes laterais



e apesar dos pneus serem estreitos nem tem mau aspecto



e um novo suporte para suplente! (home made)



produto final


tenho planeado construir outro suporte trazeiro , identico ao do pneu suplente, para o lado esquerdo ,a fim de transportar um jerrican metalico de vinte litros, para aumentar a autonomia do Patrol. só tenho de ver onde coloco a matricula!
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MensagemAssunto: Re: Nissan Patrol 260 rd28t 1992   Seg Jan 19, 2009 8:00 pm

Só não gosto dos pneus, talvez seja mania minha, mas nunca fui muito com pneus estreitos, aliás o meu Toyota veio com pneus 235x85x16 iguais aos teus, não gostei e por isso mudei, mas gostos são gostos.

De resto o carro está muito fixe.

Um abraço

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MensagemAssunto: Re: Nissan Patrol 260 rd28t 1992   Ter Jan 20, 2009 12:55 am

papabeer escreveu:
Só não gosto dos pneus, talvez seja mania minha, mas nunca fui muito com pneus estreitos, aliás o meu Toyota veio com pneus 235x85x16 iguais aos teus, não gostei e por isso mudei, mas gostos são gostos.

De resto o carro está muito fixe.

Um abraço

pois! eu tambem acho que é uma medida um pouco feia, mas com as jantes com bom off set negativo até não ficam muito mal!
eu tinha a rodar uns 235 75 15, numas jantes com bom off set, mas esta medida é algo baixa e ainda ponderei em montar uns 32 11.5 15 nessas mesmas jantes! acontece que tenho averbado n livrete os 235 85 16 , 235 75 15 e 255 70 15 alem dos 205 16 de origem! ao montar os 32 apesar de ja ter jantes com a medida desejada, ficava ilegal e na ipo não passava, assim como me surgio a opurtunidade de comprar estes federal couragia a bom preço obtei por mandar alterar as jantes de origem para montar os ditos! fiquei legal, gastei o mesmo dinheiro nas jantes e pneus que ia gastar só em 4 32" pois em 32 é dificil arranjar sem ser bf (a cerca de 200€ cada)
mas estou contente com o desempenho do jipe, o pneu não oferece grande resistencia ao rolar, apesar de ter um piso bem aberto , e dá boa altura ao solo (o pneu tem 80 cm o que equivale a um 32)
a conduçao fica mais leve e economica , do que por ex ,com os fedima extreme 235 75 15!
no entanto notei uma ligeira perca de aderencia no alcatrão assim como estabilidade em curva, isto julgo eu , devido ao piso do pneu e á sua altura em relaçao á largura.
o meu 260 tem molas de carroça reforçadas e duras que nem pau e uns amortecedores firmes mais as jantes alargadas cerca de 6 cm cada uma , o que dá mais 12 cm de largura de via em relaçao á origem , o jipe fica rijo mas sempre estavel seja lá que pneu tiver a rodar!

mas acredito que um hdj 105 muito mais pesado, mais brando de suspençao e com duas tendas em cima , fique com falta de estabilidade se estiver esta medida! ai uns 265 70 16 ou semelhante deve ficar bem melhor, ainda pra mais que o toyota tem muito mais motor que o meu 260.
cá em portugal a malta tem a mania dos grandes pneus, 33 ,35 ,36
e depois os jipes não andam , gastam muito e tem muito desgaste mecanico! para mim isso não serve, o jipe tem que estar calçado de acordo com as suas caracteristicas e não pelas caracteristicas de outros, mais potentes ou pesados! teno um amigo que tem um patrol igual ao meu com 35 10.5 16 e para me acompanhar em estrada á velocidade de cruzeiro de 90/100 km h a subir uma ligeira inclinaçao tem que ir a fundo !tá claro que, se eles ja são gulozos, assim nem dá para baixar dos 20 litros aos 100:affraid:
ai á parte da estabilidade que eu mais ou menos consegui resolver, o 235 85 16 dá-me altura ao solo, pouca resistencia ao rolamento, o que tras menor consumo e menos desgaste geral, e uma grande traçao em terra ou lama! na areia ainda não esperimentei, mas como é a medida de eleiçao nos rallyes acho que devem ser regulares!
de resto vamos ver se os federal tem duraçao! baratos são eles( cerca de 120€ cada nesta medida) em relacçao aos BF que andam pelos 180€

mas é como digo, cada carro é um carro diferente e se estiver equipamentos pesados , grandes cargas ou passageiros em elevado numero, as diferenças ainda se notam mais!
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MensagemAssunto: Re: Nissan Patrol 260 rd28t 1992   Ter Jan 20, 2009 1:28 am

Belas fotos.
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MensagemAssunto: Re: Nissan Patrol 260 rd28t 1992   Ter Jan 20, 2009 1:43 am

duarte pereira escreveu:

...
no entanto notei uma ligeira perca de aderencia no alcatrão assim como estabilidade em curva, isto julgo eu , devido ao piso do pneu e á sua altura em relaçao á largura.
...
mas acredito que um hdj 105 muito mais pesado, mais brando de suspençao e com duas tendas em cima , fique com falta de estabilidade se estiver esta medida! ai uns 265 70 16 ou semelhante deve ficar bem melhor, ainda pra mais que o toyota tem muito mais motor que o meu 260.
cá em portugal a malta tem a mania dos grandes pneus, 33 ,35 ,36
e depois os jipes não andam , gastam muito e tem muito desgaste mecanico! para mim isso não serve, o jipe tem que estar calçado de acordo com as suas caracteristicas e não pelas caracteristicas de outros, mais potentes ou pesados!
...
ai á parte da estabilidade que eu mais ou menos consegui resolver, o 235 85 16 dá-me altura ao solo, pouca resistencia ao rolamento, o que tras menor consumo e menos desgaste geral, e uma grande traçao em terra ou lama! na areia ainda não esperimentei, mas como é a medida de eleiçao nos rallyes acho que devem ser regulares!
...

A falta de estabilidade foi o que senti no meu Toyota com esses pneus, adornam muito e nas curvas sentes isso, tem muita altura para pouca largura, agora que ganhas velocidade com pneus mais estreitos disso não ha duvidas e por isso que são os pneus escolhidos pelos pilotos mais rapidos, mas esses teem outras contrapartidas para compensar a instabilidade que carros normais não teem.
Por isso o que conta eh que cada um use os pneus que melhor se adaptem ao seu carro e estilo de condução.

um abraço

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MensagemAssunto: Re: Nissan Patrol 260 rd28t 1992   Qua Mar 25, 2009 9:28 pm

duarte pereira escreveu:

...
cá em portugal a malta tem a mania dos grandes pneus, 33 ,35 ,36
e depois os jipes não andam , gastam muito e tem muito desgaste mecanico! para mim isso não serve, o jipe tem que estar calçado de acordo com as suas caracteristicas e não pelas caracteristicas de outros, mais potentes ou pesados! teno um amigo que tem um patrol igual ao meu com 35 10.5 16 e para me acompanhar em estrada á velocidade de cruzeiro de 90/100 km h a subir uma ligeira inclinaçao tem que ir a fundo !!
...

Companheiro Vendaval, tens bem razão!
E mais que isso, no monte, com pneus 35" nota-se bem que o jipe perde muito, especialmente naquelas rampas em picada em que o carro tem que dar tudo o que tem.
Aprendi isso às minhas custas. Por isso corrigi a situação. Preciso dos 35" por causa dos trilhos onde ando, das trialadas que faço. Toda a altura que tiver ao solo é bem vinda (sem perder a estabilidade, é claro).
Assim, troquei os grupos cónicos dos diferenciais por uns mais reduzidos que corrigem os pneus e dão ainda mais um pouco de força. Aquilo em estrada anda mais do que se tivesse os pneus de origem.
Mas o que dizes, eu concordo. O pessoal vai muito em modas. Anda aí malta a equipar jipes à séria e que depois nem faz nada com eles. É só para o show-off!!! Depois vêm as contas na oficina porque só andam em asfalto com pneus brutalmente agrassivos, pesados e com muito atrito.
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MensagemAssunto: Re: Nissan Patrol 260 rd28t 1992   Hoje à(s) 2:28 pm

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