Angola OffRoad

Forum de Divulgação, Informação e Convivio
 
InícioPortalFAQRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Dakar Argentina-Chile 2009

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas


Número de Mensagens : 532
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Sex Jan 16, 2009 10:47 pm

Carlos Sainz: "Merecia ganhar o Dakar"


Carlos Sainz voltou a viver momentos como o que passou no final do Rali da Grã-Bretanha de 1998, quando a 300 metros da meta, e de ser Campeão do Mundo, viu o motor do seu Toyota Corolla WRC entregar a alma ao Criador e assim perder um título praticamente no bolso.



//



Desta feita, tudo parecia indicar que iria tornar-se o primeiro espanhol a vencer o Dakar nos automóveis, mas, mais uma vez, a sorte nada quis com o espanhol, que devido a um erro no road-book, caiu com o seu VW Touareg 2 por uma ravina de quatro metros, capotando, vendo o seu navegador partir a omoplata, terminando ali todas as esperanças de chegar à vitória.

"O piloto que seguia atrás de mim não nos caiu em cima por milagre. Havia um rio seco que não estava sinalizado e caímos no leito, que estava quatro metros abaixo do nível da estrada. A zona estava referenciada como perigosa, mas a nota do road-book deveria sinalizar extremamente perigoso, já que era uma autêntica ravina.", referiu Sainz.

Já o BMW do russo Leonid Novitskiy chegou a estar com duas rodas na ravina, ou seja a queda esteve apenas a alguns centímetros, com o plioto a lograr imobilizar o BMW no limite do acidente. É exactamente o piloto russo que se vê nas imagens a recolocar o carro de Sainz em cima das rodas.

Já Nani Roma esteve perto de lá cair também, mas a organização posicionou um carro no local, "avisando" assim os pilotos que se seguiam. Sainz disse que o carro poderia ter continuado em prova, mas os membros da organização não o permitiram devido à lesão de Michel Périn: "É uma grande decepção, mas as coisas são assim mesmo. Quando estamos mais tranquilos e quando menos esperas, apanhas um road-book errado que contribui para te mandar para casa. Não sei o que se vai passar para o ano, se a VW correr ou não corre, agora só quero voltar para casa e esperar que a Volkswagen ganhe a corrida porque trabalhámos muito para o conseguir.", referiu Sainz à Marca.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Sex Jan 16, 2009 10:54 pm

http://www.youtube.com/watch?v=9n4xK3Sn2oU

Eis o link onde podem ver o acidente.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Sab Jan 17, 2009 2:51 am

Cristóbal Guerrero pode ficar com sequelas





O motard espanhol Cristóbal Guerrero, que sofreu um grave acidente no Argentina-Chile Dakar, permanece em estado grave no hospital de Copiapó. Não corre perigo de vida, mas pelos vistos o caso é bastante complicado.

De acordo com declarações do director do Hospital Regional de Copiapó, Omar Lutz: "quando for acordado do estado de coma induzido, é provável que fique com sequelas neurológicas resultantes do acidente que teve.", referiu Lutz, que revelou igualmente que o infortunado motard sofre dum inchaço no cérebro, que pode deixar alguma consequência mental ou física.

O sonho poderá ficar caro.
Espero que não.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Sab Jan 17, 2009 2:52 am

Dakar Argentina - Chile 2009: 12ª etapa

Ricardo Leal dos Santos: "Ficámos presos num buraco"





Ricardo Leal dos Santos, acompanhado por Pedro Pires de Lima ocupava ontem ao km 137 da 12ª etapa do Dakar, disputada entre Fiambala e La Rioja, na Argentina a 7ª posição absoluta, na competição dos automóveis. A extrema dificuldade da etapa, com dunas de areia muito mole e diversos perigos que causaram, entre outros, o abandono, após acidente, do líder da competição, Carlos Sainz, obrigaram a organização a interromper a corrida, neutralizando-a e permitindo assim a recuperação dos muitos concorrentes, parados no meio da especial cronometrada. Nessa altura já Ricardo Leal dos Santos se conseguira desenvencilhar de uma situação deveras complicada que obrigou o piloto do Pioneer Desert Team Delta Q a perder várias horas.

"Vínhamos a andar muito bem mas a certa altura ficámos presos num buraco. Como a maior parte dos concorrentes foram ficando pelo caminho que era extremamente difícil não surgia ninguém para nos ajudar e tentámos tirar o carro sozinhos", salienta Ricardo Leal dos Santos que acrescenta: "Numa manobra mais apertada, dois pneus saíram das jantes e o carro tombou de lado. A partir daí só mesmo com ajuda, mas demorou algum tempo. Não foram grandes os estragos. Percebemos que a prova estava neutralizada, pelo que procurámos uma saída mais directa e ainda terminámos antes de o controle de chegada fechar. Vínhamos logo atrás do Joan Roma, que também teve muitas dificuldades, mas acabámos por ficar à frente dele na classificação".

Eis um original, ficou num buraco, ontem na TV num alto duma duna estavam 12 atascados.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Sab Jan 17, 2009 2:53 am

ven Quandt critica organização do Dakar

Depois de tantos problemas e de tantas alterações nos traçados das etapas deste Dakar Argentina-Chile, era inevitável que as criticas não surgissem.


Sven Quandt, director da equipa X-Raid BMW, foi o último a tecer fortes criticas à organização por não ter conseguido antecipar os problemas que ontem se sentiram na etapa que ligou Fiambalá a La Rioja.

A etapa de ontem revelou-se como uma das mais complicadas da história do Dakar, apesar de ter sido encurtada e, posteriormente, neutralizada, já após o abandono de Carlos Sainz devido a um erro no road book, e diversos problemas com outros pilotos. Mark Miller, piloto da Volkswagen, chegou mesmo a questionar se os pilotos amadores alguma vez conseguiriam chegar ao fim da etapa.

"Julgo que o mais importante é que a organização deveria saber que o Verão é diferente do Inverno. E para além disso, após três etapas muito duras, poderiam ter prevenido a etapa de hoje [ontem]", referiu Quandt ao Autosport.com.

"Estou um pouco surpreendido, porque a organização deveria conhecer tudo isto um pouco melhor. Fizeram uma boa corrida, mas neste momento ainda há 90 carros e camiões atascados aos 170 km e isso é demais", continuou, referindo-se na altura a quase uma centena de competidores presos na etapa.

"Quando o tempo aquece, as dunas tornam-se muito difíceis de subir, tornam-se extremamente macias. De manhã, é quase como asfalto. À tarde, quando aquece, as dunas tornam-se muito difíceis de transpor, é difícil de acreditar no quão macia se torna a areia. É injusto para os pilotos que vão ser penalizados hoje", acrescentou, não sem antes partilhar que muitos dos pilotos acharam o road book "patético", como foi o caso de Giniel de Villiers.

"Alguns pilotos tiveram de seguir a sua própria rota e não o road book porque diziam que era estúpido", comentou Quandt, explicando, no entanto, que para si os problemas com o road book não têm sido demasiado graves. Para futuras provas, o responsável espera que a organização tenha aprendido com os problemas desta primeira edição na América do Sul.

"Julgo que eles aprenderam bastante este ano, e por certo que irão mudar. Espero que não vão no sentido oposto e tornem a prova demasiado fácil. Têm de encontrar o balanço correcto - ter um ou dois dias difíceis mas encontrar uma maneira para que todos possam terminar."
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Sab Jan 17, 2009 5:02 am

Martine Pereira: "O dia de ontem foi talvez o mais difícil do rali"





A mais dura etapa do Dakar teve ontem o seu périplo pelas "dunas brancas" numa curta especial mas muito duro: "talvez a mais difícil do rali, tal foi o desgaste" afirmava desalentado Martine Pereira à chegada - tardia, ao bivouc em La Rioja, bastante agastado: "lutamos contra a sobrevivência pelo Dakar. Cheguei a passar mais de 20 carros e, depois perdemos uma tarde para desatascar. Voltamos à corrida e nova emboscada, até que soubemos que a etapa estava neutralizada. Assim nunca mais saímos da cauda da tabela. Por vezes chegamos a andar nos limites do carro para tentar recuperar alguns lugares, para nada... Esta 12ª etapa era muito perigosa, com dunas de areia mole e já muito escavacada. O perigo estava em qualquer esquina, qualquer curva, ou até mesmo em recta. Foi muito, muito complicado cá chegar, depois de quase três noites sem pregar olho", contou o piloto da Padock Competições.

Martine Pereira partiu às 11h54, hora de Portugal, para a penúltima etapa da prova todo terreno mais dura do mundo em solo sul-americano, tendo esta 13ª especial - La Rioja/Córdoba, sido encurtada devido às fortes chuvadas que caíram na região no decorrer de ontem, ficando a especial com 220 quilómetros em ritmo mais acelerado, sendo esta uma etapa composta por troços do rali da Argentina - pontuável para a jornada do campeonato do mundo: "vamos dar o nosso melhor, até porque a motivação começa a escoar-se, depois de tantas adversidades. Aproveitar o piso rápido para animar um, pouco pode ser vitaminado para estas duas ultimas especiais antes da chegada a Buenos Aires".
Voltar ao Topo Ir em baixo
papabeer
Administrador
Administrador
avatar

Número de Mensagens : 5606
Idade : 53
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 06/06/2007

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Dom Jan 18, 2009 5:02 am






















Dakar'2009: Hélder Rodrigues vence etapa final

O português Hélder Rodrigues venceu este sábado a 14.ª e última etapa da competição de motos do Dakar'2009, com o espanhol Mark Coma a confirmar o triunfo na classificação geral.

Hélder Rodrigues (KTM) cumpriu os 227 quilómetros cronometrados da etapa (disputada entre Córdoba e a capital argentina Buenos Aires) em 1:42.37 horas, superando em 2.07 minutos o segundo classificado, o norueguês Pal Anders Ullevalseter, e o francês Ciryl Despres, vencedor do Dakar em 2007 e terceiro este sábado.

"Foi um dia muito feliz, com uma etapa muito dura psicologicamente. Na parte final do troço, o meu pneu traseiro já acusava bastante desgaste, mas cerrei os dentes, porque não queria perder o quinto lugar", afirmou o piloto da Lagos Team. Na classificação geral, Hélder Rodrigues manteve a quinta posição, com um total 54:36.44 horas, mais 2:22.11 que o vencedor.

Mark Coma, que foi o sexto na etapa final das motos, conquistou deste modo o seu segundo triunfo em um Dakar, tendo terminado a prova com um total de 52:14.33 horas, superando Despres, segundo classificado, em quase uma hora e meia (1:25.38).

Gonçalves e Prata

Em relação aos demais portugueses, Paulo Gonçalves (Honda) terminou a última etapa no 17.º lugar, conservando o 10.ª lugar na geral. Já Pedro Bianchi Prata (BMW) foi apenas 60.º, ainda assim suficiente para concluir na 30.ª posição na classificação geral.

_________________
faroeste
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.facebook.com/paulo.arroteia
papabeer
Administrador
Administrador
avatar

Número de Mensagens : 5606
Idade : 53
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 06/06/2007

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Dom Jan 18, 2009 5:08 am

O Dakar poderá regressar a África em 2010 mas Roger Kalmanovitz, encarregado das relações exteriores e da segurança da prova, considerou muito difícil voltar no próximo ano ao percurso tradicional, com passagens por Argélia, Marrocos, Mauritânia e Senegal.

"A situação que conduziu à anulação do Dakar há um ano está pior atualmente. Assim, em janeiro de 2009, não podemos dizer que vamos regressar à África tradicional", adiantou Kalmanovitz, admitindo que a prova do próximo ano se realizará novamente na Argentina e no Chile ou na zona leste do Magrebe, em países como a Tunísia e Líbia.

"Estamos a estudar esses dossiês. É efetivamente imaginável que o Dakar'2010 se dirija para países que já receberam a prova, como a Líbia e a Tunísia. Mas ainda não chegamos a nada de concreto", adiantou o mesmo responsável.

O anúncio do local da competição do próximo ano deverá ser conhecida em final de fevereiro, com Kalmanovitz a descartar, por outro lado, um eventual regresso à África Austral, onde se disputou o Dakar de 1992, com a chegada à Cidade do Cabo e passagem por Angola, Namíbia, Botsuana e África do Sul.

_________________
faroeste
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.facebook.com/paulo.arroteia
papabeer
Administrador
Administrador
avatar

Número de Mensagens : 5606
Idade : 53
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 06/06/2007

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Dom Jan 18, 2009 5:55 am

O sul-africano Giniel De VillIers (Volkswagen)) venceu hoje o Dakar, na prova de carros, terminado os 227 quilómetros do percurso Córdoba-Buenos Aires em 1.35.43 horas.

O piloto russo Leonid Novitsky concluiu a prova dois segundos depois de De Villiers, enquanto Mark Miller, colega do sul-africano na equipa da Volkswagen, terminou o trajeto 8:59 minutos depois do primeiro classificado.

“Estava muito nervoso nos últimos quilómetros e estava sempre a querer saber quantos faltavam. Mas devo dizer que este é um sentimento incrível”, declarou De Villiers no final do percurso.

_________________
faroeste
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.facebook.com/paulo.arroteia
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Seg Jan 19, 2009 11:18 pm

Piloto da Padock Competições foi 6º T2

Adélio Machado foi o melhor português no Dakar





"Ainda tive de trabalhar no dia da consagração, rebocando o Chabot nos últimos quinze quilómetros...". Foi assim que terminou para a dupla da Padock Competições, Adélio Machado e Laurent Flament o Dakar "sul-americano" com a derradeira etapa que deixou o "Lago Rosa" levou a caravana de Córdoba até Buenos Aires, com mais de duzentos quilómetros de troço cronometrado, onde muita coisa ainda podia acontecer.

E, não fosse Adélio Machado, talvez o principal piloto da Toyota France perderia o precioso lugar do pódio da categoria de produção: "numa especial em que nada tínhamos para ganhar, tivemos antes, trabalho forçado. Quando vimos o Toyota do Chabot não hesitamos em parar e reboca-lo até final. O Dakar também tem destas coisas, por vezes a classificação não é tudo, tem que haver um grande espírito de ajuda. Depois de tantos quilómetros era inglória ficar pelo caminho com a meta à vista" contou Adélio Machado que acabou por ter um dia calmo e sem percalços nos derradeiros quilómetros de uma prova tão longa e dura quanto o Dakar:

"o resultado estava feito e só tínhamos que participar nesta especial da consagração foi o sentimento de dever cumprido. O percurso era rápido e estreito, por isso, foi rolar atrás uns dos outros... Ser o melhor piloto português na primeira vez que o Dakar visita o continente sul-americano é um marco que nos fica para a história" referiu o piloto da Padock Competições que contou com a preciosa colaboração do francês Laurent Flament na navegação e os mecânicos na estrutura sedeada em Famalicão na assistência ao Toyota Land Cruiser: "formamos uma equipa fantástica, as três equipas da Padock Competições tiveram um excelente desempenho, contando com a preciosa colaboração de outros tantos mecânicos de elevada qualidade: O Rodrigues, o Borges e o Francisco que se juntaram à estrutura da Toyota France. Parabéns a todos e um muito obigado. Para o ano estarei de volta, quem sabe para cumprir o que não consegui dar este ano - vencer na categoria de produção!".
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Seg Jan 19, 2009 11:18 pm

Leal dos Santos: "Fizemos o Dakar possível"


A dupla Ricardo Leal dos Santos/Pedro Pires de Lima chegou hoje ao final do Dakar Argentina-Chile, obtendo a melhor classificação entre os portugueses na etapa.


Aos comandos de um BMW X5 o piloto inscrito pelo Pioneer Desert Team Delta Q teve uma participação marcada por diversos problemas mecânicos, mas demonstrou toda a sua rapidez, ao colocar-se por diversas vezes entre os dez mais rápidos, tendo terminado a etapa rainha da prova, disputada no deserto do Atacama, na 11ª posição.

À chegada, o piloto luso fez um pequeno balanço sobre esta edição do Dakar, primeira em solo sul-americano.

"A etapa de hoje foi apenas para cumprir calendário, já que as ultrapassagens eram impossíveis. Vim 200 e tal quilómetros atrás do buggy que partiu à minha frente. Cheguei a estar a menos de cinco metros, mas o piloto tinha também outros carros à frente e nunca me deixou passar", salienta Ricardo Leal dos Santos, falando sobre a etapa de hoje.

A nível geral, Leal dos Santos demonstrou-se satisfeito por chegar, uma vez mais, ao final de uma prova duríssima como foi esta, ainda que os problemas mecânicos tenham impedido voos mais altos.

"Este foi o Dakar possível. Acaba por ser mais um Dakar terminado. Vamos em 85.000 quilómetros de competições internacionais terminadas e sem registar qualquer abandono. Num Dakar onde a infelizmente a mecânica não quis colaborar, a nossa estatística interna diz que estivemos fora do Dakar por sete vezes. Ficámos em sítios de onde era impossível sair ou com problemas mecânicos impossíveis de resolver, mas conseguimos ultrapassar sempre essas situações. Nós fizemos o que era possível e a nossa equipa também trabalhou muito bem. Agora, quando surgem avarias que os próprios técnicos da BMW, que passaram horas de volta do carro, não conseguem descobrir, tudo se torna muito mais complicado", referiu.

"A juntar a isto, durante três dias ficámos sem assistência, porque chegávamos ao acampamento na hora de partir para a etapa seguinte. Só no dia de descanso foi possível colocar o carro em condições e aí mostrámos que era possível andar junto dos primeiros e fazer bons resultados. Creio que ficou claros que para o ano, sem os grandes problemas de que fomos vitimas e não estou a falar de pequenos problemas que acontecem a todos, poderemos estar a lutar por um lugar nos 10 ou 15 primeiros", concluiu.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Seg Jan 19, 2009 11:19 pm

Martine Pereira cumpre objectivo de terminar Dakar





"Sempre acreditei que era possível", começou por dizer Martine Pereira logo após a chegada ao final dos últimos 227 quilómetros da especial da derradeira etapa do Dakar. O dia de hoje "obrigava" a um andamento mais moderado, de forma a não deitar por terra todo o trabalho de doze longas e duras etapas:

"Arriscar seria um risco maior e, arriscar o quê? O resultado estava feito e, o objectivo cumprido. Quando saímos de Buenos Aires no dia 3 de Janeiro, só queríamos cá voltar quinze dias depois! Conseguimos, esta foi a minha maior aventura desportiva. Talvez numa próxima oportunidade possa fazer muito melhor, senti-me muito à vontade nas maiores dificuldades do percurso" adiantou Martine Pereira que teve a seu lado José Marques, um navegador: "muito profissional e com muita experiencia".

Para o "rookie" de Famalicão esta ultima tirada desenrolou-se sobre alguma apreensão, face aos últimos problemas eléctricos no Toyota: "Só queríamos terminar. Os últimos quilómetros foram de suspiro, depois de inúmeros problemas eléctricos nas três últimas etapas, problemas esses que os técnicos da Toyota não conseguiram detectar. O percurso era estreito e rolante, por isso não arriscamos e limitamo-nos a cumprir com a missão. Isto do Dakar é como dizem os mais experientes, é duro e muito duro!"
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Seg Jan 19, 2009 11:19 pm

Pedro Bianchi Prata terminou em 30º da geral

Paulo Gonçalves também brilhou no Dakar





Hélder Rodrigues foi um excelente quinto classificado no Dakar, enquanto Paulo Gonçalves encerrou o top 10, obtendo o segundo lugar na classe 450cc, atrás de David Frétigné.

Para "Speedy" "O balanço é muito positivo pois cumpri o meu objectivo de ficar nos dez primeiros e fui segundo da classe, o que tem de ser considerado bom." Pedro Bianchi Prata foi o terceiro português no final da prova, na 30ª posição da geral: "O objectivo era chegar ao fim pelo que estou feliz.", referiu.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Seg Jan 19, 2009 11:20 pm

E quanto a vocês aí em Angola.

Abram os olhos que por cá houvesse falar que o próximo é para as vossas bandas.

Abraço.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Rodas
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 336
Idade : 42
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 28/06/2007

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Ter Jan 20, 2009 1:32 am

Isso seria muito interessante!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Ter Jan 20, 2009 3:20 am

Já sabem se virem 4x4 com autocolantes da Total, são (em principio) da ASO a apalpar o terreno.

Se "apalparem" tão bem como o fizeram no Chile e na Argentina será um Dakar durinho.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Qui Jan 22, 2009 10:14 pm

Primeira mulher a guiar um camião da marca russa

Elisabete Jacinto vai guiar Kamaz


Elisabete Jacinto vai tornar-se a primeira mulher a guiar um camião da russa Kamaz, marca que recentemente conquistou a oitava vitória no Argentina-Chile Dakar.


A piloto da MAN foi convidada pelos responsáveis da própria equipa russa, para ainda este ano, estar presente em duas provas a disputar na Rússia e Cazaquistão.

Estas duas participações terão um carácter pontual, sendo que a piloto deverá prosseguir carreira ao volante do MAN, estando ainda em negociações relativamente ao programa a efectuar com o seu principal parceiro, a Medinfar, proprietária do MAN que ardeu por completo no Argentina-Chile Dakar.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Qui Jan 22, 2009 10:15 pm

Motard chegou a Lisboa esta tarde

Hélder Rodrigues: "Fazer melhor era impossível"


Hélder Rodrigues chegou esta tarde a Lisboa, de regresso do Dakar Argentina-Chile onde conquistou um brilhante quinto lugar final e a vitória na última etapa, chegando a Portugal com a convicção de "dever cumprido".


O motard luso foi recebido de forma afectuosa no Aeroporto da Portela, onde foi recebido por familiares, membros da equipa, amigos e simpatizantes, bem como pela comunicação social. No entanto, Rodrigues pensa já no futuro.

"Estou muito feliz por ter conseguido este resultado e ter vencido uma etapa. Para mim foi excelente e agora é tempo para pensar no futuro e não tempo para parar a pensar numa vitória em etapa. Quero chegar a melhores resultados. Felizmente tenho o Lagos Team, a TMN e a Red Bull que me ajudam, mas de resto é preciso ainda mais ajuda para fazer melhor que um 5º lugar. Também o facto do Ruben não ter participado fez com que a responsabilidade recaísse sobre mim", começou por referir o piloto de Sintra.

"É preciso ter a noção que lutar contra equipas de fábrica é impossível com as condições que nos proporcionaram. Fizemos um esforço enorme para estar aqui, a equipa está de parabéns porque fazer melhor era impossível." Referiu Hélder Rodrigues, acrescentando que "é precisa mais ajuda e essa também começa pelo apoio da comunicação social".

Em relação ao Dakar na América do Sul e à organização, o piloto é da opinião de que: "O rali nem sequer foi duro, mas foi principalmente perigoso, com muito pó. Penso que no geral a organização se portou bem." No entanto Hélder Rodrigues apontou algumas críticas: "Faltou um deserto a sério. Não se pode andar no meio de aldeias e vilas porque é muito perigoso para nós, é muito pó, é muita pista só com uma trajectória... que se torna muito arriscado."

Sobre o seu futuro, o piloto que completa em breve 30 anos, sente-se "pronto para começar a trabalhar já amanhã. Tenho uma prova já este fim-de-semana no Nacional de Enduro e estou preparado para iniciar 2009 com novos objectivos e com um programa mais intenso. Depois do meu acidente no Rali da Patagónia, a minha recuperação foi complicada e também foi duro não termos conseguido todos os patrocinadores que precisávamos. Espero que este ano seja melhor que 2008", asseverou o piloto, agradecendo ainda aos seus patrocinadores e à sua equipa.
Voltar ao Topo Ir em baixo
ossos
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 1429
Idade : 32
Localisation : Luanda
Data de inscrição : 09/07/2007

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Sex Jan 23, 2009 4:27 am

Jójó,
muitos parabens....devido á falta de tempo que tive para acompanhar o Dakar pela televisão, estive smp ao corrente através do tópico...

Obrigado.
Voltar ao Topo Ir em baixo
papabeer
Administrador
Administrador
avatar

Número de Mensagens : 5606
Idade : 53
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 06/06/2007

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Sex Jan 23, 2009 4:37 am

O nosso reporter "JóJó" tem realmente feito um excelente trabalho, na informação sobre o desporto motorizado pelo mundo, PARABENS.

_________________
faroeste
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.facebook.com/paulo.arroteia
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Sex Jan 23, 2009 10:49 pm

Agradeço o apoio, embora reconheça que serve de desculpa para acompanhar também as diversas provas.

Por norma só coloco informações em português por entender ser mais fácil (pelo menos para mim) e dar menos trabalho.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Lino
OffRoad 1 estrela
OffRoad 1 estrela
avatar

Número de Mensagens : 71
Idade : 57
Localisation : Cidade do Cabo - Africa do Sul
Data de inscrição : 17/11/2008

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Sab Jan 31, 2009 7:34 am

Giniel De Villiers começou a competir carros pequenos aqui em Cape Town. Primeiro com um Opel Ascona.
Depois com um Opel Kadette GSi 1600 para a competência nacional. Ganhou seu primeiro campeonato neste Opel.
Então Nissan empregou-o para conduzir uma Nissan Sentra 200 STi.
Depois voi para "Touring Cars" Nissan Sentra e entao um Nissan Primera. Foi campeão em todos estes carros.
Mudou então para off-road - Nissan 3.0 V6. Em seguida que foi à VW.
Lino
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Qua Fev 04, 2009 10:28 pm

Mitsubishi anuncia retirada do Dakar


A Mitsubishi Motors Corporation (MMC) anunciou hoje a sua decisão de se retirar do Dakar. Após 26 participações, o responsáveis da Mitsubishi Motors, que venceu a grande maratona por doze vezes, incluindo sete vitórias consecutivas, concluíram que era tempo de parar.


Fica assim conhecida mais uma vítima da crise económica mundial, que obrigou os responsáveis nipónicos a focar os seus esforços noutras áreas, tendo sido esta a razão apontada para o abandono do Dakar.
Com este, passam a cinco o número de construtores japoneses que se retiram das competições. Honda na Fórmula 1, Kawasaki no Moto GP, Suzuki e Subaru no WRC, agora a Mitsubishi no todo-o-Terreno.
Mais informação assim que possível.
Voltar ao Topo Ir em baixo
papabeer
Administrador
Administrador
avatar

Número de Mensagens : 5606
Idade : 53
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 06/06/2007

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Qua Fev 04, 2009 10:35 pm

Isto está a ficar complicado com tanta desistencia, vamos ver as consequencias destes abandonos

_________________
faroeste
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.facebook.com/paulo.arroteia
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Qui Fev 05, 2009 2:47 am

A seguir deve ser a VW, penso que não compensa o investimento só para fazer o Dakar e eles estão de olho no WRC com os S2000+.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Qui Fev 05, 2009 3:40 am

Possível projecto de Carlos Sousa no CPTT não será afectado

Racing Lancer poderão ser alugados


Uma das dúvidas que surgiu de imediato, assim que foi conhecido o abandono da Mitsubishi das competições internacionais de Todo-o-Terreno, tinha a ver com a possibilidade de Carlos Sousa levar a cabo um projecto no CPTT.


Ao que foi possível apurar pela AutoSport, não deverá ficar em perigo, sendo que brevemente, a Mitsubishi vai anunciar o que irá fazer neste particular.

Aluga-se estrutura

De acordo com Dominique Serieyes, o que irá suceder será basicamente um regresso ao passado. Deixa de haver uma equipa oficial, mas as estruturas privadas poderão "alugar" os carros e todos os meios inerentes à participação nos eventos.

Podemos tomar como exemplo a X-Raid, que "representa" a BMW no Todo-o-Terreno, mas não está ligada directamente à marca bávara. O mesmo deverá suceder com a Mitsubishi, pelo que os novos Racing Lancer deverão continuar a evoluir pelas "estradas" mundiais, resta saber com que pilotos e estrutura.

Resta agora saber que decisão irá ser tomada relativamente à Volkswagen, já que duvidamos queira ficar sozinha na luta contra privados.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Qui Fev 05, 2009 3:43 am

Segundo fontes próximas (eu mesmo) um dos potenciais clientes é de Angola.

No mail recebido pela Mitsu identificava-se pelo nick papabeer, se souberem quem é cravem-no para dar uma voltinha de Racing Lancer.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Qui Fev 05, 2009 3:50 am

Eliseo Salazar vai tripular terceiro Hummer da Team Gordon


A equipa de Robby Gordon, a Team Gordon, irá colocar em prova no Dakar 2010 um terceiro Hummer, destinada ao ex-piloto de Fórmula 1, Eliseo Salazar.


A boa prestação da equipa na mais recente edição da prova, na qual Gordon foi o terceiro e Eric Vigouroux o 13º, deu boas indicações à formação norte-americana, que reforça assim o seu empenho no rali mais duro do mundo.

"O Dakar 2009 foi muito gratificante para a nossa equipa. O que nós alcançámos foi verdadeiramente fantástico e uma prova de que já nos tornámos respeitados", disse Robby Gordon, anunciando, então, que Salazar fará parte da equipa na próxima edição.

"Acredito que com ele na nossa equipa o nosso programa sairá reforçado. (...) Concorrer com três veículos não só aumentará a nossa performance como aumenta as hipóteses de vencer o Dakar em 2010", acrescentou o líder da equipa.

A satisfação fez também parte do vocabulário de Eliseo Salazar, explicando que se sente "muito entusiasmado por pilotar pela Team Gordon num rali que cobre as rotas no meu país natal num Hummer que julgo estar perfeitamente adaptado ao tipo de terrenos do Dakar na América do Sul".
Voltar ao Topo Ir em baixo
papabeer
Administrador
Administrador
avatar

Número de Mensagens : 5606
Idade : 53
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 06/06/2007

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Qui Fev 05, 2009 4:49 am

Jójó escreveu:
Segundo fontes próximas (eu mesmo) um dos potenciais clientes é de Angola.

No mail recebido pela Mitsu identificava-se pelo nick papabeer, se souberem quem é cravem-no para dar uma voltinha de Racing Lancer.

AHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHA

Hoje não eh dia 1 de Abril

Boa tentativa Jójó

_________________
faroeste
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.facebook.com/paulo.arroteia
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Qui Fev 05, 2009 5:44 am

Mas se fosse 1º de Abril, era de peso.

Para Portugal estava previsto que o Carlos Sousa usasse o Mitsu no Campeonato mas até hoje não se sabe de nada assim que souber digo.

Abraço.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Sex Fev 06, 2009 3:36 am

Carlos Sousa: "A Mitsubishi dará uma resposta segunda ou terça-feira"


Apesar do recente anúncio da Mitsubishi em relação à sua participação no Dakar e no TT internacional, o projecto de Carlos Sousa de participar no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno com um Racing Lancer poderá ainda ir avante.


Presente na apresentação do Rali TT Ervideira, realizada ontem ao fim da tarde em Lisboa, o piloto luso explicou que ainda nada está confirmado quanto ao seu projecto, mas que ainda não existem razoes para preocupação.

"Na conversa que eu tive hoje com a Mitsubishi eles disseram que ainda não existem razões para ficar preocupado", começou por dizer o piloto, acrescentando que "oportunamente será confirmado, ou não, por escrito, a possibilidade de o carro estar pronto na primeira prova".

Em relação a uma data para saber mais em concreto, Sousa revela que essa informação será dada "segunda ou terça-feira".

"Este foi o anúncio mais pesado [da Mitsubishi] e depois vão analisar como irão prosseguir o trabalho. O que me disseram foi que, apesar de nada estar confirmado, o meu dossier continua em aberto e que não há razões para que o projecto não se concretize", concluiu Carlos Sousa.
A ver vamos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jójó
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
avatar

Número de Mensagens : 532
Idade : 54
Localisation : Carregado - Portugal
Data de inscrição : 17/07/2008

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Sab Fev 14, 2009 4:35 am

Projecto do piloto português finalmente confirmado

Carro de Carlos Sousa sai de França este fim-de-semana


Finalmente a luz-verde! Depois de alguns dias de indefinição, Carlos Sousa já recebeu, finalmente, luz-verde do Japão para o seu projecto no CPTT. O Todo-o-Terreno Nacional fica assim mais rico com a chegada prevista de um competitivo Racing Lancer, ex-equipa oficial da Mitsubishi.


Carlos Sousa confirmou ao AutoSport que "o carro sai este fim-de-semana das instalações da MMSP, em França, pelo que só terei tempo de realizar um pequeno teste de adaptação na quinta-feira em Reguengos. Vou ficar a saber onde são os pedais, como é o volante e como se abre e fecha a porta.", ironizou.

"A única ambição que vou ter para a primeira prova do Campeonato de Portugal de TT, o Ervideira será tomar o pulso aos adversários, saber onde me situo relativamente à concorrência, e adaptar-me ao carro e a equipa", referiu. Há no entanto mais uma novidade. O co-piloto irá ser Luís Ramalho, que substitui assim Andreas Schulz.
Voltar ao Topo Ir em baixo
SÉRGIO HOLANDA
OffRoad
OffRoad
avatar

Número de Mensagens : 32
Idade : 42
Localisation : Brasil
Data de inscrição : 30/01/2009

MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   Sex Maio 22, 2009 5:19 am

Pois é amigo,

O Dakar 2010 já está confirmado e será novamente na América do Sul, para maior segurança de todos e grande alegria dos brasileiros que poderão competir em maior numero.

Abraço,

Sérjão

papabeer escreveu:
O Dakar poderá regressar a África em 2010 mas Roger Kalmanovitz, encarregado das relações exteriores e da segurança da prova, considerou muito difícil voltar no próximo ano ao percurso tradicional, com passagens por Argélia, Marrocos, Mauritânia e Senegal.

"A situação que conduziu à anulação do Dakar há um ano está pior atualmente. Assim, em janeiro de 2009, não podemos dizer que vamos regressar à África tradicional", adiantou Kalmanovitz, admitindo que a prova do próximo ano se realizará novamente na Argentina e no Chile ou na zona leste do Magrebe, em países como a Tunísia e Líbia.

"Estamos a estudar esses dossiês. É efetivamente imaginável que o Dakar'2010 se dirija para países que já receberam a prova, como a Líbia e a Tunísia. Mas ainda não chegamos a nada de concreto", adiantou o mesmo responsável.

O anúncio do local da competição do próximo ano deverá ser conhecida em final de fevereiro, com Kalmanovitz a descartar, por outro lado, um eventual regresso à África Austral, onde se disputou o Dakar de 1992, com a chegada à Cidade do Cabo e passagem por Angola, Namíbia, Botsuana e África do Sul.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.youtube.com/holandape
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Dakar Argentina-Chile 2009   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Dakar Argentina-Chile 2009
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3
 Tópicos similares
-
» Periodo de migração 2009
» Larus genei deixa de ser raridade!
» Curso de Identificação de Rapinas em Sagres - 12-13, 19-20 Setembro 2009
» ObservaNatura - Birdwatching Fair 2009
» reprodução de molinésia preto

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Angola OffRoad :: DESPORTO MOTORIZADO :: Provas Todo-o-Terreno fora de Angola-
Ir para: