Angola OffRoad

Forum de Divulgação, Informação e Convivio

InícioPortalFAQRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
papabeer
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 5608

MensagemAssunto: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Sab Jul 14, 2007 10:31 am

Compartilhe aqui as suas experiencias em condução 4x4, ajude os mais inexperientes no que deve fazer e utilizar quando se encontrar em situações de apuro

papabeer
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Sex Jul 27, 2007 9:28 pm

Algumas dicas do que devem fazer em terrenos complicados.

Nunca se devem meter em zonas complicadas sozinhos, é muito provável que necessitem de ajuda.

Um dos aspectos mais importantes é conhecer as capacidades do carro, não invente, não queira que o carro faça o que não consegue.

LAMA / BARRO
É um dos terrenos mais complicados e de maior quantidade de acessórios necessários para poder enfrentar o mesmo
Recomendável:
Reduzir a potência do veículo, mantendo uma velocidade constante.

Acelerações repentinas e uma velocidade muito rápida provocam um deslizamento do carro, depois andam ali a dançar, eh fixe quando eh pouca lama e dá para brincar um pouco.
Reduzir a pressão dos pneus ajuda na limpeza, devido ao pneu ficar mais maleável e fazer uma maior flutuação.

Quando no caminho existem marcas de outros veículos, é conveniente circular pelas mesmas (ajudam a guiar as rodas), mas se as marcas forem muito profundas, é recomendável circular pela margem das marcas, lentamente e evitando deslocamentos laterais.
Não é conveniente um uso compulsivo do travão e da embraiagem, a resposta do carro pode ser inesperada.

Quando possível, tente limpar os pneus para voltar a garantir aderência.
Em descidas acentuadas, nunca trave ou carregue na embraiagem, o deslize é fatal, se sentir ficar sem aderência ou controlo do carro o melhor eh acelerar para que volte a sentir tracção e aderência, quando voltar a sentir controlo do carro, reduza novamente a velocidade.
Caso fique mesmo atolado, só há uma solução, pedir ajuda….eheheheheheh

PEDRAS / ROCHA

È recomendável usar pneus com um perfil mais alto para que o carro esteja o mais alto possível do chão, para evitar danificar os diferenciais ou as transmissões.
Convém subir a pressão dos pneus acima do normal para evitar as barrigas do pneu e um possível corte nas pedras.
Utilizar o acelerador suavemente, isso evita deslizes dos pneus e que patinem.
Passar por cima das pedras com as rodas e não com elas pelo meio do carro, um pequeno deslize no calculo da altura da pedra pode provocar danos.
Se não tem muita experiência, aconselho a fazer o trajecto de Benguela à Lucira pelo Cimo, terá uma boa oportunidade de testar a sua perícia.
Nas subidas com gravilha, engrene a mudança certa para que não tenha de trocar de mudança a meio da subida, se isso acontecer irá perder velocidade e ao arrancar novamente irá patinar, nesse caso o melhor eh descer e voltar a subir, suba em primeira ou segunda conforme o tipo de inclinação.
Nas descidas, dependendo da sua acentuação, engrene a primeira e deixe o carro descer sem usar o travão ou carregar na embraiagem, deixe o motor fazer o trabalho por si.

AREIA
É recomendável:

Manter uma velocidade constante e ligeiramente rápida, tendo em atenção os buracos que normalmente existem.
Evitar o menos possível pisar o travão, quando fizer uma paragem faça-a suavemente para evitar a criação de um monte de areia ah frente das rodas, que depois lhe podem dificultar o arranque.
No caso de perder a aderência, deixar de acelerar; para evitar enterrar as rodas, quanto mais acelera mais se enterra, se ficar enterrado acelere suavemente e vá sentindo o carro a ganhar tracção, aqui tem de ter um pouco de sensibilidade e calma, nada de impaciências, faça uma pequena marcha atrás e volte a arrancar.
Com a tracção ligada em baixas, não arranque em primeira, faz muita força e começa a cavar, ponha uma mudança mais alta e arranque suavemente.
Baixar a pressão dos pneus é a primeira medida a tomar, os pneus ganham aderência, o uso de pneus largos ajuda, não use pneus com um rasto muito profundo, tipo “mud terrain”, esse tipo de pneus são muito bons para a lama (fácil limpeza) e pedras (devido ah robustez), mas para a areia não, especialmente nas dunas do deserto (tenho experiência disso) não são aconselháveis, esse tipo de pneus devido ao seu rasto muito espaçado e profundo funciona tipo tractor e cava muito, dificultando a progressão do carro.

Esta eh a minha pequena contribuição.

papabeer

Rico
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas

Número de Mensagens : 159

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Qua Out 03, 2007 8:39 am

papabeer escreveu:
LAMA / BARRO

Em descidas acentuadas, nunca trave

Uma viatura a gasolina tem tendencia neste caso d'acelerar sozinha tenho que usar o travão.

papabeer escreveu:
AREIA
É recomendável:

Baixar a pressão dos pneus é a primeira medida a tomar, os pneus ganham aderência,

A uma pressão que e recommendada para areia, sempre baixo pressão dos meus em baixo de 1.5 bar. Assim ando sem problema, nunca tive problema em arrancar em primeira com a tração ligada em baixas. Não sei si issos ten haver com tamanho dos pneus???

R
papabeer
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Qua Out 03, 2007 7:06 pm

Amigo Rico

O uso do travão em lama, tem de ser usado com muito cuidado, fica sujeito a deslizamentos e a perda de control do carro, quando passamos em terrenos enlameados, ou passamos a uma determinada velocidade e neste caso se travarmos vamos perder de certeza o control do carro, ou passamos mais lentamente e aí o deslize do carro eh mais facilmente controlavel, só que temos de ter uns bons pneus, em descidas acentuadas eh recomendável que use o motor como travão, engrenando a 1ª mudança.

Na areia, com a pressão dos pneus abaixo de 1,5 bar não tem problemas, mas não tem necessidade em baixas de arrancar na 1ª mudança, em 2ª ele arranca facilmente, a não ser que esteja atolado, quando falo em evitar o arranque na 1ª mudança em baixas, eh devido ao facto dessa mudança ter muita força e a tendencia ser cavar na areia.

Rico
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas

Número de Mensagens : 159

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Qui Out 04, 2007 5:43 am

Obrigado por exclarecimento Papabeer.

R
Rodas
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas

Número de Mensagens : 336

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Dom Out 07, 2007 10:15 am

Aprendi uma coisa num livro que ando a ler de 4x4... já experimentei e resulta.

Em situações de ultrapassagem de vales ou degraus acentuados, fazer o seguinte:

Colocar as 4x4, redutoras (mais baixas) e colocar uma 2ª,,, é deixar o carro andar sozinho (só com o motor)...

Evitasse que se trave e o carro derrape... podem colocar os pés para trás para não terem a tentação de carregar no travão ou embraiagem... é uma maravilha... Cool

A subir é algo muito semelhante, só têm que compensar com o pé no acelerador... Se ficarem bloqueados na subia e querem descer, então colocar a marcha-atrás e á mesma em baixas, deixar o carro descer sozinho com o motor.
PJHO
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas

Número de Mensagens : 316

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Ter Jan 29, 2008 5:52 am

Aqui de Angola tenho pouca experiência.
Em Portugal já fiz umas brincadeiras.
As descidas muito íngremes têm de ser feitas com calma.
Por exemplo, eu no meu GR tenho que descer em 1ª. Normalmente os carros com motores de 6 cilindros têm relações de caixa mais longas. No meu caso concreto como tenho pneus monstros (35"x12.5 R15) o carro para a mesma rotação do eixo percorre uma maior distância, uma vez que os pneus são muito maiores do que os originais.
Só mesmo em 1ª é que consigo descer mais tranquilamente. E estou a falar de descidas a sério. As mais pacíficas, a 2ª é até curta demais, se calhar. Mas nada como ir experimentando aos poucos. Da primeira vez, é melhor ir em 1ª para ser pelo seguro. Wink

Normalmente e se ele começa a andar muito dou um cheirinho leve de travão só para contrariar, mas muito leve. O que custa é os primeiros 2 metros, e logo depois ele começa a agarrar. É nesses 2 metros iniciais que um tipo tem que manter a calma e deixá-lo ir. Se travamos pode ser muito complicado. Se ele estiver direitinho e em 1ª, não há azar nenhum!
Se o gajo começa a rabear na descida, o melhor é dar-lhe um bocadinho de acelerador para ele agarrar outra vez.
Ah, e claro, tentar ter a direcção o mais controlada possível. Nada de guinadelas.
Depois de uma ou duas vezes, um tipo habitua-se.

Acima de tudo há que conhecer bem o carro antes de se começar a "inventar", sabermos os nossos limites e capacidades, ter bom senso, e apenas fazer aquilo para que nos sentimos 100% seguros e à vontade. Há muita malta que gosta de picar - nestas alturas o melhor é desligar o som. Carregar no botão "mute" e esquecer essa malta!

Puxa!
Estou chato pa caramba!

Fixe

Um abraço.

Pedro Oliveira
papabeer
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Ter Jan 29, 2008 6:03 am

Eh nessa parte do picanço que acontecem os azares e normalmente com os mais experientes que querem mostrar que sabem e são capazes, são sempre melhores que os outros......faz parte, infelizmente...........

Cavaleiro do Asfalto
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

Número de Mensagens : 2211

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Ter Mar 09, 2010 8:27 pm

Falta falarem de passagens molhadas, ou lagos pouco (ou muito...) profundos!

Fico à espera de dicas...

- Passagens molhadas com terrenos arenosos
- Idem, sobre pedras
- Idem, mas enlameados (o mais comum, digo eu!)
- Idem, mas em que você não faz a mínima ideia o que o espera, pois não sabe a profundidade do lago, desconfia que o terreno seja mole, etc, etc
http://cavaleirosdoasfalto.planetaclix.pt/
ossos
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

Número de Mensagens : 1429

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Ter Mar 09, 2010 10:02 pm

Cavaleiro!! Epa....
Aqui o Ossos é uma beca preguiçoso para analisar charco a charco, portanto é 4H, uma abaixo e jogar na antecipação!!!

Se não resultar, vai ter de sujar!!!!
Cavaleiro do Asfalto
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Ter Mar 09, 2010 10:07 pm

Certo, Ricardo, obrigado.
ossos
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Ter Mar 09, 2010 10:26 pm

Cavaleiro,

Uma das coisas mais importantes no 4x4, e que depende directamente do condutor, é o "momentum".

Tento explicar

É talvez como fazer um ponto de embraiagem numa subida/descida!!
É aquele ponto em que um bocado de acelaração a mais e o carro avança, um bocado a menos ele descai!!

Ou seja, no momento exato, para aquele terreno, para aquele motor, para aquele peso, aplicar apenas a acelaração minimamente necessária para transpor.

Acho que é isso..
Cavaleiro do Asfalto
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Ter Mar 09, 2010 10:44 pm

Pena é que por essa Angola fora, hajam muitos que não percebem esse timing, sob muitos pontos de vista...

Falando também sobre regras de trânsito e forma de conduzir por essas estradas e picadas de Angola, conduz-se mal e porcamente, sendo directo...

Os Angolanos, regra geral, não têm civismo e parecem desconhecer as regras básicas de trânsito. Basta ver aquelas ultrapassagens pela esquerda (outra faixa), quando há filas de veículos em andamento lento, ou parados.
Nas curvas rápidas e descidas, os cemitérios dos carros e camiões que vemos junto às bermas, falam por si.

Alguns tugas, que têm a obrigação de dar o exemplo (é o que eu acho, pelo menos...), também adoptam, por vezes, comportamentos inaceitáveis, do ponto de vista cívico.

Amigos, espero que não fiquem melindrados por ser tão sincero (cada um deve vestir a capa que melhor lhe serve...), mas a sinistralidade em Angola fala por si! Feliz ou infelizmente, desconheço a existência de dados estatísticos publicados sobre o número de acidentes que se verificam, cá em Angola, mas não é difícil de perceber o caos que vai por aí...

Como se não bastassem as cabras, as galinhas, os bois, as cobras e os lagartos que atravessam a estrada, mesmo à nossa frente...

Estou certo, ou estou errado?

Desculpem o ligeiro off-topic (outra vez...)!
PJHO
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas

MensagemAssunto: A minha opinião   Ter Mar 09, 2010 10:49 pm

Cavaleiro do Asfalto escreveu:
Falta falarem de passagens molhadas, ou lagos pouco (ou muito...) profundos!

Fico à espera de dicas...

- Idem, sobre pedras
- Idem, mas em que você não faz a mínima ideia o que o espera, pois não sabe a profundidade do lago, desconfia que o terreno seja mole, etc, etc

Em relação às diferentes situações, anteriormente apontadas, não conheço "receitas" ou abordagens que resultem sempre ou da mesma maneira. Há que ir experimentando e só com essa se experiência se vai conseguindo adivinhar melhor ou prever o que pode acontecer.

O que eu acho:

Se em termos de terrenos arenosos, estivermos a falar de areia propriamente dita, o melhor é mesmo perceber qual é a envolvente. Se a areia estiver molhada e compactada, é ainda mais fácil do que areia solta, bastando baixar a pressão dos pneus e atender às regras normais de circular em areia. Se a areia estiver molhada, mas mole, significa que muito provavelmente há ali água à pele, o que pode fazer com que o jipe se afunde, as rodas ganhem vácuo e depois é o cabo dos trabalhos, mais ou menos como a lama. Nada como ir primeiro a pé ver como é que o terreno está e eventualmente tentar espetar um pau ou estaca para ver se afunda... Para mim a situação mais grave é quando por cima parece sólido, mas depois se constata que é apenas uma capa tipo crosta que se parte com o peso do jipe e por baixo é pantanoso!
O que eu faria:
Baixar a pressão dos pneus e tentar prosseguir com alguma velocidade, em 2ª ou 3ª, pelo menos e de forma constante, evitando mudanças de direcção, travagens e alterações bruscas na progressão. 1ª velocidade nunca, porque escava muito e progride pouco. Se começar a correr mal, é voltar para trás o quanto antes e rever a estratégia. Manter sempre a calma e evitar carregar demasiado no acelerador e esperar que o jipe ganhe tracção.

- Idem, sobre pedras

Sobre pedras...
Há vários tipos de trilhos pedra.
Em trilhos rolantes de pedra, cascalho e gravilha, a meu ver o melhor é ter uma pressão de pneus mais alta, semelhante à que se rola em estrada. Porquê? Porque há uma forte possibilidade de se apanhar pedras pontiagudas e afiadas que muito facilmente furam ou rasgam um pneu. Se o pneu tiver pouca pressão, garanto que irá rasgar. Relembro que se trata de trilho rolante, tipo pistas marroquinas de cascalho.
Quando nos deparamos com blocos grandes de pedra irregulares de grande dimensão, em especial a subir (tipo rock-crawling), é conveniente reduzir a pressão para que o pneu se adapte à pedra e não escorregue nem faça o jipe saltar. Tem que se atacar a pedra muito devagar e com certeza para que não bata por baixo nem resvale. Se a pedra está molhada e existe forte inclinação, a pressão deve ser ainda mais reduzida e todo o cuidado é pouco (eu fujo destas situações, porque depois do jipe começar a deslizar, muito dificilmente se consegue controlar e pode correr muito mal... Se é um bloco único com inclinação considerável, é mais fácil, sendo que a normal pressão de pneu servirá. Se estiver molhado, é melhor baixar a pressão e tentar subir depressa e de uma vez só, porque se pára a meio, já ninguém vai segurar o jipe, porque ele virá por ali abaixo... Sad
Exemplos de obstáculos de pedra seca com inclinação:
http://www.youtube.com/watch?v=OfC2zoWdkho
http://www.youtube.com/watch?v=r1LvrBvry_E
(Muito provavelmente se tivesse chovido e a pedra molhada estivesse molhada, eu não teria arriscado a subir...)

Lama há muita...
Para mim, o principal factor da lama é a altura da mesma.
Se a altura livre ao solo for superior que a altura de lama, não haverá problema de maior, porque os pneus conseguem tocar o terreno mais firme sob a camada de lama. Uns pneus de perfil alto resolvem bem a questão. Convém ter um pneu com relevo para maior tracção. Pneus de estrada não vão proporcionar bons resultados...
Na maior parte dos casos a lama que se pode chamar de lama a sério, tem alturas superiores à altura livre ao solo do jipe e ele afunda. Neste caso, quanto a mim, é ganhar balanço cá de trás, fogo à peça, tentar manter a velocidade constante e rezar para que não enterre. Se vamos devagar, vamo-nos enterrar nos primeiros metros porque não há solo firme para haver tracção, por isso quanto a mim é preciso dar-lhe algum gás. Os carros mais potentes, com maior altura ao solo e sobretudo com pneus mais largos de taco e com pressão baixa terão melhor chances de sucesso.
Aqui um exemplo:
http://www.youtube.com/watch?v=K1pQgchuqHM
Quando levantei o pé, já a chegar ao destino, o jipe não conseguiu progredir. Com pneus 35" x 12.5 R15 BFGoodrich Mud-Terrain, 2 bloqueios ligados e muita altura e mesmo assim...

-
Idem, mas em que você não faz a mínima ideia o que o espera, pois não
sabe a profundidade do lago, desconfia que o terreno seja mole, etc, etc

Eu, nessas condições, não prosseguia. Já fiquei num rio, a água entrou para o motor, habitáculo e não é nada agradável.
Se mesmo assim, se quiser avançar, o melhor é ter uma pressão média nos pneus (nem baixa como se fosse para areia, nem tão alta como se fosse para estrada), meter uma 2ª curta, entrar com confiança, mas sem exageros, procurar manter uma velocidade e aceleração constante e fazer com que a água nunca suba por cima do capot - manter aquela onda de água sempre constante sem deixar que galgue por cima do capot, mesmo que se tenha snorkel. O snorkel, quanto a mim é indispensável para quem se aventura em rios e lagos. Evitar fazer marcha-atrás, manter um mínimo de 1000 a 1500 RPM para que a pressão de escape seja maior do que a da água. Evitar andar contra a corrente. Identificar previamente o ponto de saída para que não se tenha que andar lá dentro a pensar por onde se vai sair da água. Evitar que se entre em água com o motor muito quente, bem como os discos de travão, etc, porque os choques térmicos podem danificar seriamente o jipe.
Um exemplo, mas contra a corrente:
http://www.youtube.com/watch?v=WC7LRtWJfpw
Outro exemplo, mais pacífico:
http://www.youtube.com/watch?v=lh7OcRZlfS8
Cavaleiro do Asfalto
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Ter Mar 09, 2010 11:15 pm

Excelentes dicas, PJHO, mt obrigado!

Uma dúvida: sempre que meto o Ford Everest (ou uma pick-up Ford Ranger) na areia, noto extremas dificuldades na progressão. Safo-me, mas fico sempre com a sensação de que é mesmo à rasquinha!

Primeiro - Antes de entrar na areia, meto a tracção às 4, meto as baixas e aí vou eu; quando entro na areia, o carro parece "agarrar", lentifica muito a velocidade e parece que vai perder a força a quase fazer "morrer" o motor! Acelero um bom bocado e a coisa melhor um pouco, mas só com muito esforço é que me safo

Segundo - Tenho o carro parado na areia e tenho que saír; recuo, para tomar balanço, mas passa-se o mesmo que na situação anterior, só que com um stress bem maior, já que parece que o carro não vai ter força para arrancar!
Na última vez que passei pelo mesmo, acabei de saír mesmo de marcha atrás a pareceu-me até uma melhor solução do que andar a fazer manobra para saír de frente

Problemas que tenho - Não posso baixar muito o ar dos pneus, porque, a seguir, vou para a estrada e preciso de algum ar nos pneus, para rolar a cerca de 100 à hora (quando posso, claro!) ... Como não ando com nenhum compressor, ou bomba de encher, tenho que optar por baixar a pressão de 30 libras (PSI) para 26 e pôr-me à estrada com 26, mesmo!

Segundo o que escreveram, posso estar a fazer "asneira", na areia, já que tenho utilizado sempre a tracção, as baixas e a 1ª, por ser a mais "forte", digamos assim, mas vocês dizem que devo utilizar a segunda, que é melhor....

É mesmo?
papabeer
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Ter Mar 09, 2010 11:28 pm

Cavaleiro, uma FORD RANGER não deixa ninguem ficar mal na areia, agora eh claro se não tirares ar aos pneus vais ter dificuldades.

Tirares mais ou menos pressão dos pneus tem um pouco a ver com o tipo de areia onde vais andar e também com a temperatura exterior

Se estiver a fazer muito calor e por exemplo fores para areia de praia muito fina, aí tens mesmo de tirar muito ar, deves andar nos 1,5 eh a pressão que eu utilizo, e porque ? porque o calor faz o pneu ganhar pressão, ora se andas com 2 Bar equivalente a 28 PSI passado uns metros a pressão dos teus pneus já aumentou significativamente.

Se andas em baixas, não deves utilizar a 1ª mudança, utiliza a 2ª para arrancar, e podes logo meter a 3ª, isto claro tens de saber ler o comportamento do carro.

Tens de enterrar mais algumas vezes, mas de preferencia com alguem com experiencia para te ir dando as dicas e poderes aprender.

PJHO
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Ter Mar 09, 2010 11:38 pm

Excelentes dicas, PJHO, mt obrigado!

Uma dúvida: sempre que meto o Ford Everest (ou uma pick-up Ford Ranger) na areia, noto extremas dificuldades na progressão. Safo-me, mas fico sempre com a sensação de que é mesmo à rasquinha!

Primeiro - Antes de entrar na areia, meto a tracção às 4, meto as baixas e aí vou eu; quando entro na areia, o carro parece "agarrar", lentifica muito a velocidade e parece que vai perder a força a quase fazer "morrer" o motor! Acelero um bom bocado e a coisa melhor um pouco, mas só com muito esforço é que me safo

Segundo - Tenho o carro parado na areia e tenho que saír; recuo, para tomar balanço, mas passa-se o mesmo que na situação anterior, só que com um stress bem maior, já que parece que o carro não vai ter força para arrancar!
Na última vez que passei pelo mesmo, acabei de saír mesmo de marcha atrás a pareceu-me até uma melhor solução do que andar a fazer manobra para saír de frente

Problemas que tenho - Não posso baixar muito o ar dos pneus, porque, a seguir, vou para a estrada e preciso de algum ar nos pneus, para rolar a cerca de 100 à hora (quando posso, claro!) ... Como não ando com nenhum compressor, ou bomba de encher, tenho que optar por baixar a pressão de 30 libras (PSI) para 26 e pôr-me à estrada com 26, mesmo!

Segundo o que escreveram, posso estar a fazer "asneira", na areia, já que tenho utilizado sempre a tracção, as baixas e a 1ª, por ser a mais "forte", digamos assim, mas vocês dizem que devo utilizar a segunda, que é melhor....

É mesmo?

Eu também conduzo uma Ranger aqui em Angola.
É uma atmosférica com motor 2.9 diesel.
Tem-se mostrado bastante resistente e durável, no entanto, quanto a mim, peca um pouco pela falta de potência e binário e isso nota-se muito em areia.
O que relatas ao arrancar em areia já me aconteceu. Fiquei a pensar que ia passar vergonha e atascar num sítio perfeitamente pacífico.
A única alternativa, a meu ver, é mesmo reduzir substancialmente a pressão dos pneus. Tens mesmo que comprar um compressor. Não compres daqueles que ligam ao isqueiro que normalmente se arranjam nas lojas do chinês em Portugal, ou na Bricomat, etc.
O melhor, e uma vez que tens possibilidade de adquirires esse material em Portugal, é comprares um bom compressor que pode custar uns bons 100€ ou mais, mas garanto que compensa.
Eu trouxe de Portugal um VIAIR que consegue encher os pneus todos da Ranger e ainda os do Patrol que são bem grandes. Liga à bateria. É relativamente pequeno e muito fiável.

A Ranger na areia depois de embalada, safa-se bem. No Mussulo em tempos, na altura quente, aguentou bem a 3ª curta em andamento. Já me desenrasquei de várias situações complexas. Outro problema da Ranger e da maioria das pickups no TT é serem muito leves atrás, terem pouco curso de suspensão e rapidamente ficam com uma roda levantada, ficando por isso sem tracção em caso de cruzamento de eixos. Se tivesse bloqueio de diferencial ou uma suspensão mais moldável isso ficaria resolvido, mas como é uma pickup, a suspensão deverá ser mesmo a que traz.

A questão de se arrancar em 1ª ou 2ª em areia vai de encontro ao que o Ossos dizia sobre o "momentum".
Num jipe como o Patrol, por exemplo, se arrancar em primeira, tenho logo que lhe meter a 2ª ou 3ª, senão esgaravata muito. Tem mais potência e binário do que a Ranger. Um Jimny 1.3 a gasolina que se encontram por aí, por exemplo, muito dificilmente conseguirão arrancar em 2ª curta na areia. Também já andei muito de Jimny e a dada altura no Mussulo, teve que andar sempre em 1ª porque não aguentava uma 2ª já em andamento... E os pneus estavam quase vazios. Dessa vez houve montes de furos por causa disso...
Na Ranger, provavelmente, terás que fazer um pouco de ponto de embraiagem em 1ª, até que consigas ter inércia em movimento suficiente para aguentar uma 2ª, 3ª e por aí fora.
Com os pneus de origem da Ranger, pressão a 1 Bar ou inferior, garanto que conseguirás arrancar em 2ª. Obviamente que terás que encher os pneus antes de regressar à estrada e ter muito cuidado com ferros, garrafas e outros detritos que possam aparecer na areia, a até paus...

Um amigo meu tem um Everest já com turbo e tem-se safado bastante bem na areia. Se não for turbo, é basicamente uma Ranger com uns quilinhos extra que em certa medida podem ser vantajosos (patina menos...).

Cavaleiro do Asfalto
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Ter Mar 09, 2010 11:45 pm

Obrigado, Paulo.

Mas qual é o motivo de ser uma má solução utilizar a 1ª (baixas) em areia, afinal?
Cavaleiro do Asfalto
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Ter Mar 09, 2010 11:49 pm

A Ranger que utilizei é uma 2,5 Turbo, assim como o Everest. Mesmo assim....
papabeer
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Ter Mar 09, 2010 11:55 pm

Obrigado, Paulo.

Mas qual é o motivo de ser uma má solução utilizar a 1ª (baixas) em areia, afinal?

Devido ah força que eh aplicada, origina que fiques a cavar em vez de progredires, para arrancar em 1ª baixas, deves arrancar muito suavemente, o pé no acelerador eh só para conseguires sentir o carro e ires aumentando ou não o andamento, nunca deves deixar o carro começar a cavar, para antes de enterrar, fazes uma ligeira marcha atrás e depois tentas avançar novamente

PJHO
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Ter Mar 09, 2010 11:59 pm

papabeer escreveu:
Obrigado, Paulo.

Devido ah força que eh aplicada, origina que fiques a cavar em vez de progredires, para arrancar em 1ª baixas, deves arrancar muito suavemente, o pé no acelerador eh só para conseguires sentir o carro e ires aumentando ou não o andamento, nunca deves deixar o carro começar a cavar, para antes de enterrar, fazes uma ligeira marcha atrás e depois tentas avançar novamente

Magistralmente explicado!

A primeira, em areia, faz as rodas girarem muito sem que o carro progrida.
Vai escavar e consequentemente enterrar.

Tira pressão a isso e vais ver que a areia ficará a parecer uma auto-estrada.
Cavaleiro do Asfalto
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Qua Mar 10, 2010 12:10 am

Obrigado a ambos os dois!!!!
ossos
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Qua Mar 10, 2010 12:58 am

Cavaleiro,

Creio que o problema é mesmo excesso de ar nos pneus! O pneu com essa pressão não tem grip, consequentemente patina!

E quanto á segunda velocidade, principalmente qd estiver com as redutoras ligadas 4L!!
O L é de low range, o rapport da caixa é mais curto! Arrancando em primeira, sendo a mudança tão curta, qd pressionar a embraiagem para meter a segunda já voltou a ficar estático. Se arrancar em força para lhe dar tempo para meter a segunda, provavelmente já fez pior emenda que o soneto....esforçou e cavou!!! A condução ideal offroad deve ser suave....um tokinho daqui, um tokinho dali Very Happy
Em 2º permite-lhe ganhar inercia suficiente para compensar a perda de tempo/balanço na troca da mudança seguinte!

1ª GEAR DO NOT USE IT, UNTIL U REALLY NEED IT
ossos
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Qua Mar 10, 2010 1:15 am

Cavaleiro,
O Everest andando entre as 1700rpm e as 2500rpm(acção/reacção), na areia, com a pressão ideial nos pneus, fica um avião..
Já andei num leito de rio seco, 5 pessoas e AC ligado...uma maravilha!!!
Cavaleiro do Asfalto
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Qua Mar 10, 2010 1:29 am

Obrigado, Ossos. Então, quer dizer que, quando tentar arrancar na areia, devo recuar um pouco, para tomar balanço, com menos resistência dos montinhos de areia que se formam junto às rodas e meto, então, a 2ª, com as redutoras (L) ligadas. Será isto?
PJHO
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Qua Mar 10, 2010 1:40 am

Obrigado, Ossos. Então, quer dizer que, quando tentar arrancar na areia, devo recuar um pouco, para tomar balanço, com menos resistência dos montinhos de areia que se formam junto às rodas e meto, então, a 2ª, com as redutoras (L) ligadas. Será isto?

Companheiro:
Na areia, a não ser que se tenha um daqueles aviões como os dos árabes, deve-se sempre andar em redutoras. Poupa-se a mecânica e faz-se uso devido das funcionalidades 4x4 do jipe.
O aparecimento desses montinhos só deverá acontecer quando algo correu menos bem... Uma travagem ou imobilização brusca, etc. A haver esses montinhos, aí sim, justifica-se e é aconselhável vir atrás e arrancar de forma suave e depois com esse balanço vencer os montinhos ou então procurar caminho alternativo.
Em relação ao uso da 1ª mudança curta (4L), esta deve ser usada de facto quando necessário e consoante o tipo de terreno, obstáculo, etc.
Na areia, se possível, é melhor usar mudanças a partir da 2ª curta, pelas razões já apontadas anteriormente...
Keijadas Malucas
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

Número de Mensagens : 2285

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Qua Mar 10, 2010 1:52 am

Granda tema, vai ajudar muita gente... A mim tbm Wink

Qm sabe sabe, e qm n sabe aprende...
PJHO
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Qua Mar 10, 2010 2:05 am

ossos escreveu:
(...)

1ª GEAR DO NOT USE IT, UNTIL U REALLY NEED IT

De facto, só se deve utilizar a 1ª se de facto precisamos dela, mas... precisamos dela, quase sempre, certo? A meu ver, só em determinadas situações é que não é aconselhável de todo o seu uso, como por exemplo na areia e partindo do pressuposto que o jipe em questão aguenta a 2ª. Há jipes, ou por outra, veículos com tracção 4x4 que não aguentam a 2ª curta.

Ao longo dos anos que faço TT em Portugal e também em Angola, a 1ª curta tem tido para mim muita importância.
Em descidas muito íngremes, uma 1ª curta é imprescindível para se realizar a descida em segurança e com controlo.
Em rock-crawling (obstáculos rochosos) a 1ª velocidade é de uso obrigatório e quanto mais devagar e acertadamente se conseguir progredir, maior será o sucesso.
Em subidas com grandes cruzamentos de eixos ou inclinações transversais acentuadas, a 1ª curta é de se usar para se poder controlar em pleno o jipe.
Em determinadas subidas muito, mas muito inclinadas e de pouca extensão, há jipes que só conseguem subir em 1ª.
Em pistas de Trial ou de obstáculos, é imprescindível o uso de 1ª em grande parte.
Entre muitas outras situações...

Quero eu com isto dizer que esta frase pode originar alguma confusão.
1ª velocidade, não a uses, a não ser que precises mesmo dela...

Isto faz-me lembrar os primeiros tempos em que comecei a praticar um TT mais duro, trialeiro. As teorias da moda da altura apontavam para que um Patrol GR, ou outro qualquer jipe que se prezasse, só precisasse da 2ª para arrancar e fazer tudo. Por acaso até fazia, mas só mais tarde percebi que não fazia como deve ser. Era tudo à bruta.
Criou-se uma espécie de tabu em relação à 1ª velocidade.
Felizmente que o GR é muito resistente e que nunca tive nenhum susto maior à conta disso, porque na verdade se tivesse feito muitas coisas que fiz com 2ª em 1ª, teria sido muito mais suave e discreto...

Claro está que tudo isto depende de carro para carro e de condutor para condutor.
Acho que uma boa 1ª é fundamental.
Para mim, no TT que mais gosto e que mais pratico, as mudanças mais importantes são a 1ª e a 2ª curta.

Um exemplo de uma subida feita em 2ª, sem nada ligado:
http://www.youtube.com/watch?v=ZisQ06TYMvU
Dá pica, mas é escusado... De notar o uso da 1ª na descida...

A mesma subida feita em 1ª na descontra:
http://www.youtube.com/watch?v=-DWS9MZVMxo
Na altura fiz questão de a subir devagar, exactamente para continuar a contribuir para o fim definitivo do tabu da utilização da 1ª.

Naquela rampa há jipes que sobem devagar em 2ª, mas isso depende das relações de caixa, motor, etc. Noutras situações esses jipes nas mudanças mais altas não têm rotatividade suficiente...
Cada jipe é um jipe...
Cada situação uma situação.
Cada condutor um condutor.

Para mim, não há receita certa, o que conta é o resultado final e o que se pretende alcançar e como.
ossos
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Qua Mar 10, 2010 2:40 am

Aí só vai depender da pressão dos pneus. Possivelmente se arrancar sem recuar ele vence facilmente o obstáculo......
A parte do recuar, normalmente é quando se tenta ir para a frente e não há progressão! Aí sim recorrer á retaguarda para criar a "pista" para tomar balanço pra frente!
ossos
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Qua Mar 10, 2010 2:43 am

ups....já veio fora de horas a msg Very Happy!!!
papabeer
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Qua Mar 10, 2010 3:56 am

A grande verdade eh que existem concerteza algumas técnicas a usar, mas como o PJHO diz tudo depende do Carro, do Condutor e das condições do Terreno, e mais eh muito importante conhecer bem o carro e ter a noção do que ele eh capaz.

Nada melhor do que ir para o terreno e experimentar todas as técnicas.

Vamos lá arranjar um local bom para fazermos os testes todos.

PJHO
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Qua Mar 10, 2010 4:14 am

papabeer escreveu:

Vamos lá arranjar um local bom para fazermos os testes todos.
Isso é que era!
Já sabes que podes contar comigo.
Nem que seja de enxada ou pá na mão. Tou lá!
Kupapata
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

Número de Mensagens : 1215

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Qua Mar 10, 2010 6:58 am

Bruno Barradas escreveu:
Granda tema, vai ajudar muita gente... A mim tbm

Qm sabe sabe, e qm n sabe aprende...

Keijadas malucas

come ja de regresso?

Ja podes meter fotos da Hilux para o pessoal ver, uma especie dfe apresentacao da maquina!
Cavaleiro do Asfalto
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Qua Mar 10, 2010 8:34 am

Miguel "Kupapata". Esse teu avatar piorou bué...
papabeer
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Qua Mar 10, 2010 8:37 am

Kupapata

gostei do teu avatar, só por isso mereces umas estrelas

eheheheheheheheheh

Cavaleiro do Asfalto
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Qua Mar 10, 2010 8:40 am

Prontos, tinha que vir o "lagarto" que há no Papabeer, mandar a "contra-boca"...
Keijadas Malucas
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

Número de Mensagens : 2285

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Qua Mar 10, 2010 8:47 am

Papabeer, isso n vale... Só pk estão em 5º?! Olha a batota hahahahhahahha
JColsoul
OffRoad 1 estrela
OffRoad 1 estrela

Número de Mensagens : 62

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Qui Mar 11, 2010 5:31 am

Boas Pessoal
Para complementar os interessados em saber mais do que já foi dito, sempre podem dar uma olhada neste link (http://360graus.terra.com.br/offroad/default.asp?did=4609&action=dica) tem dicas como:
» Conhecendo um 4X4 – A roda-livre
» Aprenda a abordar aclives/declives em seu 4x4 com marchas certas
» Dicas para o aventureiro que quer passar por declives radicais
» Dicas 4x4: Saiba como atravessar terrenos de areia
» Cuidados ao realizar deslocamento em praias
» Encarando inclinações com seu veículo 4x4
» Saiba como superar trechos rochosos com marcha reduzida
» Snorkel pode evitar a infiltração de água e lama no motor do seu 4x4
» Atolou seu veículo 4x4? Saiba como sair dessa usando um macaco Hi-Lift
» Atolou? Saiba como encarar na trilha de lama
» Dicas Off Road: atuação do Blocante de Diferencial Central
» Conhecendo o 4x4 - Marcha Reduzida Low Range
» Conheça a linha de pneus que a Goodyear fabrica para a prática Off-Road

Abçs
MC
mikel
OffRoad
OffRoad

Número de Mensagens : 11

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Ter Mar 16, 2010 3:08 am

papabeer escreveu:
Algumas dicas do que devem fazer em terrenos complicados.

Nunca se devem meter em zonas complicadas sozinhos, é muito provável que necessitem de ajuda.

Um dos aspectos mais importantes é conhecer as capacidades do carro, não invente, não queira que o carro faça o que não consegue.

LAMA / BARRO
É um dos terrenos mais complicados e de maior quantidade de acessórios necessários para poder enfrentar o mesmo
Recomendável:
Reduzir a potência do veículo, mantendo uma velocidade constante.

Acelerações repentinas e uma velocidade muito rápida provocam um deslizamento do carro, depois andam ali a dançar, eh fixe quando eh pouca lama e dá para brincar um pouco.
Reduzir a pressão dos pneus ajuda na limpeza, devido ao pneu ficar mais maleável e fazer uma maior flutuação.

Quando no caminho existem marcas de outros veículos, é conveniente circular pelas mesmas (ajudam a guiar as rodas), mas se as marcas forem muito profundas, é recomendável circular pela margem das marcas, lentamente e evitando deslocamentos laterais.
Não é conveniente um uso compulsivo do travão e da embraiagem, a resposta do carro pode ser inesperada.

Quando possível, tente limpar os pneus para voltar a garantir aderência.
Em descidas acentuadas, nunca trave ou carregue na embraiagem, o deslize é fatal, se sentir ficar sem aderência ou controlo do carro o melhor eh acelerar para que volte a sentir tracção e aderência, quando voltar a sentir controlo do carro, reduza novamente a velocidade.
Caso fique mesmo atolado, só há uma solução, pedir ajuda….eheheheheheh

PEDRAS / ROCHA

È recomendável usar pneus com um perfil mais alto para que o carro esteja o mais alto possível do chão, para evitar danificar os diferenciais ou as transmissões.
Convém subir a pressão dos pneus acima do normal para evitar as barrigas do pneu e um possível corte nas pedras.
Utilizar o acelerador suavemente, isso evita deslizes dos pneus e que patinem.
Passar por cima das pedras com as rodas e não com elas pelo meio do carro, um pequeno deslize no calculo da altura da pedra pode provocar danos.
Se não tem muita experiência, aconselho a fazer o trajecto de Benguela à Lucira pelo Cimo, terá uma boa oportunidade de testar a sua perícia.
Nas subidas com gravilha, engrene a mudança certa para que não tenha de trocar de mudança a meio da subida, se isso acontecer irá perder velocidade e ao arrancar novamente irá patinar, nesse caso o melhor eh descer e voltar a subir, suba em primeira ou segunda conforme o tipo de inclinação.
Nas descidas, dependendo da sua acentuação, engrene a primeira e deixe o carro descer sem usar o travão ou carregar na embraiagem, deixe o motor fazer o trabalho por si.

AREIA
É recomendável:

Manter uma velocidade constante e ligeiramente rápida, tendo em atenção os buracos que normalmente existem.
Evitar o menos possível pisar o travão, quando fizer uma paragem faça-a suavemente para evitar a criação de um monte de areia ah frente das rodas, que depois lhe podem dificultar o arranque.
No caso de perder a aderência, deixar de acelerar; para evitar enterrar as rodas, quanto mais acelera mais se enterra, se ficar enterrado acelere suavemente e vá sentindo o carro a ganhar tracção, aqui tem de ter um pouco de sensibilidade e calma, nada de impaciências, faça uma pequena marcha atrás e volte a arrancar.
Com a tracção ligada em baixas, não arranque em primeira, faz muita força e começa a cavar, ponha uma mudança mais alta e arranque suavemente.
Baixar a pressão dos pneus é a primeira medida a tomar, os pneus ganham aderência, o uso de pneus largos ajuda, não use pneus com um rasto muito profundo, tipo “mud terrain”, esse tipo de pneus são muito bons para a lama (fácil limpeza) e pedras (devido ah robustez), mas para a areia não, especialmente nas dunas do deserto (tenho experiência disso) não são aconselháveis, esse tipo de pneus devido ao seu rasto muito espaçado e profundo funciona tipo tractor e cava muito, dificultando a progressão do carro.

Esta eh a minha pequena contribuição.

papabeer

Boas !!
Achei este post muito bom !!
Obrigado papabeer pelas dicas !!

abraço
charlie oscar
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

Número de Mensagens : 624

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Ter Mar 16, 2010 11:05 am

Caros amigos, vou por aqui algumas dicas que ouvi dizer que resultam, hehehehehehe

Mas antes vou tecer um comentário relativo ás maquinas:

Como é lógico um bom motor, cx, suspensão, bloqueios entre outras pequenas grandes coisas, ajudam muito, mas também é verdade que a técnica correcta faz milagres.

E posso vos dizer que por incrível que pareça uma carrinha Nissan 2500 atmosférica, com pneus normais e suspensão de origem, sobe dunas com mais de 30 mt de altura e com inclinação superior a 10%.

Agora as dicas que eu ouvi dizer:

Para que não tem experiencia deve por as rodas do carro direitas e colocar ao centro do volante na parte superior uma fita de cor viva tipo amarelo ou vermelho para saber sempre a posição correcta das rodas.

Isto serve para os seguintes casos:

Na areia para arrancar devemos ter sempre as rodas direitas.

Quando fazemos marcha a traz devemos sempre ter as rodas direitas e manter sempre o trilho direito para que possamos facilmente arrancar a direito.

Na condução lenta na areia nunca devemos fazer viragens com mais de 25º de volante para evitar o atrito lateral das rodas.

Quando estamos em andamento e começarmos a sentir perca de potencia devemos fazer pequenas viragens ( direita – esquerda ) + ou – 10º consecutivamente pois vai sentir o carro a ganhar andamento ( mantendo a aceleração )

Quando um carro que vai em areia e de repente para não deve acelerar pois se ele estava em movimento e parou não vai arrancar se mantiver as mesmas condições.

Motivos mais comuns para que isso tenha acontecido:

Demasiada pressão nos pneus.

Mudança errada para aquela zona.

Poderá ter virado demasiado o volante.

O que devera fazer:

Reduzir a pressão dos pneus ( p. ideal para areia plana 1,5bar) ( p. ideal para dunas entre 1,3 bar a 1,0 bar) ( p. para sair de uma situação difícil 0,8bar a 0,4 bar )

Quando se anda em pressão baixa temos de ter o cuidado com as viragens, para evitar o descolar o pneu.

Quando sair da viatura verifique os rastros por de traz do seu pneu, se tiver pequenos amontoados de areia é porque você esta com demasiada pressão .

Retire pressão aos pneus, faça marcha a traz ( mantendo as rodas direitas) alguns metros e inicie a sua marcha ( mantendo as rodas direitas).

Caso não tenha verifique se o rastro frontal ao pneu esta com indicação de ter forçado a direcção em demasia.

Caso tenha forçado uma viragem que provocou o abrandamento.

Faça marcha a traz ( mantendo as rodas direitas) alguns metros e inicie a sua marcha ( mantendo as rodas direitas).

Caso não se verifique nenhuma das causas anteriores, a causa provável será a escolha indevida da mudança para aquele tipo de piso.

Faça marcha a traz ( mantendo as rodas direitas) alguns metros e inicie a sua marcha ( mantendo as rodas direitas).

Uma técnica que ajuda muito a recuperar velocidade é quando estamos a perder velocidade procurarmos pequenas descidas no terreno que nos poderão ajudar a recuperar velocidade.

A outra dica é, nunca tente arrancar em sentido ascendente por mais pequeno que seja,

Procura parar a sua viatura sempre em posição plana ou descendente.

Quando para ou for forçado a para numa subida, ao fazer marcha a traz deve procurai ir de marcha a traz até uma subida, pois ira facilitar o seu arranque e permitira ganhar mais velocidade para enfrentar a subida a sua frente.

Havia muito mais para se falar mas isto já parece um testamento.

Um abraço

Carlos Oliveira
Cavaleiro do Asfalto
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Sab Ago 21, 2010 7:01 am

Descobri mais estes vídeos interessantes, no Youtube.

Cá vão:

http://www.youtube.com/watch?v=C2wkW05Pc6c&feature=channel

e

http://www.youtube.com/watch?v=YNFacsKnswM&feature=channel

São comparativos entre diferentes diferenciais: automáticos, da marca Air Locker e sem diferencial autoblocante.

Muito interessante.

Eu digo sempre o mesmo: para quem, como eu, não percebe nada de offroad, estou a aprender, aos poucos! Este tipo de vídeos ajuda bastante a perceber as diferenças entre diferentes tipos de equipamentos para o offroad.

E como cá em Angola, quer queiramos, quer não, temos que passar por situações similares, mais tarde, ou mais cedo, mais vale mesmo saber alguma coisa sobre o que se nos espera e como nos devemos preparar para o que lá vem, não é?
PJHO
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Sab Ago 21, 2010 11:53 pm

O saber não ocupa lugar!
X. wolf
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas

Número de Mensagens : 329

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Qui Ago 26, 2010 10:24 pm

Boas,

Uma das coisas que me esta a deixar intrigado é que quase
todos os comentários postados se referem em andar na areia com a 4L ligadas.

Eu sempre que ando na areia ex: Mussulo ando sempre em 4H só
em caso de necessidade é que troco para 4L e estou a falar de andar com 4
pessoas e carga , sinto que o carro se torna mais solto e posso andar sem
esforçar mto, já na 4L por ser de mais força mesmo em 5 parece que esta sempre
em esforço, e como não gosto de ouvir o motor a esganar prefiro andar em altas.

Não sei se andando assim posso estar a dar cabo de alguma
coisa no carro?
ossos
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Qui Ago 26, 2010 10:55 pm

Simplesmente tens um carro com bom binário.
Agora...se andasses em 4H (altas) a trocar mudanças, como 2ª, 3ª, 2ª aí eu dizia que eras um nabo!!
Não andas pois não!? Very Happy

Se o teu carro em 4L, nas condições do mussulo te esgota a 5ª é porque provavelmente em 4H andas tranquilo com uma 3ª e 4ª e com o motor a reagir directamente ao acelarador...n
Não estás a falar da Nissan AX?
X. wolf
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Qui Ago 26, 2010 11:22 pm

ossos , tanto na AX ,Hardbody,Patrol ou mesmo o Jimny ando sempre em 4H e nao ando atrocar como pensas 2 a 2500 rpm e la vai ele,mesmo em 5 na 4L é a mesma rpm nao gosto de espremer o carro na arei nao tens vantagen nenhuma .
Queres andar rapido na areia vai puxando gradualmente e sem deixar patinar e sem passar as 3000 rpm tirando a 5 claro.
X. wolf
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Qui Ago 26, 2010 11:29 pm

Última edição por X. wolf em Qui Ago 26, 2010 11:47 pm, editado 1 vez(es)
X. wolf
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   Qui Ago 26, 2010 11:31 pm

mesmo que para andares a mesma velocidade na 4L terias que andar em 3 a mais de 2500 rpm enquanto na 4H so irias precisar de uma 2 a 2500 rpm, devido aos rapores diferentes nas altas ou baixas.
Certo ou errado ?
Peritos na areia.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras   

Técnicas de Condução em Areia, Lama e Pedras
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Areia de filtro de piscina?
» Calculo sobre areia
» areia de praia!!!
» Aquário com areia para filtros de piscina.
» Cachoeira de areia

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Angola OffRoad :: OFFROAD - CAMPISMO - VIAGENS - NATUREZA E PAISAGENS :: Conselhos, Dicas, Informação-
Ir para: