Angola OffRoad

Forum de Divulgação, Informação e Convivio
 
InícioPortalFAQRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 WRC

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: WRC   Sab Out 04, 2008 1:52 am

Então e rallies?
Loeb e Sordo já se destacaram da concorrência

Citroen C4 WRC ganharam asas...

Ao cabo de três especiais, Sébastien Loeb lidera, muito naturalmente, o Rali da Catalunha, com um avanço de 7,5s para o seu companheiro de equipa, Dani Sordo, que a "jogar" em casa, deverá fazer o melhor papel do ano como escudeiro.


O piloto francês venceu os três troços, e em todos foi bem secundado pelo seu companheiro espanhol, que foi sempre segundo. O melhor Ford é para já o de François Duval, que na primeira ronde pelos troços não evitou já perder 23.6s para o líder, deixando mesmo fugir o segundo Citroen, que pertence ao espanhol Dani Sordo.

O rali é longo, mas pelo que se viu nas primeiras três especiais, um resultado final que não tenha os dois Citroen C4 WRC oficiais nos dois primeiros lugares será no mínimo estranho, tanta é a diferença de andamentos.

Mikko Hirvonen é quarto classificado e está somente a 2,5s de Duval. Na segunda ronde pelos troços, ficará a saber-se das capacidades dos Ford se chegarem mais aos Citroen, mas a verdade é que a tendência aponta para margens cada vez mais dilatadas.

Quinta posição para Petter solberg, que em três troços perde quase um minuto para o líder, o que dá bem a ideia de como estão a andar os dois Citroen. Jari Mari Latvala é sexto, atrás do norueguês da Subaru.

Classificação após 3 PE's

1º S. LOEB 35m09.5s
2º D. SORDO a 7.5s
4º F. DUVAL a 23.6s
3º M. HIRVONEN a 25.8s
5º P. SOLBERG a 56.1s
AS
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Sab Out 04, 2008 3:26 am

Top ten stage times for SS4:
1. Sebastien Loeb Citroen Total WRT C4 WRC 11mins 14.0secs M
2. Daniel Sordo Citroen Total WRT C4 WRC +00mins 01.3secs M
3. Mikko Hirvonen BP Ford Abu Dhabi Focus RS WRC 08 +00mins 03.3secs M
4. Francois Duval BP Ford Abu Dhabi Focus RS WRC 08 +00mins 04.3secs M
5. Chris Atkinson Subaru WRT Impreza WRC 2008 +00mins 11.1secs M
6. Jari-Matti Latvala Stobart VK Ford Focus WRC 07 +00mins 15.2secs MT
7. Petter Solberg Subaru WRT Impreza WRC 2008 +00mins 16.3secs M
8. Andreas Mikkelsen Ramsport Ford Focus WRC 07 +00mins 16.6secs A8
9. Urmo Aava PH Sport-Citroen C4 WRC +00mins 18.3secs A8
10. Matthew Wilson Stobart VK Ford Focus WRC 07 +00mins 31.8secs MT

Overall times after SS4:
1. Sebastien Loeb Citroen Total WRT C4 WRC 46mins 23.5secs M
2. Daniel Sordo Citroen Total WRT C4 WRC +00mins 08.8secs M
3. Francois Duval BP Ford Abu Dhabi Focus RS WRC 08 +00mins 27.9secs M
4. Mikko Hirvonen BP Ford Abu Dhabi Focus RS WRC 08 +00mins 29.1secs M
5. Petter Solberg Subaru WRT Impreza WRC 2008 +01mins 12.4secs M
6. Urmo Aava PH Sport-Citroen C4 WRC +01mins 20.4secs A8
7. Andreas Mikkelsen Ramsport Ford Focus WRC 07 +01mins 23.8secs A8
8. Jari-Matti Latvala Stobart VK Ford Focus WRC 07 +01mins 25.4secs MT
9. Chris Atkinson Subaru WRT Impreza WRC 2008 +01mins 40.4secs M
10. Toni Gardemeister Suzuki WRT SX4 WRC +02mins 18.4secs M
11. Matthew Wilson Stobart VK Ford Focus WRC 07 +02mins 25.4secs MT
12. Brice Tirabassi Subaru WRT Impreza WRC 2008 +02mins 41.0secs A8
13. Conrad Rautenbach PH Sport-Citroen C4 WRC +02mins 42.2secs A8
14. Henning Solberg Munchi's Ford Focus WRC 07 +02mins 59.6secs MT
15. Federico Villagra Munchi's Ford Focus WRC 07 +03mins 00.1secs MT
16. Khalid Al Qassimi BP Ford Abu Dhabi Focus RS WRC 08 +03mins 14.0secs A8
17. Peter van Merksteijn Ford Focus RS WRC 07 +03mins 39.0secs A8
18. Mads Ostberg Adapta Subaru WRC S12b +03mins 59.4secs A8
19. Sebastien Ogier Citroen C2 S1600 +04mins 06.6secs J
20. Gareth Jones Subaru Impreza WRC S12B +04mins 14.0secs A8

Overall JWRC after SS4:
1. Sebastien Ogier Citroen C2 S1600 50mins 30.1secs J
2. Martin Prokop Citroen C2 S1600 +00mins 46.6secs J
3. Alessandro Bettega Renault Clio R3 +00mins 53.6secs J

Notable retirements:
SS2. P-G Andersson Suzuki WRT SX4 WRC Went off the road. M
SS3. Peter Jr van Merksteijn Ford Focus RS WRC 06 Went off the road. A8

* denotes elected/able to re-start under SupeRally format.
M - denotes Manufacturer entry.
MT - denotes Manufacturer Team entry.
J - denotes Junior WRC entry.

all times unofficial
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Seg Out 06, 2008 9:35 pm

Mikko Hirvonen foi terceiro

"Double Chevron" na Catalunha


Sébastien Loeb venceu o Rali da Catalunha em nova "dobradinha" Citroen, que a exemplo do Rali da Nova Zelândia, voltou a colocar os seus dois pilotos no topo da classificação.


Mikko Hirvonen beneficiou de uma jogada táctica da sua equipa, que lhe permitiu passar para a frente de François Duval, que como se sabe, substituira Jari-Mari Latvala nesta, e na próxima prova do Mundial de Ralis, que se realizam em pisos de asfalto.

Com este resultado, o piloto francês dilatou a margem para Mikko Hirvonen, colocando-a em doze pontos, e num cenário em que o finlandês pudesse ficar pelo caminho na próxima semana na Córsega, Loeb nem precisaria de vencer para se sagrar desde já campeão.

Petter Solberg ganhou a batalha pelo quinto posto, já que Urmo Aava ficou pelo caminho na penúltima especial da prova, com problemas mecânicos no seu Citroen C4 WRC.








AS

O WRC parece a F1 quando o Schumacher corria, a pergunta é a mesma quem fica em 2º?
Voltar ao Topo Ir em baixo
ossos
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 1429
Idade : 33
Localisation : Luanda
Data de inscrição : 09/07/2007

MensagemAssunto: Re: WRC   Seg Out 06, 2008 10:02 pm

É possivel que o Sordo surpreenda o Loeb no asfalto, ele é mt bom!!!
Agora, no que diz respeito a terra batida o Loeb é imbativel!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Seg Out 06, 2008 11:01 pm

Não sonhes com isso para a Sardenha!O Mundial ainda não está resolvido e não acredito que a Citroen se deixe ir na conversa de deixar o Sordo ganhar.Mas para a semana sabemos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Seg Nov 03, 2008 9:11 am

Quinto título e novo recorde para o francês

Sébastien Loeb Campeão do Mundo


Sebastien Loeb tornou-se hoje o primeiro piloto a vencer cinco títulos mundiais de ralis, ao obter o terceiro lugar no Rali do Japão.



A vitória foi para Mikko Hirvonen, com Jari-Matti Latvala na segunda posição a contribuir para a dobradinha da Ford, um resultado insuficiente para evitar que o homem da Citroen assegurasse desde já a conquista do ceptro.

Loeb já tinha avisado que queria assegurar o título no Japão de modo a estar "livre" de pressão no Rali da Grã-Bretanha, e se assim o pensou, melhor o fez. As coisas não começaram da melhor maneira para si, já que a Ford colocou três dos seus pilotos nas primeiras posições, mas depois do despiste de François Duval, o francês ascendeu à terceira posição para não mais a largar.

Com este resultado, Loeb ultrapassa assim os quatro títulos de Tommi Makinen e Juha Kankkunen na página de recordes do WRC: "É uma sensação incrível, igualámos o recorde o ano passado e agora somos únicos."

Chris Atkinson foi quarto classificado, enquanto Per-Gunnar Andersson foi quinto e obteve o seu melhor resultado de sempre no WRC. O seu companheiro de equipa Toni Gardemeister ficou classificado logo a seguir, na frente de Matthew Wilson e Petter Solberg, que regressou no sistema se SuperRally para ser oitavo, o mesmo sucedendo a Dani Sordo, que aidna foi a tempo de alcançar a décima posição, atrás de Frederico Villagra.

Com este quinto título, Sébastien Loeb destaca-se como o único penta-vencedor mundial de ralis, e logo com cinco títulos consecutivos. Não foi agora que entrou no lote de pilotos de excepção, que nunca é demais recordar. Veja o vídeo dos melhores pilotos de ralis de sempre.

1. Mikko Hirvonen Ford 3h25:03.0
2. Jari-Matti Latvala Ford + 31.1
3. Sebastien Loeb Citroen + 2:30.6
4. Chris Atkinson Subaru + 3:42.4
5. Per-Gunnar Andersson Suzuki + 5:12.9
6. Toni Gardemeister Suzuki + 6:09.4
7. Matthew Wilson Ford + 7:05.3
8. Petter Solberg Subaru + 13:19.9
9. Federico Villagra Ford + 15:40.8
10. Dani Sordo Citroen + 17:08.5
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Qui Dez 18, 2008 11:12 pm

Suzuki desiste do Mundial em 2009


A Suzuki confirmou hoje, no Japão, aquilo que já se sabia desde sábado: que o Mundial de Ralis em 2009 não iria contar com os seus WRC oficiais.


Três dias antes de terminarem as inscrições para os construtores no Mundial de Ralis, a Suzuki Motor Corporation anunciou que suspenderá a sua actividade no campeonato do próximo ano.

A decisão foi baseada na "tendência receosa que se prevê por um longo período e que não deverá terminar a curto prazo". A recessão global serve assim de pretexto para colocar um ponto final no programa do WRC que garante o Japão continuará a apoiar os seus clientes no JWRC.

Depois de constantes mudanças de planos, recorde-se que o programa da Suzuki WRC se iniciou com dois ralis experimentais em 2007 a que se seguiu um programa completo no Mundial deste ano.

Quando finalmente as dificuldades com o motor foram resolvidas, os SX4 tornaram-se impressionantemente fiáveis e à parte de um acidente, ambos os pilotos terminaram todos os ralis na segunda parte do campeonato deste ano, tendo Per-Gunnar Andersson conseguido mesmo alcançar um quinto lugar nas duas últimas provas.
Subaru World Rallye Team fora do WRC



Já se esperava que as recentes decisões da FIA tivessem consequências, mas pelos vistos a extensão do drama irá ser bastante maior que o inicialmente esperado. Depois da Suzuki, hoje é a vez da Subaru anunciar a saída imediata do WRC.



Na sequência do abandono da Audi no LMS, a Honda na Fórmula 1, a Suzuki no WRC, a Fiat no Campeonato de Portugal de Ralis, hoje surgiu mais uma bomba para os adeptos dos automóveis: A Subaru anunciou a sua saída como equipa oficial do WRC.

Os argumentos são os mesmos e quem faz os comunicados das empresas não tem de pensar muito, pois só tem de "olhar para o lado" e transcrever: "Crise económica mundial".

David Richards, o patrão da Prodrive, mostrou-se triste com a decisão, que coloca um termo a uma ligação de 20 anos: "A saída da Subaru do Mundial de Ralis é uma grande perda, já que a equipa há muito é um dos seus principais ícones. A Subaru World Rally Team criou verdadeiros campeões como Colin McRae e Richard Burns e a sua ausência será sentida um pouco por todo o mundo dos ralis.", referiu Richards que já revelou que os funcionários da SWRT serão distribuídos por outras áreas na Prodrive, e as equipas "cliente" da Subaru manter-se-ão, apoiadas pela equipa inglesa.

No comunicado da Prodrive é deixada em aberto a possibilidade da Subaru regressar em 2010, já com as novas regras do WRC: "Olhando para a frente, em 2010 serão introduzidos novos regulamentos no WRC, o que dá à Prodrive uma oportunidade para preparar a reentrada no campeonato com uma equipa que tem 24 anos de experiência e sucesso.", lia-se no comunicado.

Já no Rali de Monte Carlo

Skoda com Kopecky e Hanninen


A Skoda Motorsport revelou que estará oficialmente à partida do próximo Rallye de Monte Carlo (20/23 de Janeiro) com dois Fabia S2000 entregues a Jan Kopecky/Petr Stary e Juho Hanninen/Mikko Markkula.


Com a viatura oficialmente homologada pela federação internacional, Eckhard Scholz (administrador da marca) acredita "termos potencial para brilhar a nível internacional no IRC e também em vários campeonatos nacionais através da parceria com vários importadores".

Já Michal Hrabanek, director da Skoda Motorsport, afiança que " o Jan e o Juho são, apesar da sua juventude, dum nível muito bom bem como dispõem de muita experiência. Acreditamos que, com o nosso carro, a performance da equipa vai continuar a crescer assim como vamos ter êxito colectivamente entre todos aqueles que representam a marca Skoda neste desporto". A formação checa tem estado nas últimas semanas em testes em pisos que misturam o asfalto, a neve e o gelo.



Munchis de regresso ao WRC em 2009





Da Argentina surgiu a boa notícia que dá conta da confirmação da participação da Munchi's World Rally Team no Mundial de Ralis 2009, participando em oito provas.

O programa da Munchi's foi anunciado por Frederico Villagra, depois de ter vencido o campeonato argentino pela sexta vez. Em 2008 a equipa argentina realizou dez provas na M2, alcançando pontos em oito ocasiões. Villagra foi sexto por duas vezes. O veterano argentino deverá ser o mais velho entre os concorrentes do WRC em 2009, depois de ter somente iniciado a sua carreira nos ralis em 1995, quando já tinha 25 anos
Citroen confirma WRC em 2009





O patrão da Citroen Sport, Olivier Quesnel confirmou que a sua equipa se irá manter no WRC em 2009. Depois da saída da Subaru e da Suzuki, chegou a temer-se que mais equipas seguissem o exemplo, mas a verdade é para os lados de Paris, o empenho no WRc permanece, pelo menos até ao final de 2009:

"A Citroen manter-se-á na competição em 2009 conforme planeado, com as suas duplas de pilotos, Sebastien Loeb/Daniel Elena e Dani Sordo/Marc Marti. Lamentamos a saída da Suzuki e da Subaru, mas não vamos sequer comentar essa situação. Esperamos uma época de 2009 competitiva, e renovar os nossos bons resultados de 2008. Os nossos objectivos permanecem imutáveis, ou seja vencer ambos os campeonatos."
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Sex Jan 23, 2009 10:52 pm

Irc Monte Carlo, vamos falar desta prova?

Este ano "despromovida" acolhe o IRC.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Sex Jan 23, 2009 10:53 pm

IRC mantém regulamentos





Em equipa que ganha não se mexe e por isso os promotores do IRC decidiram não proceder a qualquer alteração de monta nos regulamentos da competição.

Mantêm-se assim o campeonato principal para pilotos e construtores, o mesmo sucedendo para as viaturas de duas rodas motrizes.

Os construtores pontuam através dos dois melhores classificados e aproveitam os sete melhores resultados. Os pilotos beneficiam apenas de sete pontuações.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Sex Jan 23, 2009 10:53 pm

Juventude frente a "velhos lobos"

Plantel de luxo em Monte Carlo


No Rali de Monte Carlo, a exemplo do que sucede com as máquinas presentes, também os pilotos têm potenciais muito equilibrados, o que deixa antever um rali com lutas muito interessantes.


A Peugeot volta a estar representada pelo Peugeot Team Belux, onde militam Nicolas Vouilloz e Freddy Loix, para além de Kris Meeke, pela Peugeot GB.

Ocasionalmente, a marca terá ainda representação oficial com Stephane Sarrazin e ainda os pilotos seleccionados no âmbito da BF Goodrich Drivers Team.

Didier Auriol (Grifone), Paulo Andreucci (Peugeot Italia), Bruno Magalhães (Peugeot Portugal), Janos Toth (Peugeot Hungary) e Roman Kresta (Tescoma), formam o leque de pilotos que deverão surgir em algumas provas do calendário.

Todos contra a Peugeot

A Abarth pretende recolher maioritariamente pontos com a equipa oficial formada por Anton Alen (na foto), Giandomenico Basso, Luca Rossetti e Umberto Scandola mas pode beneficiar também do desempenho de Toni Gardemeister (Astra), Dani Solà (Procar) e Olivier Burri (Zero 4piú).

Também a Skoda aposta unicamente na escuderia oficial e na juventude de Jan Kopecky e Juho Hanninen mas poderá receber a ajuda de François Duval com a filial belga. Todas as outras marcas farão aparições esporádicas, tal como a MG Sport, a Volkswagen, Proton, Opel ou a Mitsubishi.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Sex Jan 23, 2009 10:54 pm

Nicolas Vouilloz na frente do Monte Carlo





O campeão em título do IRC, Nicolas Vouilloz é o primeiro comandante da prova de abertura do IRC, o Rali de Monte Carlo. O francês impôs o Peugeot 207 S2000 na especial de Tourette du Château et Saint-Antonin, dois segundos na frente de Juho Hanninen, em Skoda Fabia S2000, na estreia competitiva do carro checo.

Toni Gardmeister e Anton Alen foram terceiro e quarto, respectivamente, enquanto o campeão do mundo júnior, Sébastien Ogier, piloto escolhido no âmbito da BF Goodrich Drivers Team, foi quinto. O primeiro abandono de monta foi protagonizado pelo campeão europeu em título, Luca Rossetti.

1ª PE
1. Nicolas Vouilloz-Nicolas Klinger (Peugeot 207 S2000) 22'22"
2. Juho Hanninen-Mikko Markkula (Skoda Fabia S2000) à 2"
3. Toni Gardemeister-Tomi Tuominen (Abarth S2000) 16"
4. Anton Alen-Timo Alanne (Abarth S2000) 17"
5. Sébastien Ogier-Julien Ingrassia (Peugeot 207) 24"
6. Freddy Loix-Isidoor Smets (Peugeot 207) 50"
7. Kris Meeke-Paul Nagle (Peugeot 207) 55"
8. Stéphane Sarrazin-Jacques-Julien Renucci (FRA/Peugeot 207) 56"
...
10. Giandomenico Basso-Mitia Dotta (Abarth Grande Punto) 1'20"
21. Jan Kopecky-Petr Stary (Skoda Fabia) 4'17"
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Sex Jan 23, 2009 10:54 pm

Skoda no comando do Monte Carlo





O finlandês Juho Hanninen colocou o seu Skoda Fabia S2000 na liderança do Rali de Monte Carlo ao cabo da segunda especial, numa demonstração de que o carro checo é também um concorrente a ter em conta nesta temporada do IRC.

A segunda especial foi ganha por Stéphane Sarrazin, num Peugeot 207 S200, o que lhe valeu a subida para o segundo lugar da geral, 16,2 segundos atrás de Hanninen.

Na especial, Giandomenico Basso foi o segundo, ao passo que Jan Kopecky, noutro Skoda, foi o terceiro mais rapido.

O anterior líder, Nicolas Vouilloz, não foi além do nono tempo, o que o fez cair para terceiro da geral, a 18,8s de Hanninen.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Sex Jan 23, 2009 10:55 pm

Primeira etapa do Rali

Juho Hanninen leva Skoda à liderança do Monte Carlo


Foi uma estreia em cheio no IRC para a Skoda, que chegou ao fim do primeiro dia na liderança do Rali de Monte Carlo, graças ao finlandês Juho Hanninen, que vai para a segunda etapa com uma vantagem de 11,9s sobre Stéphane Sarrazin, que guia nesta prova um 207 S2000 oficial.


O piloto da Skoda fez da consistência a sua principal arma e cotou-se como o mais rápido no final da primeira etapa, apesar de não ter vencido nenhuma das três especiais do dia.

Depois dos triunfos de Nicolas Vouilloz e de Stéphane Sarrazin nos dois primeiros troços, na terceira foi a vez de Kris Meeke, num Peugeot 207 S2000, arrebatar o triunfo numa classificativa marcada pelo equilíbrio: Sarrazin foi o segundo, a sete décimos de distância, ao passo que Freddy Loix foi o terceiro, a 4,9s.

Em quarto na especial ficou o líder do rali, Juho Hanninen, com o Fabia S2000, deixando atrás de si o campeão Nicolas Vouilloz, já a cerca de 15 segundos.

Com estes resultados, Hanninen comanda a prova, com Sarrazin em segundo, a 11,9s de distância, ao passo que o terceiro é Nicolas Vouilloz, já a 33,9s do primeiro.

A comprovar a grande competitividade do rali até agora, ainda nenhum piloto logrou repetir um triunfo em especiais, mercê também das condições meteorológicas que se têm alterado de forma constante, dificultando a tarefa dos pilotos, como ficou bem evidente na derradeira classificativa do dia, na qual a neve marcou presença de forma mais intensa.

Classificação

1. Juho Hanninen/Mikko Markkula Skoda Fabia S2000 56m32,8s
2. Stéphane Sarrazin/Julien Renucci Peugeot 207 S2000 +11,9s
3. Nicolas Vouilloz/Nicolas Klinger Peugeot 207 S2000 +33,9s
4. Sebastien Ogier/Julien Ingrassia Peugeot 207 S2000 +49,3s
5. Freddy Loix/Isidoor Smets Peugeot 207 S2000 +54,6s
6. Kris Meeke/Paul Nagle Peugeot 207 S2000 +1m01,3s
7. Giandomenico Basso/Mitia Dotta Abarth Grande Punto S2000 +1m29,8s
8. Toni Gardemeister/Tomi Tuominen Abarth Grande Punto S2000 +1m35,5s
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Sex Jan 23, 2009 10:55 pm

O "verdadeiro Rally de Monte Carlo



Foi preciso o Monte Carlo sair do WRC para que a organização tivesse oportunidade de organizar a prova à sua vontade, fazendo regressar troços míticos que ajudaram a construir muita da história da prova monegasca.

A zona de Valence engloba especiais como a de St. Jean en Royans ou St. Nazaire le Desert, que a exemplo de Arganil e Fafe para os portugueses, fazem as delícias dos adeptos locais, que mesmo com a ausência dos grandes nomes e bombas do WRC, não deixaram a beira dos troços sem público.

O espectáculo tem sido à altura das expectativas, com a escolha de pneus a revelar-se uma autêntica dor de cabeça para as equipas. A obrigatoriedade de escolher pneus para três troços, que englobam os mais variados tipos de pisos e condições, tornam esta prova uma autêntica lotaria, e só uma extrema regularidade pode permitir que um piloto ali vença.

Veja-se o caso de Juho Hanninen, que na estreia do Skoda Fabia S2000 não foi o mais rápido em qualquer especial e lidera a prova ao cabo de três classificativas, com 11,9s de vantagem sobre Stéphane Sarrazin, cuja experiência o ajudou a manter-se nos lugares da frente. Já Nicolas Vouilloz, o campeão em título do IRC, começou bem, mas na segunda especial perdeu quase um minuto e com isso a liderança da prova.

Para amanhã estão previstas mais seis especiais, entre as quais a mítica St. Bonnet Le froid, onde os homens do WRC em seco ali realizaram médias estonteantes, à volta de 140 kms/h, mas que com neve, como parece ser o caso para amanhã, é um autêntico ringue de patinagem artística. O Eurosport voltará a transmitir em directo uma especial, às 14h4, precisamente St. Bonnet le Froid.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Sex Jan 23, 2009 10:56 pm

Skoda continua a dominar primeiro rali do IRC

Juho Hanninen aumenta liderança em Monte Carlo


Os Skoda Fabia continuam a sua demonstração de performance no Rali de Monte Carlo, primeira prova do campeonato de IRC, com Juho Hanninen a manter-se no comando da prova, com ainda maior vantagem sobre o segundo classificado, que é agora Sebastien Ogier.


O piloto finlandês do Skoda Fabia S2000 aproveitou da melhor maneira os azares alheios nas estradas escorregadias de Monte Carlo e aumentou a distância para os seus mais directos perseguidores, tendo mesmo vencido as primeiras duas especiais do dia.

O azar maior atingiu Stéphane Sarrazin, que saiu de estrada com o seu Peugeot 207 S2000 e perdeu cinco minutos para os líderes. Com isso, o francês caiu na classificação - é agora sétimo - hipotecando as hipóteses de uma boa classificação.

A sexta especial foi ganha pelo Skoda de Jan Kopecky, com Toni Gardemeister a ficar em segundo, com um Abarth Grande Punto S2000.

Na geral, Hanninen lidera com 1.24,3s de avanço sobre Ogier, ao passo que Freddy Loix é o terceiro, a 1.36,9s do Skoda. Kris Meeke é o quarto, Toni Gardemeister o quinto e Nicolas Vouilloz o sexto.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Sex Jan 23, 2009 10:56 pm

Juho Hanninen reforça liderança


Os Skoda continuam a demonstrar um andamento impressionante no Rali de Monte Carlo.


Juho Hanninen venceu a oitava especial, aumentando ainda mais a sua vantagem sobre o segundo classificado, Sebastien Ogier, num 207 S2000.

O piloto finlandês e Jan Kopecky continuam a demonstrar a grande rapidez do carro checo, com ambos os pilotos a cotarem-se de forma consistente entre os mais rápidos. Na oitava especial, os dois voltaram a ocupar as duas primeiras posições, com vantagem para o líder da geral, com 2,3s de avanço, deixando o terceiro, Loix, a 5,2s.

Na geral, Ogier está agora a 1.32,3s do líder, ao passo que o terceiro é Freddy Loix, já a 1.39,5s de Hanninen. Kris Meeke é o quarto e Toni Gardmeister o quinto.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Sex Jan 23, 2009 10:57 pm

Sebastien Ogier é o novo líder do Monte Carlo


E à nona especial, Juho Hanninen e a Skoda perderam a liderança do Rali de Monte Carlo.


O piloto finlandês, que comandava com mais de um minuto e meio de vantagem sobre Sebastien Ogier, enfrentou problemas no comportamento do seu Skoda Fabia S2000 na nona especial (provavelmente devido a uma má escolha de pneus), não indo além do 18º tempo, a mais de dois minutos e meio do vencedor da classificativa, que foi Stéphane Sarrazin, num 207 S2000.

Depois de oito especiais sempre em primeiro na geral, falhando apenas essa posição na primeira, Hanninen caiu assim para a terceira posição da tabela, agora a 54,8s do novo líder, que passou a ser Sebastien Ogier, num Peugeot 207 S2000. O francês lidera com 32,4s de vantagem para o belga Freddy Loix, o segundo classificado.

Más notícias também para o campeão da categoria, Nicolas Vouilloz, que já foi forçado a abandonar o Rali, depois de um despiste ter partido um braço da suspensão do seu 207 S2000.

Kris Meeke mantém o quarto posto, com Toni Gardememeister em quinto (este o melhor dos Abarth Grande Punto) e Stéphane Sarrazin em sexto, com este último em franca recuperação: desde ontem, Sarrazin recuperou já cerca de dois minutos aos cinco ontem perdidos.

Classificação da segunda etapa:

1 Ogier 2h35m09,8s
2 Loix +32,4s
3 Hanninen +54,8s
4 Meeke +59,2s
5 Gardemeister +1.40,7s
6 Sarrazin +3.42,6s
7 Kopecky +4.10,6s
8 Basso +4.17,8s
9 Alen +8.12,8s
10 Wittmann +10.01,8s
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Sex Jan 23, 2009 10:58 pm

Hanninen abandona Monte Carlo devido a acidente

Sébastien Ogier destaca-se na frente


Sébastien Ogier dilatou esta manhã a sua vantagem no Rali de Monte Carlo, e já tem neste momento quase dois minutos de vantagem para Toni Gardemeister, que entretanto passou Freddy Loix na classificação.


A prova perdeu dois dos seus principais protagonistas, já que Juho Hanninen, que liderou grande parte da prova, desistiu devido a acidente, o mesmo sucedendo com Kris Meeke.

Hanninen de fora

O ex-líder do Rali de Monte Carlo, Juho Hanninen abandonou o rali devido a acidente. O piloto da Skoda perdeu ontem a liderança da prova na sequência de um furo, caindo para o terceiro posto da geral, e com este abandono, a Skoda perdeu um pódio quase certo, pois Jan Kopecky, ainda em prova, está longe dos lugares da frente.

Kris Meeke, da Peugeot UK também bateu forte, perdendo a quarta posição. Piloto e co-piloto estão bem, mas o carro ficou muito danificado.

Sebastien Ogier (Peugeot) continua a liderar a prova, tendo agora quase dois minutos de vantagem para Toni Gardemeister (Astra Abarth S2000), que entretanto passou para segundo esta manhã graças a uma escolha de pneus acertada. Freddy Loix baixou assim para terceiro. O rali irá prosseguir esta noite com o mítico Turini, que tem transmissão em directo marcada para as 22h00 portuguesas, no Eurosport.

Classificação após PE 10
1º OGIER Sebastien-INGRASSIA Julien Peugeot 207 S2000, 3h03m 10s
2º GARDEMEISTER Toni-TUOMINEN Tomi Abarth Grande Punto S2000, a 01m 50,5s
3º LOIX Freddy-SMETS Isidoor Peugeot 207 S2000, a 02m 49,6s
4º SARRAZIN Stéphane-RENUCCI Jacques-Julien Peugeot 207 S2000, a 03m 59,6s
5º KOPECKY Jan-STARY Petr Skoda Fabia S2000, a 04m 34,5s
6º BASSO Giandomenico-DOTTA Mitia Abarth Grande Punto S2000, a 06m 14,7s
7º ALEN Anton-ALANNE Timo Abarth Grande Punto S2000, a 10m 11,5s
8º MAURIN Julien-THIMONIER Gilles Abarth Grande Punto S2000, a 13m 13,1s
9º WITTMANN Franz-ETTEL Bernhard Mitsubishi Lancer Evo IX, a 13m 28,7s
10º BURRI Olivier-GORDON Fabrice Abarth Grande Punto S2000, a 13m 33,8s
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Seg Fev 02, 2009 10:04 pm

Sébastien Loeb venceu na Irlanda


Sébastien Loeb e a Citroen entraram da melhor forma possível no Mundial de Ralis de 2009 ao vencerem a prova de abertura da competição, o Rali da Irlanda. Após um início complicado, devido às escolhas de pneus, o piloto francês dominou depois a prova a seu bel-prazer, vencendo e convencendo.


Atrás de si terminou Dani Sordo, que voltou a provar que no asfalto, mesmo molhado como foi o caso desta prova irlandesa, o trinómio Loeb/Sordo/Citroen C4 WRC não tem adversários à altura.

Terceiro lugar para Mikko Hirvonen que cedo percebeu não ter andamento para os dois homens da frente. Ainda tentou não deixar fugir o espanhol da Citroen, mas pouco mais pode fazer do que assegurar os seis pontos relativos à terceira posição, ciente que agora vem aí uma prova onde as suas possibilidades de vencer são bastante maiores que na Irlanda, o Rali da Noruega.

Com os problemas de Chris Atkinson na penúltima especial, quando teve uma saída de estrada devido a uma falha nos travões do C4 WRC, Henning Solberg foi quarto, na frente de Sébastien Ogier, que cumpriu na Irlanda mais uma etapa da sua aprendizagem no WRC.

Conrad Rautenbach desistiu a meio da prova, numa altura em que era quinto classificado. Matthew Wilson (Stobart Ford) foi demasiado cauteloso, e terminou apenas em sétimo. Khalid Al Qassimi (Ford) alcançou o seu primeiro ponto no WRC.

Eamonn Boland foi o melhor dos privados locais, na frente de Urmo Aava. Gareth MacHale chegou a andar pelos lugares pontuáveis, mas diversos problemas durante a segunda etapa fizeram com que caísse na classificação, enquanto Niall McShea chegou a ser terceiro com o Proton Satria S2000, até que problemas eléctricos o fizeram ficar pelo caminho. Voltou no segundo dia de prova através do sistema SuperRally, mas uma saída de estrada colocou-o definitivamente fora de prova.

Aaron Bukart, agora em Suzuki, obteve a sua primeira vitória no JWRC com uma boa vantagem sobre Martin Prokop. Burkart distanciou-se inicialmente de Hans Weijs Jr, que bateu fortemente, numa altura em que Prokop perdia demasiado tempo, devido a um problema com o motor do seu Citroen, ficando impossibilitado de lutar pela vitória.

Declarações dos pilotos:

"Foi um rali muito difícil, pelo que estou muito contente com o facto de alcançar os dez pontos! É importante para mim vencer no asfalto, ainda mais numa rali destes, com muitas zonas traiçoeiras." - Sébastien Loeb.

"Foi um excelente começo de ano, e estou feliz por mim e pela equipa. As condições eram terríveis, e em algumas especiais a água era demasiada." - Dani Sordo.

"Tivemos alguns problemas e também escolhas erradas de pneus, pelo que estou feliz com os seus pontos. Esperava lutar com o Sordo, mas a Noruega será certamente um história muito diferente. Agora vamos começar verdadeiramente a lutar pelo título." - Mikko Hirvonen.

"Foi um grande passo para mim, estou muito contente." - Henning Solberg.

"Cometi um erro perto do final, mas de qualquer forma com os pneus escolhidos não me parece que fosse possível suster o ataque do Solberg. É a vida, e acho que temos de estar contentes com a quinta posição", Chris Atkinson.

Classificação

1º Sébastien Loeb - Daniel Elena Citroen C4 WRC 2h48m25.7s
2º Daniel Sordo - Marc Marti Citroen C4 WRC a 1m27.9s
3º Mikko Hirvonen - Jarmo Lehtinen Ford Focus RS WRC 08 a 2m07.8s
4º Henning Solberg - Cato Menkerud Ford Focus RS WRC 08 a 6m32.4s
5º Chris Atkinson - Stéphane Prevot Citroen C4 WRC a 7m51.9s
6º Sebastien Ogier-Julien Ingrassia Citroen C4 WRC a 10m44.0s
7º Matthew Wilson-Scott Martin Ford Focus RS WRC 08 a 11m23.8s
8º Khalid Al Qassimi-Michael Orr Ford Focus RS WRC 08 a 14m07.9s
9º Eamonn Boland-Damien Morrissey Subaru Impreza Wrc a 15m23.4s
10º Urmo Aava-Kuldar Sikk Ford Focus RS WRC 08 a 15m35.4s
14º Jari-Matti Latvala-Miikka Anttila Ford Focus RS WRC 08 a 23m32.5s

JWRC
1º Aaron Burkart - Michael Koelbach Suzuki Swift S1600 3h16m41.5s
2º Martin Prokop - Martin Tománek Citroen C2 S1600 a 47.3s
3º Simone Bertolotti-Luca Celestini Suzuki Swift S1600 a 9m00.1s
4º Yoann Bonato-Benjamin Boulloud Suzuki Swift S1600 a 13m06.2s
5º Kevin Abbring-Erwin Mombaerts Renault Clio R3 a 17m38.0s
6º Luca Griotti-Corrado Bonato Renault Clio R3 a 27m08.4s



Sem grande história!

Bem o Aava passou pelo comando aquando dos erros de escolhas de pneus dos da frente e o Atkinson deu uma grande castanhada num poste , o que fez com que enceta-se uma belissima recuperação que terminou numa vala, mesmo assim acabou em 5º na estreia com o C4.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Sex Fev 06, 2009 3:39 am

Petter Solberg com a FG Racing





De acordo com notícias postas a circular na imprensa internacional, Petter Solberg deverá anunciar amanhã a sua colaboração com a FG Racing, uma estrutura montada especialmente para a nova "Petter Solberg World Rally Team".

Antes de avançar para a solução Xsara, o piloto norueguês terá mesmo testado um Focus do seu irmão Henning, desconhecendo-se no entanto que versão. Solberg irá testar o Xsara logo após a conferência de imprensa agendada para amanhã, na tentativa de se apresentar à partida do rali da sua terra natal nas melhores condições possíveis, e não será de estranhar que obtenha uma boa classificação, já que apesar do carro ter especificações de 2006, há detalhes, como a "transmissão activa" que jogam a seu favor. Apesar das regras do Mundial terem ditado o abandono desses sistemas, nesta prova Solberg vai correr como privado, o que lhe permite utilizar o sistema, o que é claramente uma vantagem à qual Solberg alia o seu conhecimento da prova e motivação.

Depois da Noruega, Solberg não tem ainda mais ralis assegurados, falando-se da possibilidade de participar nas 24 Horas de Le Mans depois de ter já testado o Oreca-Courage ou mesmo abraçar o desenvolvimento do Proton Satria Neo S2000.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Sab Fev 14, 2009 4:04 am

Venceu Super-Especial de abertura

Petter Solberg na frente do Rali


Petter Solberg brilhou na especial de abertura do Rali da Noruega, que venceu, iniciando assim da melhor maneira o "seu" rali. O piloto do Citroen Xsara Xsara WRC, que lembramos, foi construído há oito anos, foi o mais lesto nos 1.92kms da Super Special, para gáudio dos fans locais, que assim puderam esquecer por breves momentos os treze graus negativos da altura.


O carro é tão velho que o norueguês lembrou que já não partia sem "launch control" desde os seus tempos do ralicross. Mikko Hirvonen foi segundo, seis décimos mais lento que Solberg, enquanto Sebastien Loeb ficou logo a seguir, apenas a uma décima do finlandês.

Portugueses no PWRC, ler em separado.

Classificação

1. Petter SOLBERG, 1m32.8s
2. Mikko HIRVONEN, a 0.6s
3. Sebastien LOEB, 0.7s
4. Mads ØSTBERG, a 1.2s
5. Jari-Matti LATVALA, a 2.3s
6. Dani SORD, a 3.0s
7. Urmo AAVA, a 3.4s
8. Henning SOLBERG, a 4.2s
9. Matthew WILSON, a 4.7s
10.Anders GRØNDAL, a 5.3s
11.Sebastien OGIER, a 5.5s
14.Evgeny NOVIKOV, a 7.1s
16.Peter jr. VAN MERKSTEIJN, a 7.3s
18.Conrad RAUTENBACH, a 8.0s
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Sab Fev 14, 2009 4:05 am

PWRC: A. Araújo 5º , B. Sousa 13º





Patrik Sandell, em Skoda Fabia S2000, foi o mais rápido entre os concorrentes do PWRC, enquanto Armindo Araújo alcançou a quinta posição. Já Bernardo Sousa teve problemas que o fizeram perder
1m13.8s para o vencedor da esepcial e líder do rali.

Classificação

1. Patrik SANDELL 1:39.0s
2. Andis NEIKSANS a 0.9s
3. Andreas MIKKELSEN a 2.0s
4. Eyvind BRYNILDSEN a 2.3s
5. Armindo ARAUJO a 3.9s
6. Martin SEMERÀD a 4.2s
7. Patrik FLODIN a 5.4s
8. Jaromir TARABUS a 6.1s
9. Bernt KOLLEVOLD a 6.3s
10. Martin PROKOP a 7.4s
11. Frèdèric SAUVAN a 8.8s
12. Gianluca LINARI a 14.1s
13. Bernardo SOUSA a 1m13.8s
14. Toshi ARAI P a 5m:04.0s
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Sab Fev 14, 2009 4:05 am

Rali da Noruega: Após PE 2

Hirvonen na frente, Solberg logo atrás dos "oficiais"



Não foi preciso decorrer mais do que uma especial a "sério" para ser perceber quem serão os três contendores pela vitória neste Rali da Noruega. Mikko Hirvonen, Sébastien Loeb e Jari-Mati Latvala, por esta ordem, já que foi exactamente assim que ficou a classificação geral após a segunda especial, os 14,62 kms de Opaker.



Hirvonen ganhou 2,5s a Loeb e 6,4s a Latvala saltando assim para a liderança do rali, com 2,6s sobre o francês e já 8,1s para o seu colega de equipa. Peter Solberg continua a realizar uma prova muito boa, e foi quarto no troço, a 14.1s de Hirvonen, baixando assim à mesma posição na geral. Lembramos que à sua frente só tem Hirvonen, Loeb e Latvala, estando portanto na frente de todos os restantes WRC em prova. E são muitos!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Sab Fev 14, 2009 4:06 am

Finlandês da Ford na frente do Rali da Noruega

Hirvonen e Loeb "jogam" ao gato e ao rato



Jogo do gato e do rato entre Mikko Hirvonen e Sébastien Loeb. Decorridas que estão quatro especiais do Rali da Noruega, Mikko Hirvonen lidera a prova, com uma vantagem de 2,5s sobre Sébastien Loeb, que na especial anterior era o líder da prova.



Depois da vitória ontem de Petter Solberg na Super-Especial, esta manhã os três mais previsíveis pilotos que poderiam almejar lutar pela vitória, entraram ao ataque e depressa cavaram um fosso para os restantes pilotos. Ao cabo de quatro especiais, o quarto classificado, Dani Sordo já está quase a trinta segundos, se bem que também Jari-Mari Latvala "descolou" um pouco da luta com os homens da frente e já dista 17 segundos do líder, o seu companheiro de equipa Mikko Hirvonen.

A contenda entre este e Loeb está ao rubro, o que permitiu mesmo a passagem do francês pela liderança, no final da terceira especial. No troço seguinte, o último antes da passagem pelas assistências, Hirvonen voltou a vencer e recolocou a diferença em 2,5s.

Atrás destes, Dani Sordo é agora quarto classificado, posição que ganhou a Petter Solberg, que está a realizar o rali que se esperava. De "raiva", o piloto norueguês está a tirar tudo o que é humanamente possível do Citroen Xsara WRC, colocando-o entre viaturas bem mais competitivas e recentes.

Sexta posição para Henning Solberg, a quem nem o conhecimento dos troços tem valido de muito, já que o ritmo dos homens da frente não tem nada a ver com o que "este" norueguês consegue imprimir. O mesmo se aplica a Urmo Aava, Sébastien Ogier, Matthew Wilson, etc.

Nota final para os homens da Ostberg, com o jovem Mads a não ir além, para já, da 11ª posição, atrás de Per-Gunnar Andersson, que depois da Suzuki guia agora um mais competitivo Skoda Fabia WRC. Para quem não acha que o carro checo é mais competitivo que o Suzuki SX4 WRC, lembre-se do que Colin McRae fez com o carro quando o guiou...

Ler sobre o PWRC em separado.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Sab Fev 14, 2009 4:06 am

Bernardo Sousa fora em sétimo

Armindo Araújo em terceiro


No PWRC o líder permanece Patrick Sandell, que com o Skoda Fabia S2000 não tem dado hipóteses aos seus adversários. Venceu ontem a Super-especial, e já leva 11.2s de avanço sobre Andreas Mikkelsen, que este ano não conseguiu um WRC para o "seu" rali.


Armindo Araújo está a realizar uma prova regular, e é terceiro, a 1m17s do líder, tendo já alcançando um segundo posto na terceira especial. O piloto português aproveitou os problemas de Brynildsen e Flodin, para passar de quinto para terceiro.

Bernardo Sousa, depois dos problemas de ontem na Super-Especial, hoje conseguiu um nono, sétimo e 12º, posições que não lhe permitiram, inicialmente, entrar ainda no top 10, mas os problemas de pilotos à sua frente ajudaram a que desse um autêntico salto na classificação de 11º para sétimo, posição que detém de momento.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Sab Fev 14, 2009 4:07 am

Rali da Noruega: Após 8ª PE

Mikko Hirvonen destaca-se...mas pouco


Numa altura em que falta apenas uma especial para terminar a primeira etapa, Mikko Hirvonen continua na frente do Rali da Noruega, agora com uma vantagem de 7.3s sobre Sébastien Loeb, que tudo tem feito para não deixar fugir o finlandês.


A luta entre ambos tem estado a um nível que nem Latvala consegue acompanhar. O vencedor do último rali de neve do Mundial, na Suécia, tem vindo a perder terreno a pouco e pouco, e não parece em condições para se chegar aos pilotos da frente.

Daniel Sordo é quarto, longe dos três primeiros, mas também sem perseguidores à altura, já que o trio composto por Petter Solberg (5º) Per Gunnar Andersson (6º) e Henning Solberg (7º) está a cerca de trinta segundos, estes três, sim, envolvidos em boas lutas pelas posições entre o quinto e o sétimo postos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Seg Fev 16, 2009 10:56 pm

Rali da Noruega: 1º Dia

Sébastien Loeb na frente, Hirvonen com jogada táctica?


Partindo para a última classificativa do dia com uma desvantagem de 7,3 segundos, Sébastien Loeb recuperou a liderança no final do dia depois de ganhar 9,9 s a Mikko Hirvonen.




O piloto da BP Ford Abu Dabhi insistiu que tinha os pneus traseiros do Focus já sem pregos, mas não apagou totalmente as suspeitas que a perda de tempo foi voluntária para que não fosse amanhã o primeiro piloto a abrir a estrada.



O ex-líder do rali, Mikko Hirvonen referiu "Os meus pneus traseiros estavam completamente nas lonas, pois perdi imensos pregos. Não queria que isto sucedesse, mas agora vai ser uma grande luta amanhã.", referiu.



Já Loeb preferiu destacar o que sentiu ao guiar nestes troços, concluindo que a posição na estrada para amanhã não fará grande diferença: "É muito giro guiar em estradas assim .Andei depressa e corri alguns riscos, e acho que estamos numa boa posição para amanhã. Não penso que ser primeiro ou segundo faça grande diferença.", referiu Loeb, que com Hirvonen trocou de posições três vezes durante o dia, com diferença máxima entre ambos a ser 7,3s. Na última especial, no "top ten" não houve quaisquer alterações. Apenas Rautenbach subiu ao 12º lugar por troca com Mads Ostberg.



PWRC em notícia em separado.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Seg Fev 16, 2009 10:56 pm

Bernardo Sousa desistiu com problemas de motor

Armindo Araújo em segundo


Decorreu de forma magnífica o primeiro dia de Armindo Araújo no Rali da Noruega, prova que marca o arranque da terceira temporada do português no Campeonato do Mundo de Ralis Produção (PWRC).


Ontem à noite, na super-especial em Oslo, foi quinto, perdendo 3,9s para o mais rápido, tendo tido um ligeiro problema com a rampa de faróis, que saltou. Hoje o piloto de Santo Tirso entrou com cautelas e foi apenas 11º na primeira especial do dia, mas depois conseguiu impor um ritmo um pouco mais forte, que lhe permitiu assinar regularmente tempos dentro do top five, conseguindo mesmo por duas vezes rodar nos três mais rápidos, o que juntamente com problemas de alguns adversários lhe permitiu terminar a etapa no segundo lugar.

No final do dia Armindo Araújo estava muito contente com a forma como as coisas correram. "O dia correu muito bem. Na primeira especial perdi algum tempo, mas logo a seguir fui o segundo mais rápido. A partir daí rodei invariavelmente nos cinco primeiros e terminar a etapa no segundo lugar é fantástico.

Estamos a cumprir à risca a estratégia que traçámos, impor um ritmo bom e sobretudo evitar erros. As afinações que escolhemos funcionaram muito bem, pelo que só tenho de estar satisfeito. Os troços são rápidos, mas traiçoeiros, sobretudo porque a visibilidade hoje foi reduzida. Os bancos de neve podem ser uma ajuda, mas existem situações em que 'jogam' contra nós, pois ficamos presos, pelo que é preciso cuidado e não exagerar nos toques. O único percalço ao longo do dia foi um pião na derradeira especial, porque os pneus estavam já muito gastos", referiu o tirsense.

Faltam ainda dois dias de prova e o piloto do Mitsubishi Lancer Evo IX tem consciência que tudo pode mudar. "É preciso ter calma e perceber que ainda só passou um dia. Faltam ainda duas etapas muito longas, onde tudo pode suceder. Vamos manter o ritmo, que acredito nos pode permitir manter o lugar no pódio, mas temos consciência que ainda falta muito rali e que os nossos adversários mais conhecedores deste tipo de piso vão atacar. Espero que o carro tenha nos próximos dois dias o fantástico comportamento que teve hoje, para podermos somar os primeiros pontos do ano, se for num lugar de pódio ainda melhor", disse a terminar Armindo Araújo.

Bernardo Sousa desistiu

Bernardo Sousa não teve a sorte pelo seu lado nesta prova, já que depois de se atrasar inicialmente, foi vendo os seus adversários perderem tempo o que permitiu ao piloto do Punto S2000 recuperar até à sétima posição da geral. Contudo, na sétima especial, um problema com o motor do Punto obrigou à desistência da dupla da Fiat, desconhecendo-se de momento se o carro irá estar em condições para prosseguir amanhã ao abrigo do SuperRally.

Amanhã os pilotos terão pela frente mais oito provas especiais de classificação, com perto de 120 quilómetros cronometrados.

Classificação do PWRC após o 1º Dia:
1º Patrik Sandell/Emil Axellson - Skoda Fabia S2000 com 1h19m08,0s
2º Armindo Araújo/Miguel Ramalho - Mitsubishi Lancer Evo IX a 2m08,9s
3º Martin Prokop/Jan Tomanek - Mitsubishi Lancer Evo IX a 2m35,2s
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Seg Fev 16, 2009 10:57 pm

Hirvonen admitiu ter perdido tempo de propósito





Sem meias tintas para não restarem dúvidas! Mikko Hirvonen disse: "Prefiro ser caçador do que presa! Por isso perdi tempo de propósito!". Muitos condenam, outros tantos admitem que estando dentro das regras não há nada a fazer. Provavelmente a verdade está no meio termo. É anti-desportivo porque uma prova de rali pressupõe que os pilotos rodem no máximo das suas possibilidades, e do carro, no sentido de conseguirem menos tempo que os seus adversários, mas por vezes o caminho para as vitórias não é em linha recta.

Sébastien Loeb já disse que com o estado actual dos troços não há diferenças entre passar em primeiro e segundo e Mikko Hirvonen contrapõs com os tempos parciais. Vai sabê-los primeiro que Loeb e apesar de não ser uma grande vantagem, é uma vantagem.

A diferença para amanhã é de apenas 2.6s e se há algo que poucos têm dúvidas é que o segundo dia de prova é muito importante para o desfecho final de qualquer das provas do WRC.

Voltando às jogadas tácticas, só não se percebe o porquê de inicialmente o Mikko Hirvonen se ter queixado muito dos pneus. Não valia a pena mentir, ou tentar arranjar desculpas esfarrapadas. Há é que ir para a estrada e andar o mais depressa possível. Os adeptos agradeçem.

O jogo psicológico chega ao ponto de Olivier Quesnel já ter dito que Hirvonen já está a quebrar psicologicamente e agora só resta a Loeb tirar partido disso.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Seg Fev 16, 2009 10:57 pm

Mikko Hirvonen e Mads Ostberg a gelar

20 graus negativos no cockpit





Sabia que um dos graves problemas de segurança do Rali do Ártico tem a ver com o tempo de resposta que os organizadores conseguem ter para resgatar uma equipa que tenha ficado nos troços, onde por vezes as temperaturas caem para 40 graus negativos.

Ajudar a que piloto e navegador se desloquem rapidamente para locais seguros é primordial, já que esperar dentro do carro com aquele tipo de temperaturas pode ser fatal.

Neste Rali da Noruega a questão não se coloca a esse nível, mas o frio é difinitivamente um problema. Que o digam Mikko Hirvonen e Mads Ostberg, que tiveram problemas com a chaufagem dos seus carros, o que os obrigou a abrir a janelas ou as entradas de ar do tecto do carro. Num caso ou noutro, o frio entrou a alta velocidade e...quanto mais depressa mais frio.

Team Adapta a gelar

O pára-brisas do Subaru Impreza WRC 2008 de Mads Ostberg quase gelou por completo já que a chaufagem não funcionou o que obrigou o piloto a rodar com o vidro aberto. Conseguiu evitar que o gelo no pára-brisas lhe impedisse a visão mas não se livrou das agradáveis temperaturas que se faziam sentir, especialmente quando se anda relativamente depressa. O seu companheiro de equipa, na Adapta Rallye Team, Grondal saiu de estrada e danificou a caixa de velocidades.

Mikko Hirvonen, a lutar pela liderança também teve problemas com a chaufagem, que lhe embaciava os vidros. Só que no caso dos Ford oficiais, devido ao novo sistema de protecção lateral, os vidros não podem ser abertos, o que dificultou um pouco as coisas. Abriram o ventilador do tecto do carro, o que resultou em mais dois nórdicos a congelar dentro do seu carro...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Seg Fev 16, 2009 10:58 pm

Rali da Noruega: após PE 12

Loeb dilata liderança



Para já, a táctica de Mikko Hirvonen não está a resultar! Sébastien Loeb entrou no segundo dia de prova ao ataque e ao cabo de três troços, que venceu, dilatou a margem para 9,4s.



Para já, quem parece ter razão é Olivier quesnel que ontem ao fim do dia referiu que Hirvonen já está a ceder à pressão. Verdade ou não o certo que é Loeb está a aumentar a margem que o separa do finlandês da Ford, que, ou reaje depressa ou fica também a saber que já nem na neve é possível bater Loeb.

Entretanto, no PWRC, Armindo Araújo teve alguns problemas e caiu para a quarta posição.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Seg Fev 16, 2009 10:58 pm

Rali da Noruega: após PE 12

Sébastien Loeb distancia-se


No final da manhã do segundo dia de prova, Sébastien Loeb dilatou a vantagem que o separava de Mikko Hirvonen colocando-a em 10.7s. Os troços estão em perfeitas condições pelo que a jogada táctica do homem da Ford no dia de ontem, para já, não colheu frutos. Tendo em conta as condições, "quem tem unhas é que toca viola", e neste caso, para já é Loeb que lidera.


A diferença poderá dissipar-se rapidamente, ou mesmo aumentar, e para isso, os troços da tarde vão ser absolutamente decisivos. Ao contrário do que costuma ser habitual, desta feita não parece que o rali se vá resolver no segundo dia, já que a diferença entre os dois homens da frente, se não for demasiado alterada, é passível de ser recuperada.

Jari Mari Latvala permanece na terceira posição, a 49.9s do líder, enquanto Dani Sordo é quarto, a um minuto do finlandês do segundo Ford oficial. Henning Solberg, na quinta posição, continua longe do almejado pódio, pois roda quase a dois minutos de Latvala. O que o norueguês contava era com os dois Ford oficiais na frente, e ele a lutar pelo terceiro posto, mas parece que Loeb não estava muito para aí virado e "preferiu" lutar pela vitória...

Petter Solberg, no "velhinho" Citroen Xsara WRC é o primeiro dos privados, uma posição que se tem de considerar magnífica. Está a 22 segundos do seu irmão, pelo que a luta pelo quinto posto será um assunto de família.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Seg Fev 16, 2009 10:58 pm

J. M. Latvala: "Não sei quanto mais tempo é que lhes será possível andar assim sem sair de estrada"





Esperava-se que sim, mas Jari Mari Latvala não tem tido andamento para Sébastien Loeb e Mikko Hirvonen, que segundo o finlandês estão a voar. A sua única esperança é que algo suceda aos homens da frente, pois pelo que diz Latvala, estão a andar nos limites:

"Tenho vindo a ver as marcas que deixam nos bancos de neve, e não tenho a certeza quanto mais tempo é que lhes será possível fazer isto sem sairem de estrada. Eles estão realmente a voar, pelo que a andar assim tudo pode acontecer.", referiu Latvala, na esperança que sobre algo para ele...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Seg Fev 16, 2009 11:01 pm

Sébastien Loeb venceu Rali da Noruega


Apesar da reacção de Mikko Hirvonen, que lutou até ao derradeiro troço pela vitória na prova, Sébastien Loeb foi mais forte, e venceu o Rali da Noruega fruto duma exibição sem mácula, num piso que não era o "seu".


Inicialmente, deu cartas nas provas de asfalto, onde cedo se percebeu que não iria ter adversários. A pouco e pouco foi mostrando a sua classe nos troços de terra, até chegar ao ponto de jogar de igual para igual com os seus adversários mais fortes, especialmente Marcus Gronholm.

Na neve, e apesar da vitória no Rali da Suécia em 2004, numa prova em que os principais adversários saíram de estrada, o que foi bem aproveitado pelo francês, desta feita não necessitou da "sorte" e venceu fruto apenas da sua velocidade e classe. A partir daqui, e depois da exibição destes três dias de rali, o tipo de piso deixa de ser problema para Loeb: "Foi um rali muito difícil e exigente já que tive de andar sempre no limite e aí pode sair-se de estrada com facilidade.foi um rali perfeito e estou muito feliz por esta vitória."
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Seg Fev 16, 2009 11:01 pm

WRC: Como vão os campeonatos



Sébastien Loeb venceu o Rali da Noruega, e ao cabo de duas provas já leva seis pontos de avanço para Mikko Hirvonen, terceiro na Irlanda e agora segundo na Noruega. Daniel Sordo está a fazer o seu papel e é terceiro apenas a dois pontos de Hirvonen.

Nos construtores, a Citroen já lidera com dez pontos de vantagem para a equipa oficial da Ford, enquanto nas "segundas" equipas, para já a vantagem pertence à Stobart, que já somou 16 pontos, contra oito da Citroen Júnior Rally Team.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Seg Fev 16, 2009 11:01 pm

Armindo Araújo foi quarto na Noruega


Terminou hoje em Hamar o Rali da Noruega, prova que marcou a estreia de Armindo Araújo na temporada de 2009 no PWRC. Na estreia neste evento, o piloto português repetiu o resultado conseguido em 2007 na Suécia, pelo que iguala o melhor desempenho neste tipo de piso. O quarto lugar é muito positivo, numa jornada em que Armindo Araújo cumpriu na íntegra a estratégia delineada, que passava por evitar os erros, o Mitsubishi Lancer Evo IX preparado pela Ralliart Itália esteve sempre impecável, o que permitiu este desfecho.


Após concluído o rali, o piloto nacional estava muito satisfeito com o resultado obrtido. "Estes cinco pontos foram uma excelente forma de começar o ano. Sabíamos que este não era um rali fácil para nós e partimos com o objectivo de não cometer erros e somar o máximo de pontos possível. No primeiro dia ainda estivemos em posição de pódio, mas ontem o Prokop esteve um pouco mais forte que nós, pelo que hoje optámos por manter o ritmo e somar cinco pontos, que são muito importantes neste início de campeonato, num terreno que não é claramente aquele onde estou mais à vontade", afirma.

Ao longo de todo o fim-de-semana o Mitsubishi Lancer Evo IX esteve impecável. "Durante os três dias de rali não tivemos o mínimo problema com o carro, o que é excelente. Sinto que estamos melhor que no ano passado, mas que ainda é possível melhorar um pouco mais. Espero que isso se note no Chipre, em princípio a última prova que faço com este carro, sendo que será mais um evento em que será necessário muita cabeça, pois terá dois tipos de piso, terra e asfalto, e as especiais de terra costumam ser invariavelmente muito duros para as mecânicas", rematou Armindo Araújo.

Para o piloto português o campeonato prossegue dentro de um mês no Chipre.

Classificação Final do PWRC:
1º Patrik Sandell/Emil Axellson - Skoda Fabia S2000 com 3h49m43,6s
2º Eyvind Brynildsen/Denis Giraudet - Mitsubishi Lancer Evo IX a 44,1s
3º Martin Prokop/Jan Tomanek - Mitsubishi Lancer Evo IX a 2m56,7s
4º Armindo Araújo/Miguel Ramalho - Mitsubishi Lancer Evo IX a 3m57,0s
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: WRC   Seg Fev 16, 2009 11:02 pm

Sébastien Loeb: "Acho que o Mikko estava nos limites, mas eu também!"


Sébastien Loeb venceu este domingo o Rali da Noruega, naquela que é a sua 49ª vitória no WRC. Para o francês, esta foi, sem dúvida, uma das mais belas da sua carreira, já que durante a prova travou uma dura batalha com Mikko Hirvonen, que só terminou após o derradeiro troço.


Curiosamente, Loeb reconheceu que era difícil andar mais depressa, confessando que passou três dias no limite das suas capacidades como piloto: "Foi lindo e uma grande luta. Esta é uma das minhas maiores vitórias de sempre, melhor do que na Finlândia, porque a condução foi bem mais divertida. Na Finlândia anda-se muito depressa e é muito perigoso, mas aqui não pensamos nisso, já que os muros de neve dão outra confiança e segurança. Aqui pode atacar-se a 120%, o que não é possível no caso da Finlândia. A sensação que fica é que não sabemos se ganhamos ou vamos terminar fora de estrada. Foi muito difícil, também mentalmente. Acho que o Mikko estava nos seus limites, mas eu também! Há dois anos o Mikko bateu-me a mim e ao Marcus (Grönholm) e não me parece que ele tenha baixado o nível desde aí. Foi bom ganhar, especialmente porque não era favorito!", referiu.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: WRC   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
WRC
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Angola OffRoad :: DESPORTO MOTORIZADO :: Provas Todo-o-Terreno fora de Angola-
Ir para: