Angola OffRoad

Forum de Divulgação, Informação e Convivio

InícioPortalFAQRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Ajuda - Afonso filho André Couto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
papabeer
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 5606

MensagemAssunto: Ajuda - Afonso filho André Couto   Ter Fev 02, 2010 7:45 pm

Amigos do forum, foi diagnosticada leucemia ao filho do piloto de automóveis André Couto.
O garoto é uma joia de menino com quem tenho o prazer de privar. Alegre, educado e meigo são alguns dos atributos que fazem dele uma criança adorável.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Obviamente que há como ele milhares ou milhões de pessoas a sofrer de leucemia, mas eu nunca senti esse problema tão próximo.
A minha consciência relativamente a esse assunto aumentou quando bateu na porta ao lado (somos vizinhos, o André Couto foi um dos treinadores do Luís e o Afonso brinca e joga futebol com o meu filho).
A forma de ajudar o Afonso e outras pessoas é tornar-se dador de medula
óssea. Não custa nada, basta dar sangue num centro de dadores.

Para quem vive no Brasil e pretende dar uma ajuda pode recolher nesta página todas as informações úteis
e para os que vivem em Portugal encontrei esta página [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Não encontrei nada relacionado com este assunto em Angola!
Se estiverem em Portugal ou forem lá passar uns dias não deixem de ajudar o Afonso e outras crianças com Leucemia.
O dadores ficam registados numa base de dados internacional e podem salvar uma ou varias vidas em qualquer parte do Mundo.

Aceitem um abraço sentido.
Armindo Sá Silva

S.O.S. - ANDRÉ COUTO

O infortúnio parece ter batido à porta do piloto português, radicado no Oriente de há vários anos a esta parte, onde vem competindo e construindo a sua carreira no campeonato Japonês de GT.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Esta semana a revista «AutoFoco» noticiou que o filho de André Couto, o pequeno Afonso com a tenra idade de 6 anos, está infelizmente acometido de leucemia necessitando imperiosamente de um transplante de medula óssea que possa debelar o seu problema de saúde.

É nestas alturas que a solidariedade não pode nem deve ser palavra vã, até porque nenhum nós nem aqueles que não são mais próximos estamos a salvo de problema igual.

Para possibilitar que o transplante seja realizado em condições de resolver o problema ao pequeno Afonso, há que encontrar um dador com a máxima taxa de compatibilidade possível.

Essa pessoa posso ser eu, pode ser você caro colega de fórum, pode ser qualquer pessoa sem o saber.

Ajudar nesta matéria o Afonso Couto - insisto, 6 anos de idade e toda uma vida pela frente - não é um bicho de sete cabeças.

É tão simples, fácil e indolor como uma simples recolha de sangue para análise.

Ajude por isso a arranjar um dador compatível no sítio:

No site que a seguir lhe forneço, existe uma lista de clínicas de todo o
Mundo, onde pode saber se é compatível.

Transformemos pois este fórum numa cadeia de solidariedade, uma vez que o André Couto está a passar seguramente por uma fase especialmente dolorosa da sua vida pessoal e precisa do apoio e ajuda de todos nós.

Para já, divulgue-se massivamente esta ideia através da mailing list de cada um de nós, pois o passa-palavra pode vir a revelar-se decisivo.

Fonte:

Amigos do forum vamos dar mais uma razão à razão das nossas vidas ajudando o Afonso e outras pessoas com o mesmo problema.

Abraços.
Armindo Sá Silva

Kupapata
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

Número de Mensagens : 1215

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Afonso filho André Couto   Ter Fev 02, 2010 9:47 pm

Papa,

E nos ca em Angola como podemos ajudar?
Cavaleiro do Asfalto
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

Número de Mensagens : 2211

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Afonso filho André Couto   Qua Fev 03, 2010 7:13 am

Não sei se alguém (algum médico, talvez) me pode esclarecer, mas disseram-me que, por estarmos numa região considerada de risco (muitas doenças transmissíveis e muitos agentes transmissíveis de doenças, de que a malária é apenas um exemplo), não podemos ser dadores (neste caso, de sangue, não sei se este eventual "impedimento" é extensível aos dadores de medula óssea).

É correcta esta afirmação?

Isso é mesmo aplicável mesmo para quem nunca ficou doente (malária, ou outra)?

Isso não pode ser considerado sermos marginalizados, ou é apenas (boa) prevenção?

Qual a opinião abalizada de quem realmente sabe algo sobre o assunto?

E quanto a doar medula óssea, o que é que é necessário, em que condições é que o podemos fazer e aonde?
http://cavaleirosdoasfalto.planetaclix.pt/
Armindo Sá Silva
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

Número de Mensagens : 606

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Afonso filho André Couto   Qua Fev 03, 2010 7:25 pm

Amigo Cavaleiro do Asfalto a tua questão é pertinente e já tenho resposta no que diz respeito à colheita de sangue. Quanto à doação da medula após uma análise ao questionário que o potencial dador preenche os técnicos avaliam da capacidade da pessoa poder ser ou não dador.

A) Quanto à doaçao de medula óssea:

Quem pode ser dador?

Todas as pessoas saudáveis que tenham entre 18 e 45 anos podem inscrever-se pela primeira vez como voluntários para a dádiva de medula óssea. A dádiva pode ser feita até aos 55 anos se não houver doenças inter correntes que a contra-indiquem. Quando uma pessoa se inscreve pela primeira vez deve fazê-lo até aos 45 anos.

O que é necessário para se ser dador de medula óssea?
Preencher o inquérito clínico, depois do inquérito ser analisado será colhida uma amostra de sangue para análises em que serão então estudadas as características tecidulares que vão permitir a comparação ulterior com os doentes que necessitem de transplantação. Depois desta fase o dador é inscrito na base de dados CEDACE e aguarda que algum dia haja um doente igual. O dador poderá estar anos sem nunca ser chamado. Pedimos para que não desista e, note que isto é muito importante, O DADOR DEVE COMUNICAR AS MUDANÇAS DE ENDEREÇO OU TELEFONES... se não o fizer, no dia em que for necessário poderá não se conseguir o contacto. [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

B) Quanto ao sangue:

13) Você nunca poderá ser doador de sangue se:

Tem ou teve um teste positivo para HIV.

• Teve hepatite após os 10 anos de idade.
  • Já teve malária.
  • Tem doença de Chagas.
  • Recebeu enxerto de duramater.
  • Teve algum tipo de câncer, incluindo leucemia.
  • Tem graves problemas no pulmão, coração, rins ou fígado.
  • Tem problema de coagulação de sangue.
  • É diabético com complicações vasculares.
  • Teve tuberculose extra-pulmonar.
  • Já teve elefantíase.
  • Já teve hanseníase.
  • Já teve Calazar (Leishmaniose visceral).
  • Já teve brucelose.
  • Tem alguma doença que gere inimputabilidade jurídica.
  • Foi submetido a Gastrectomia total.
  • Foi submetido a Pneumectomia.
  • Foi submetido a Esplenectomia não decorrente de trauma.
  • Se foi submetido a transplante de órgãos ou de medula óssea.

Para mais detalhes, porque há outras limitações apenas temporais, ou seja, não definitivas, consultem o site: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Saudações.
Armindo Sá Silva

Última edição por Armindo Sá Silva em Qua Fev 03, 2010 7:38 pm, editado 1 vez(es)
Armindo Sá Silva
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Afonso filho André Couto   Qua Fev 03, 2010 7:29 pm

Quanto à doação de medula ossea devido às dúvidas que são levantadas pela maioria das pessoas, copiei com a devida autorização um texto do Blog do meu amigo João Gomes [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] que diz o seguinte:

"A recolha de medula, ou na fase inicial os testes de compatibilidade, podem ser feitos sem recurso a qualquer tipo de intervenção cirúrgica. A compatibilidade pode ser feita através de uma simples recolha de sangue. No caso de se mostrar compatível com o Afonso, ou qualquer outra pessoa em necessidade, o dador decide se quer fazer a doação e como a quer fazer. Existem dois métodos. O mais conhecido, e mais antigo, passa por uma pequena intervenção cirúrgica, com anestesia, onde é feita a punção dos ossos da bacia para remover uma porção de medula (a medula é renovável, sendo possível doar mais do que uma vez). Este processo é o que mais impede as pessoas de se tornarem doadoras. No entanto, hoje em dia existe um outro processo que passa pela recolha de sangue, sem qualquer tipo de intervenção cirúrgica. Digamos que será um processo semelhante (não me agridam, estou a usar isto só como exemplo) à hemodiálise, onde o sangue sai do organismo por um braço, passa por uma máquina que remove as células necessárias, e volta a entrar no organismo do dador pelo outro braço. Previamente o dador terá de tomar uma medicação que estimula a criação e concentração das células necessárias para o transplante.
Estas informações podem ser consultadas no website do Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão (Centro de Histocompatibilidade do Norte) ([Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]).

Abraços.
Armindo Sá Silva
papabeer
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Afonso filho André Couto   Qua Fev 03, 2010 8:26 pm

Vai ser muito dificil encontrar alguem em Angola que nunca tenha tido malária, a não ser pessoal novo na banda.

Cavaleiro do Asfalto
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Afonso filho André Couto   Qua Fev 03, 2010 11:04 pm

Ora bem, o meu problema é precisamente esse!

Eu já tive malária uma vez, faz agora 10 meses. Foi pouco (1 por campo), mas foi o suficiente.

Pergunto (não fiquei esclarecido, desculpa, Armindo): não podendo ser doador de sangue, ainda assim, poderei ser dador de medula óssea? Se percebi bem, por já ter tido malária, não posso ser nenhum dos dois, certo?

Outra pergunta (meramente rectórica, caso se confirmem os meus receios, relativamente à primeira pergunta): tenho os 45 anos já feitos; significa isso que ainda poderei (poderia...) ser dador, ou já estou fora, por já ter feito os 45?
Armindo Sá Silva
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Afonso filho André Couto   Qua Fev 10, 2010 3:17 am

Amigo Cavaleiro eu penso que as restricoes aos dadores de sangue sao muito mais exigentes que as dos dadores de medula ossea. Mas como estou a especular vou informar-me melhor.

Quanto `a idade, ela varia de pais para pais.
Em Portugal restrigem a idade dos dadores aos 45 anos .
Em Hong Kong o limite de idade vai ate os 65 anos.

Armindo Sá Silva
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Afonso filho André Couto   Qua Mar 17, 2010 1:39 pm

Campanha para ajudar o Afonso conta com apoios de peso.
Mas até agora não apareceu o tal dador compatível.
Quem sabe serás tu?
Ajudem este candengue e não só porque o registo como dador é internacional.

Abraços.
Armindo Sá Silva
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Afonso filho André Couto   Seg Maio 31, 2010 7:44 pm

O filho do André Couto, o Afonso fez no dia 30 de Maio de 2010, sete anos de idade.

Como prenda antecipada, o Afonso recebeu o transplante de medula óssea na madrugada do dia 21.
O processo decorreu com tranquilidade. Ainda não é possível adiantar mais nada. As próximas duas semanas serão determinantes e muito delicadas.
Só então poderemos saber como está o Afonso a reagir ao transplante.
Para continuar a ajudar o Afonso p...odemos mantê-lo nos nossos pensamentos, nas nossas orações ou concentrar energias positivas e em conjunto desejar que recupere rapidamente e sem complicações.
Nos nossos pensamentos estão também todas as crianças que continuam á espera de dador compatível, pelo que continuaremos a divulgar esta causa.

papabeer
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Afonso filho André Couto   Seg Maio 31, 2010 8:19 pm

Espero que tudo corra bem ao Afonso e que passe a ter uma vida saudável e feliz

Boa Sorte Afonso

Cavaleiro do Asfalto
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Afonso filho André Couto   Seg Maio 31, 2010 9:30 pm

Desejo-lhe uma vida nova e que tudo corra bem e com saúde.
Jorge Sa
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas

Número de Mensagens : 240

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Afonso filho André Couto   Qui Nov 04, 2010 8:36 am

Boa noite

Infelizmente o filho do André Couto acabou por morrer hoje.

Nesta hora de dor, os meus sentidos pêsames, a família.
FORÇA André, a vida continua.

Jorge Sá
Fabio Bafana
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas

Número de Mensagens : 329

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Afonso filho André Couto   Qui Nov 04, 2010 9:30 am

os meus pesames e coragem...
Cavaleiro do Asfalto
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Afonso filho André Couto   Qui Nov 04, 2010 10:37 am

Notícia muito triste e que ninguém deseja receber!

Obrigado, Jorge.

Os sentidos pêsames a toda a família.

Estamos de luto e solidários com a dor da família Couto.
Kupapata
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

Número de Mensagens : 1215

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Afonso filho André Couto   Qui Nov 04, 2010 5:58 pm

Meus pesames a Familia Couto,

E que a alma do Afonsinho descansa em paz.

Desejo muita força ao André e sua Familia. Sad
Carlos Mendonça
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas

Número de Mensagens : 364

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Afonso filho André Couto   Qui Nov 04, 2010 7:08 pm

Sentidos pêsames.

Força André e familia, estamos juntos nesta hora de dor.

Carlos Mendonça e família
ludy chaves
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

Número de Mensagens : 524

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Afonso filho André Couto   Qui Nov 04, 2010 7:55 pm

muito triste...
os meus sentidos pêsames e muita coragem a familia.
http://www.clubedasrodas.blogspot.com
Keijadas Malucas
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

Número de Mensagens : 2285

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Afonso filho André Couto   Qui Nov 04, 2010 8:13 pm

Os meus sentimentos a familia, força e muita coragem, não é facil...
Armindo Sá Silva
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Afonso filho André Couto   Sab Nov 06, 2010 4:47 am

Carlos Macedo E Couto pai do André Couto deixou esta mensagem no Facebook
Citação :
O nosso Jedi partiu para outra Galáxia, mas para continuar a sua luta pela mesma causa. Deixou-nos aqui na Terra com a missão de continuar o trabalho dele.
A todos atribuiu uma nova missão: Cada um tem de trazer 3 amigos nossos para se registarem como novos doadores de medula óssea.
Amanhã, 6ª Feira, às 17:30, haverá uma cerimónia na Capela Funerária da Igreja da Srª da Hora.
Não traga flores. Traga doadores.
papabeer
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Afonso filho André Couto   Sab Nov 06, 2010 5:01 am

O FORUM ANGOLA OFFROAD e eu em particular expresso aqui os meus sentidos pesamos a toda a familia.

Armindo Sá Silva
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Afonso filho André Couto   Ter Nov 16, 2010 9:01 pm

Citação :
O meu amigo e piloto André Couto esteve presente este fim-de-semana no circuito de Fuji, Japão, poucos dias após a morte de seu filho. Por parte dos outros pilotos, chefes de equipas, fãs e jornalistas, o carinho e alento transbordou o seu coração. André Couto teve um comportamento desportivo sensacional, tendo na partida ultrapassado quatro carros adversários e ao fim de umas tantas voltas conquistara sete lugares. Os pneus do seu Toyota Lexus voltaram a traí-lo, mas o mais importante é que a sua presença em Fuji, na companhia de sua mulher e filha, demonstrou uma vontade férrea de prosseguir uma carreira brilhante. André Couto vai estar presente no programa de corridas do Grande Prémio de Macau no próximo dia 21. Força, meu!

notícia retirada do blog [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Cada vez mais admiro o profissionalismo do André Couto...
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Afonso filho André Couto   

Ajuda - Afonso filho André Couto
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» ajuda pf acelerar ciclagem e morte subita
» Pedido de ajuda Pombo-bravo Columba oenas
» Ajuda na identificação da espécie
» Duvida sobre calopsita. ajuda!
» Tartaruga ajuda outra a virar-se (video)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Angola OffRoad :: OUTROS ASSUNTOS :: Assuntos Diversos-
Ir para: