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 GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010

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mcapela
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Dom Jul 11, 2010 6:02 am

zbrskz escreveu:
mcapela escreveu:
OLá Amigos

Confesso que me custa ouvir alguem falar em ganhos brutais num NA mantendo internals OEM, falta saber OEM de que motor , podem ir buscar essa potencia a cams ???? só ???? metam la as JUN 3 todas Xptos... nao chegam lá.

Quando o amigo zbrskzdiz que ganhou 27% de potencia á roda !!!! meus deus, com OEM internals ? caixa e diferencial OEM do EP3!!!!!! muito dificil
esses 27% á roda significam mais de 40% á cambota, estando a 20cvs dos carros do BTCC ? aqueles motores saõ muito trabalhados e de OEM internals nada teem e além disso sao sempre abertos e mudados umas peçinhas que berram com muita facilidade, havias caixotes delas na Sando e castro ... nos 2.0 NA chegam-se facilmente aos 310 Cvs, mas não internals OEM

cumps
MC

Caro mcapela,

O amigo "zbrskz" (login que me dá acesso directo a qualquer forum sem ter que fazer 1001 tentativas com logins diferentes) é um alias para "Luis Fernandes" que pode ver ai no vídeo com o número 2 logo atrás do 86 (onde está instalada a câmara).

1. Os internals do meu motor são 100% stock do K20A2, quem corre em Angola conhece bem a dificuldade que é colocar um carro em todas as provas, e mais dificil, acabá-las todas. Como tal, a fiabilidade é o principal objectivo, e para isso acredito que o bloco deve permanecer inalterado;

2. O carro em questão não tem cams, ou melhor, tem as cams de origem;

3. Os 27% de potência à roda são reais, quem me conhece, sabe que não "brinco" com "números";

4. 27% de potência não representam mais potência à cambota, antes pelo contrário: Proda = Pmotor - Pdissipada, mantendo a potência dissipada (que não é o caso, mas cuja alteração é desprezavel para estas contas), um incremento na Proda, implica um incremento menor na Pmotor. Dou-lhe um exemplo, se o carro de origem tem Pmotor=200cv, e a 135km/h uma dissipada de 20cv, a Proda é naturalmente de 180cv, 180 + 27% = 228.6cv, se somar os 20 de dissipada, obtem 248.6cv, o que representa um ganho de 24.3% sobre a potencia de motor;

5. Caso os números ainda lhe façam alguma confusão, até lhe dou mais: o ano passado, ano em que corri com ECU stock por obrigação de regulamento, o motor na zona de potência máxima fazia AFs de 11.5. Quem conhece este motor, sabe que ele é "asmático" de origem, e como tal, restringimo-nos a resolver-lhe o problema de "falta de ar". Como tal, os AFs subiram dos falados 11.5 para 14.5, sabe o que isso representa?

6. Se vir o video com atenção, vai perceber o que esse Honda 2 (o "amarelinho") foge dos restantes que lhe seguem, podera, andam os "coitados" com "menos 27% de potencia à roda". É "kit de unhas"?, claro que não!, é nas rectas que foge, e acelerar a direito todos nós o sabemos fazer, mais, é um dos dois Hondas que corre de semi-slicks quando todos os outros (por perto) usam full slicks, como tal, dificilmente curvaria mais rápido;

7. A polémica instala-se, porque sim, de facto está a uns 20-25cv dos carros wtcc, se é que de facto "só" têm os 275cv anunciados, mas aparentemente já há hondas que ultrapassam e bem os tais 275cv ...

Um abraço,

Luis Fernandes

Caro Amigo Luis Fernandes

Depois da sua explicação, que me desculpel mas mais ainda menos acredito no manter tudo stock no seu motor, pode ter a potencia que quiser, fazer os calculos que quiser, mas com apenas ECU nao mete numca na vida mais 27% de potencia a roda, com a caixa de origem, nao mete voçê nem ninguem... e em especial com as cams de origem do K20 e não as que muitos dizem que são de origem mas são as de origem do DC5...

Que me desculpe mas nem o K20 nem nenhum motor honda sofre de falta de ar, o que eles sofrem é de gasolina a mais em Altas e uma pessima exaustão.

Acredita que tenham ganho mais alguma potência da que vem de origem, mas quer que alguem que percebe alguma coisa de carros, acredite que num NA apenas com uma Eletronica ,vais ganhar 50 cavalos.... ou seja 275 -25 = 250 Cvs... num turbinado ou comprimido com eletronica sim agora numca num NA
Assim como numca acreditei que os ctrs do BPI cup, ( eu tenho um) tivessem alguma vez 215 cvs, mas alguem ganha 15 cvs. com um filtro ranhoso e uma linha de escape, sem alterar os coletores ... esse sim o principal problema dos honda. a unica mudança visivel é essa.

Honda acima dos 275cvs. claro que há e muitos, mas não com o motor stock.

cumps
MC
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mcapela
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Dom Jul 11, 2010 6:11 am

zbrskz escreveu:
expresso escreveu:
Por outro lado, em track-days, os S2000 costumam bater os CTR.

Por isso mesmo não acredito que o facto de não se verem muitos S2000 a competir esteja relacionado com questões de performance/fiabilidade.

A motorização do S2000 (F20C), que é muito diferente do EP3 (K20A), é uma verdadeira obra de engenharia, nem o mais recente FD2 (Type-R Japonês) com os seus 225cv de origem chega perto ...

Eu continuo na mesma, trocaria de bom grado o meu EP3 com "seja lá com os cavalos que tem" por um S2000 de 240cv stock ...

Sabia que o F20 tem como base k20...!!! e esta.
Esse motor está puchado ao máximo e é nesse motor mantendo NA que mais cuidado se tem de ter pois torna-se fragil.
O FD2 não chegar perto depende... existe varios videos em UK e não só que provam o contrario, e se formos para piso mulhado então as coisas mudam muito de figura.

Em Track days os S passarem os R , é parcialmente verdade , em primeiro lugar 99% dos S que la andam não estao stock, embora digam que estão mais isso já não é defeito é virtude, em segundo lugar tirando os R ex-bpi cup é raro haver la outros,
Paulo, o S é um excelente carro, tem os seus problemas se for posto a competição , são reparacoes muito caras, e para melhor mais se gasta ainda. independentemente de tudo sabes que para mim o melhor S que andava no estoirl era o do Fili, melhor preparado e mais bem conduzido no entanto os tempos não quebraram numca a barreira dos 2.0 minutos...

cumps
MC
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Dom Jul 11, 2010 7:32 am

Capela,

Há algum S2000 realmente preparado para competição, em Portugal?

Mesmo o carro do Fili, por muitas alterações que pudesse ter em cima, continuava a ser um carro de estrada.
Acho eu, mas para ser sincero, nunca prestei atenção ao que esse carro tinha e não tinha.

Quais os tempos dos CTR da Veloso Motorsport no CNV?
Quais os tempos dos CTR do BPI Cup?


Abraços.
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Dom Jul 11, 2010 11:56 am

mcapela escreveu:
zbrskz escreveu:
expresso escreveu:
Por outro lado, em track-days, os S2000 costumam bater os CTR.

Por isso mesmo não acredito que o facto de não se verem muitos S2000 a competir esteja relacionado com questões de performance/fiabilidade.

A motorização do S2000 (F20C), que é muito diferente do EP3 (K20A), é uma verdadeira obra de engenharia, nem o mais recente FD2 (Type-R Japonês) com os seus 225cv de origem chega perto ...

Eu continuo na mesma, trocaria de bom grado o meu EP3 com "seja lá com os cavalos que tem" por um S2000 de 240cv stock ...

Sabia que o F20 tem como base k20...!!! e esta.
Esse motor está puchado ao máximo e é nesse motor mantendo NA que mais cuidado se tem de ter pois torna-se fragil.
O FD2 não chegar perto depende... existe varios videos em UK e não só que provam o contrario, e se formos para piso mulhado então as coisas mudam muito de figura.

Em Track days os S passarem os R , é parcialmente verdade , em primeiro lugar 99% dos S que la andam não estao stock, embora digam que estão mais isso já não é defeito é virtude, em segundo lugar tirando os R ex-bpi cup é raro haver la outros,
Paulo, o S é um excelente carro, tem os seus problemas se for posto a competição , são reparacoes muito caras, e para melhor mais se gasta ainda. independentemente de tudo sabes que para mim o melhor S que andava no estoirl era o do Fili, melhor preparado e mais bem conduzido no entanto os tempos não quebraram numca a barreira dos 2.0 minutos...

cumps
MC

Boa Noite

Qualquer xuneiro das vasco ou VRI tem o seu type R NA com 240/250cv so depende do investimento, nao andam em track days pq o gozo deles é andar a direito.e para ir para os circuitos e ser humilhado não fica bem para os pintas do bone.ja basta serem trucidados pelas ibizas tdi nessas corridas de rua..
Sendo assim achas dificil com conhecimento e bom material um bom NA ter esse valor hoje ,mesmo em Angola??
Ha 6 anos já havia pelo menos um com 300cv, mas este de NA nao tinha nada, destes carros está tudo inventado, agora ver filmes como este da ukltima corrida??só podem andar todos a dormir..ou então deixa andar que somos todos amigos e andamos aqui para fumar umas e dar umas gazadas nuns " circuitos"
Os Honda do CNV andaram nos 57, 56 no estoril.mas ha 6 anos.hoje um bom turismo anda nos 50s
Para os diferentes campeonatos de turismo na europa os S2000 nao podem ser homologados..

Cumprimentos
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zbrskz
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Dom Jul 11, 2010 2:29 pm


mcapela escreveu:
Sabia que o F20 tem como base k20...!!! e esta.


Vejo que de facto é entendido no assunto, ora vejamos:

1. O F20 não tem como base o K20, o K20 iniciou produção (2001) depois do F20 (1998), quanto muito, seria o F20 a "base" do K20;

2. O F20 é um motor super quadrado 87x84mm vs 86x86mm do K20

3. A cambota do F20 e todo o bottom end é tão diferente da do K20 que qualquer semelhança entre os 2 seria pura coincidência, seja pelos apoios, ou pelas capas de biela que têm quase +2mm que as do K20;

4. Os pistons e bielas do F20 nada têm a haver com as counter parts do K20, o processo de fabricação e a qualidade das mesmas é absolutamente necessária para aguentar a velocidade linear necessários aos regimes em que o F20 opera, não é à toa que se encontram pistons e bielas forjados no F20, utilização de FRMs nas camisa dos cilindros, etc ...

5. O K20 tem I-VTEC, ou seja, para além dos dois perfis de cam (low&high cam) cujo ponto é mundialmente conhecido como VTEC, existe o sistema VTC (admissão regulavel 0-50º) no K20, sistema absolutamente estranho ao K20. Toda a cabeça do F20 é substancialmente diferente, começando nas cams, molas, resultando numa cabeça bastante mais eficiente - cerca de +7-8% de eficiência que o K20;

6. O F20 faz binário máximo (@7500) depois da potência máxima do K20(@7400) tal não são as "semelhanças" de eficiência e construção dos motores ...

7. O K20 acima das 8500 começa a ter problemas de válvulas, bielas, falta de óleo, enfim, um número infindável de questões, já o F20 pode andar o ano todo a correr entre as 8000-9000rpms que não dá problemas de fiabilidade, problemas com o F20 começam depois das 9200;

8. O volante de motor, borboleta, colector de admissão de escape, injectores, bomba de óleo são diferentes no F20, enfim, são tantas as diferenças que até custa a enumerar ... Aliás a única coisa que encontro igual em ambos os catálogos são ... as guias das válvulas!

9. Quanto à electrónica ... Ui!, são dois filmes completamente diferentes ... um pede 23º de avanço às 8000 no seu melhor perfil de cam, já o outro está nos 28º, na mesma rotação o F20C pede 2786 de "gota" quando o K20 está a pedir 2349, será uma das razões por onde aparecem os 240 vs 200? ...

mcapela escreveu:

Esse motor está puchado ao máximo e é nesse motor mantendo NA que mais cuidado se tem de ter pois torna-se fragil.


Pois deve ser isso ..., com a qualidade acrescida dos materiais e cuidado na construção só pode mesmo ser mais "fragil" ... "Errados" andam aqueles que correm com F20Cs com +270cv a levá-los constantemente às 9000 e que no final do ano pouco mais fazem do que trocar filtros e óleos ...

E "certos" aqueles que "deitam" K20s por insistirem em fazer +8500rpms .... muitas vezes a ... direito!

mcapela escreveu:
Depois da sua explicação, que me desculpel mas mais ainda menos acredito no manter tudo stock no seu motor, pode ter a potencia que quiser, fazer os calculos que quiser, mas com apenas ECU nao mete numca na vida mais 27% de potencia a roda, com a caixa de origem, nao mete voçê nem ninguem... e em especial com as cams de origem do K20 e não as que muitos dizem que são de origem mas são as de origem do DC5...


Só demonstra o cuidado com que lê os meus posts ..., nalgum lado eu escrevi que o valor referido era obtido apenas com electrónica?. Mas posso garantir-lhe que apenas electronica sobre “mecanica stock + CAI + linha supersprint” são "só" +8.5% de potência à roda ..., e já agora, só por uma admissão CAI sabe que pode ganhar 6.5%???, pelo menos em Angola com IATs de 33º e 80% de humidade ... E não são “cálculos”, são RESULTDADOS!. Já se interrogou porque razão falo em potência à roda numa realidade onde o banco de potência mais perto deve ficar para os lados de Windhoek?, porque binário à roda, ou melhor, DIFERENÇAS de binário à roda é a única coisa que consigo medir fiavelmente (erro <2.5%). E garanto-lhe que não há alteração que faça que não seja devidamente medida ...

E continuo a não perceber a incompatibilidade de valores à roda com a caixa de origem ..., mas eu de facto só posso não entender nada disto ..., a evolução do meu carro em pista só pode ter sido resultado de um número infindável de “acasos” ...

Quanto aos internos, e cabeça no que diz respeito às cams, e devo dizer-lhe que gosto pouco de me repetir, sim, estão 100% de origem.

Para qualquer interessado na matéria, meia duzia de pesquisas na net onde pode encontrar uma boa dúzia de excelentes forums de discussão e evolução de K20s é o suficiente para saber ou APRENDER que com internos stock pode-se chegar aos 270cv com colector de admissão, borboleta, admissão, escape e cams. Relativamente a fiabilidade, bom, isso é uma questão totalmente diferente. Como alguém referiu é tudo uma questão de $$$. Díficil é fazê-lo como nós o fizemos, com um orçamento reduzidíssimo, a ter que estudar cada $200 investido em peças, mesmo assim provámos que tal é possivel e ainda não chegámos às cams. Foram muitos meses de estudo e testes, não foi um COPY&PASTE de kits completos testados e comprovados mas que infelizmente custam milhares, por vezes, dezenas de milhar de dolares.



mcapela escreveu:


Que me desculpe mas nem o K20 nem nenhum motor honda sofre de falta de ar, o que eles sofrem é de gasolina a mais em Altas e uma pessima exaustão





Pois, como refere, eu de facto não sei percebo nada do assunto, para quê falar em numeros de eficiência volumétrica ou valores de AF?! ....



A ser assim, compreendo perfeitamente a sua dificuldade em entender onde e como foram obtidos os nossos resultados.



Boa noite.
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mcapela
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Dom Jul 11, 2010 10:45 pm

Paulo.

Os tempos do BPI CUP rondavam, entre os 1.58.9xx que foi o record , obrido pelo Miguel Neto em condições preparadas, e os 2.06.xxx o normal seria rodar nos 2.02

Quando aos da VR2, o carro mais rapido que por lá andou era o do Miguek Freitas, esse sim a vlta de 250 Cvs. mas como se costuma dizer por aqui com o motor todo ratado, cabeça toda mexida, cams da schrink feitas de encomenda e não com tudo stock, como querem fazer parecer, irei confirmar mas pelo que julgo chegou a fazer 1.54 quando passou a usar jante 17 e com relações de caixa todas alteradas.


Amigos NOS.

Andam por ai alguns Type-R com esse valores, mas nenhum com internals stock e cams de origem...

Caro amigo Ferreira.

Desdobre-se em exlicações que quiser, com cams de origem e linha de escape e CAI e eletronica NINGUEM no mundo mete 50 cavalos num NA, seria bom seria...

Boas corridas.

CUmps
MC
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Kupapata
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Dom Jul 11, 2010 10:50 pm

Pessoal este topico esta quente!Hehehehehehehe
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Seg Jul 12, 2010 10:07 am

Mas está muito interessante, embora eu não perceba nada do que estão para aí a dizer ... lol! lol!

Mas está uma troca de ideias muito util para quem saiba entender o assunto

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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Seg Jul 12, 2010 8:04 pm

Papabeer, não és o único!

Eu tb não pesco nada dessas conversas de Cam's, cambotas, centralinas, etc.

Por isso nem vou entrar na discussão técnica, nem sei de que lado está a razão.
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Seg Jul 12, 2010 11:23 pm

Héhéhé......

Já somos 3 a não perceber nada, só sei acelerar e fazer umas curvitas, mesmo assim já não tenho pedalada para me colar.

Por isso este ano fiz equipa com o Luís, porque desculpem-me lá mas nunca vi ninguém igual a ele com os números o teclado parece um brinquedo nas mão dele........ Além de já ter mostrado também que é um excelente Piloto

Agora se provarem no terreno que os números dele estão errados, aí também sei que ele é homem para pedir desculpas pelo engano....lol......

Ricardo põe mas é o Honda a roncar de novo e vamos acelerar.....

Vem aí as boas provas ainda, o que importa é falarem mal ou bem é sinal que somos importantes... É sempre o que digo...

Mas vá até está interessante este debate piquem-se lá mais um pouco pelo menos temos como o que nos entreter há noite.

Amigo e companheiro Luís escreve mais números que els ficam com os olhos em bico, olha e que tal um gráfico....Héhéhé.... Brincadeira......
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Ter Jul 13, 2010 12:49 am

A única prova dos nove é um banco de potência em condições.

Onde é que ele está?
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Ter Jul 13, 2010 4:08 am

Pois, porque no asfalto não está a dar...lol......
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Ter Jul 13, 2010 2:44 pm

Rui Ferreira escreveu:
, mesmo assim já não tenho pedalada para me colar.

Discordo, ora vejamos: correste numa condição física indiscritível, estás ainda a fazer uma adaptação a semi-slicks depois de uma época completa de full slicks (o que requer uma coragem desmesurada), com um motor ainda em rodagem, sem electrónica, com pneus usados na 2ª manga e mesmo assim aguentas a pressão de pilotos como o Bruno Martins???, eu creio que fizeste as tuas melhores 2 corridas de sempre! ....

Rui Ferreira escreveu:

Ricardo põe mas é o Honda a roncar de novo e vamos acelerar.....

Absolutamente!, detesto ver hondas parados!, principalmente os mais rápidos ...

Rui Ferreira escreveu:

Amigo e companheiro Luís escreve mais números que els ficam com os olhos em bico, olha e que tal um gráfico....

Os teus desejos são ordens:



Como pequena "legenda":

1. ralantim-2800: ganho de 0%, o "testador" vulgo "eu" de tão azelha que é, que ainda está a aprender a acelerar a direito ...

2. 3000-4000: ganhos 11-4%, fruto dos pistons Wisec forjados especialmente para Angola na fábrica da FATA em Viana utilizando a mesma taxa de compressão de 16.5:1 dos últimos dieseis turbo de 3ª geração common rail;

3. 4500-6500: ganhos 8-27%, fruto da cambota made by Charlie Oscar em Inox EN1.4547 de 2.735Kg de peso com soldaduras em Aero finish para melhorar os balanços;

4. 6500-8500: ganhos 24-37%, fruto das bielas (roubadas à Mugen F1) e melhoradas pela Auto-Passarinho (que achou que apesar de estarem testadas para 20,000rpms não serviam para a nossa utilização, e como tal foram melhoradas à mão com o seu martelo de estimação);

5. Claro, que para nada disto teria sido possivel sem a utilização de capas de biela e cavilhões especialmente estudados para este "portento de evolução", cujos materiais estão ainda no segredo dos Deuses. Mas posso adiantar que são utilizados alguns "materiais" extraidos das nossas Palancas (tenhum animal foi ferido ou molestado durante o processo de fabricação!).
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Ter Jul 13, 2010 2:59 pm

expresso escreveu:
A única prova dos nove é um banco de potência em condições.

Onde é que ele está?

Hummm ...., não propriamente ....

Um banco de potência é uma excelente ferramenta de desenvolvimento, variáveis praticamente constantes, seguro e rápido de testar ... Mas o melhor teste é sempre a pista, sem a 2ª dificilmente se maximiza o potencial de um carro. A razão é simples, condições "irreais"!, como exemplo os intakes (temperaturas de admissão), num NA por cada aumento de 10ºC implica uma redução de cerca de 7cv ao motor num carro com 200 de base. Certo que as normas fazem correcções, mas há muitas variaveis que influenciam alterações no comportamento de um carro em condições reais.

Se no inicio de tudo isto disse mal da vida por não ter um banco de potência por "perto", a verdade é que hoje até prefiro fazer tudo em pista, a grande diferença, é que num banco testo um setting em 10s e na pista leva-me quase 4mins ... :S

Abraço,

Luís
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Ter Jul 13, 2010 3:26 pm

zbrskz escreveu:



Como pequena "legenda":

1. ralantim-2800: ganho de 0%, o "testador" vulgo "eu" de tão azelha que é, que ainda está a aprender a acelerar a direito ...

2. 3000-4000: ganhos 11-4%, fruto dos pistons Wisec forjados especialmente para Angola na fábrica da FATA em Viana utilizando a mesma taxa de compressão de 16.5:1 dos últimos dieseis turbo de 3ª geração common rail;

3. 4500-6500: ganhos 8-27%, fruto da cambota made by Charlie Oscar em Inox EN1.4547 de 2.735Kg de peso com soldaduras em Aero finish para melhorar os balanços;

4. 6500-8500: ganhos 24-37%, fruto das bielas (roubadas à Mugen F1) e melhoradas pela Auto-Passarinho (que achou que apesar de estarem testadas para 20,000rpms não serviam para a nossa utilização, e como tal foram melhoradas à mão com o seu martelo de estimação);

5. Claro, que para nada disto teria sido possivel sem a utilização de capas de biela e cavilhões especialmente estudados para este "portento de evolução", cujos materiais estão ainda no segredo dos Deuses. Mas posso adiantar que são utilizados alguns "materiais" extraidos das nossas Palancas (tenhum animal foi ferido ou molestado durante o processo de fabricação!).

PS: Não foi utilizada qualquer electrónica nestes testes porque os seus resultados são "mínimos" e como tal obviamente negligenciaveis!
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Ter Jul 13, 2010 9:14 pm

Luís,

E como é que comprovas com exactidão os cavalos que tens, através do andamento em pista?

Podes facilmente provar que o teu carro tem mais cavalos que outros carros, mas isso não serve para provar números exactos.

Acho eu....

Assim sendo, acho que o banco de potência é o mais exacto de todos os testes.

Mas como já disse, eu de mecânica pouco ou nada percebo, por isso só me resta fazer perguntas Smile
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Ter Jul 13, 2010 9:18 pm

Vou copiar o Ricardo, com uma pequena alteração...
Vou por o Honda a fumar um "Charro" e a ouvir música "rock", antes das corridas.....depois.....aquilo é que irá "for".........Quanto ao kit de unhas...'tou lixado"....'tá coçado
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Ter Jul 13, 2010 11:02 pm

MOURA

Monta um deposito extra para a SAMBILA e vais ver que aumentas os cavalos, as eguas, e nem precisas de electrónica, a SAMBILA já vem com a electrónica made in Angola.

Isso do Kit de Unhas, deixa isso para os mais novos, eles eh que gostam de pintar as unhas, o teu kit de unhas eh a experiencia e "rato velho" que de vez em quando deixas os putos a dizer "esse kota eh fod...do"

De resto vai-te divertindo e curtindo as corridas

eheheheheheheheh


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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Ter Jul 13, 2010 11:21 pm

cota moura agora foste apanhado..
mas a 1º opção é a melhor.
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Qua Jul 14, 2010 1:54 am

Para quando a promeça da APDML de criar um open para a 3ª idade.
hehehehehehehehehe
Já tenho a maquina pronta só estou a espera do arranque desse OPEN, designado Open 2.00 +de 40.
hehehehehe.
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Qua Jul 14, 2010 1:58 am

Amigo...podes contar comigo para te treinar........kakakakaka
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Qua Jul 14, 2010 2:01 am

obrigado, já sabia que podia contar com isso.
um abraço
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Qua Jul 14, 2010 2:05 am

Já avisei que vou fazer um upgrade ao Honda/piloto
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Qua Jul 14, 2010 2:09 am

Moura , devo advertir que a maquina tem a cambalhota feita por mim a mão em aço inox, com 500cv, e um burro ao volante ninguem nos ganha hehehehehehehe
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Qua Jul 14, 2010 2:12 am

Vou fazer um upgrade neste intervalo até ao Lubango.....vou tirar 10 Kgs ao piloto kakakakakaka
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Qua Jul 14, 2010 2:32 am

Mau, mau,

isto anda prá-qui história, um vai tirar 10kg, outro faz cambalhotas á mão!!!

Cheira-me a pa....ces, modernices, desculpem.
Até ao Lubango.
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Qua Jul 14, 2010 2:45 am

...mas, posso explicar o método....e posso garantir que apenas a feijoada sobre
“dobrada stock + arroz + linha cominhos” dão "só" cá uma potência à tripa ..., que nem imaginas.....

Mas verdadeiramente não é aconselhável...pois a feijoada faz binário máximo (@7500) depois na potência
máxima do intestino ás (@7400) é cá uma turbulência...
..

Aconselho umas canjinhas, porque aí já são uns filmes diferentes, ficamos parecidos com aquele piloto do carro nº 2 (o que acho difícil, mas não custa tentar) e depois já podemos zunir bué.....
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Qua Jul 14, 2010 2:50 am

Mouro-Mouro escreveu:
...mas, posso explicar o método....e posso garantir que apenas a feijoada sobre
“dobrada stock + arroz + linha cominhos” dão "só" cá uma potência à tripa ..., que nem imaginas.....

Mas verdadeiramente não é aconselhável...pois a feijoada faz binário máximo (@7500) depois na potência
máxima do intestino ás (@7400) é cá uma turbulência...
..

Aconselho umas canjinhas, porque aí já são uns filmes diferentes, ficamos parecidos com aquele piloto do carro nº 2 (o que acho difícil, mas não custa tentar) e depois já podemos zunir bué.....

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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Qua Jul 14, 2010 2:52 am

O piloto do carro nº 2...mandou-me ....à feijoada...e disse quem bem posso comer canjinhas que não chego lá...kakakakakaka
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Qua Jul 14, 2010 3:03 am

expresso escreveu:
Luís,

E como é que comprovas com exactidão os cavalos que tens, através do andamento em pista?

Podes facilmente provar que o teu carro tem mais cavalos que outros carros, mas isso não serve para provar números exactos.

Acho eu....

Assim sendo, acho que o banco de potência é o mais exacto de todos os testes.

Mas como já disse, eu de mecânica pouco ou nada percebo, por isso só me resta fazer perguntas Smile

Olá Paulo,

Há numeros que são números e não passam disso ... De facto, a melhor forma de aferir um motor em termos de "números" é um banco de ensaio ..., mas o que me interessa ter um motor de "300cv" se depois não metemos 200 no chão?, razão pela qual me estou burrifando para o suposto valor de potencia do meu ou dos outros motores.

É por isso que considero que a melhor ferramenta para efeitos de evolução são as medições de diferença de potência à roda, esse sim é um "número" muito real, e bem mais interessante para a nossa "realidade".

Quanto a provar seja o que for pelo andamento em pista, o cota Moura que aida por ai (Very Happy) que diga de sua justiça ...

Torna-se dificil em falar de numeros absolutos sem nunca ter medido o carro. As incógnitas são a potência base e a dissipada. Quanto à base, nunca vi um K20A a medir em MAHA menos de 187cv de motor ...

Relativamente à dissipada, é bastante mais ambiguo ... a 100km/h tem um valor, a 200 tem um outro substancialmente maior, e garanto-te que o 2º é bem mais que o dobro do 1º! Very Happy

Essa é a razão pela qual dou total beneficio da dúvida ao carro do Ricardo, eles podem ter arranjado forma de reduzir substancialmente a potência dissipada (drag power), o que justificaria e de que maneira a diferença nos andamentos, e a ser assim, dou-lhes os meus mais sinceros parabéns!, trabalharam melhor do que nós ... Wink

Um abraço,

Luis
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Qua Jul 14, 2010 8:41 am

Este meu companheiro até a mim me baralha os olhos, hehehecom estas "dissipadas e afins"....lol......
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Qua Jul 14, 2010 12:02 pm

Tu tá calado que tambem vais correr no OPEN dos + de 40
e não estou a falar de kg.
Na nossa idade quer nos carros quer nas mulheres já desperdiçamos mais do que usamos hehehehehehehe
Então eu pergunto , para que querer mais do que já temos?
hehehehehehehehehehehehehehehehehehehehe.
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Qua Jul 14, 2010 12:13 pm

Esta ultima distina-se ao Lubango para o nosso amigo Carlinhosssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
e desejo a todos uma potencia dissipada reduzo ida para poderem por os cavalos no seu devido sitio, para que depois não venham dizer que perderam potencia na derrapagem e na falta de atrito das unhas dos pés.
Quem quiser pode por graficos de desempenho aqui no forum mas mais tarde tera de apresentar provas de que são reais, e não uma historinha a zé zé Camarinha.
hehehehehehehehehehehehehehehehe
PS: Não enviar comentarios sobre o tamanho dos rapóres.
hehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehe
Nem comentarios de sub alimentação com nitroagra.
hehehehehehehehehehe
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Qui Jul 15, 2010 12:13 am

epá, estou em curto
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Qui Jul 15, 2010 5:24 am

Citação :
Como pequena "legenda":

1. ralantim-2800: ganho de 0%, o "testador" vulgo "eu" de tão azelha que é, que ainda está a aprender a acelerar a direito ...

2. 3000-4000: ganhos 11-4%, fruto dos pistons Wisec forjados especialmente para Angola na fábrica da FATA em Viana utilizando a mesma taxa de compressão de 16.5:1 dos últimos dieseis turbo de 3ª geração common rail;

3. 4500-6500: ganhos 8-27%, fruto da cambota made by Charlie Oscar em Inox EN1.4547 de 2.735Kg de peso com soldaduras em Aero finish para melhorar os balanços;

4. 6500-8500: ganhos 24-37%, fruto das bielas (roubadas à Mugen F1) e melhoradas pela Auto-Passarinho (que achou que apesar de estarem testadas para 20,000rpms não serviam para a nossa utilização, e como tal foram melhoradas à mão com o seu martelo de estimação);

5. Claro, que para nada disto teria sido possivel sem a utilização de capas de biela e cavilhões especialmente estudados para este "portento de evolução", cujos materiais estão ainda no segredo dos Deuses. Mas posso adiantar que são utilizados alguns "materiais" extraidos das nossas Palancas (tenhum animal foi ferido ou molestado durante o processo de fabricação!).

Boa Tarde

Tambem soube de fonte segura, que mandas te vir um fundo plano em TITANEO especialmente concebido para o type r e com especificaçôes proprias para a temperatura e humidade Angolana, so isso deve ter melhorado uns 2 s por volta.

Cumprimentos
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Qui Jul 15, 2010 7:59 pm

Txiiii..
Aqui há mesmo malta que se estica!! Dediquem-se á pesca! Isso trás divorcio!
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Qui Jul 15, 2010 8:59 pm

hiiiiiii,
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Sex Jul 16, 2010 12:25 pm

Eu nao posso dizer que sou um leigo de todo em mecanica, pois tenho alguns conhecimentos em: virar volantes (para os dois lados); engrenar mudancas e troca-las; fazer pontos de embraiagem; acelerar; travar; e ainda atesto meticulosamente tanques de gasolina. Chamem-me engenheiro se quiserem, mas eu, ainda assim, acho que posso ir mais longe.

JCC
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Sex Jul 16, 2010 2:12 pm

NOS escreveu:
Boa Tarde

Tambem soube de fonte segura, que mandas te vir um fundo plano em TITANEO especialmente concebido para o type r e com especificaçôes proprias para a temperatura e humidade Angolana, so isso deve ter melhorado uns 2 s por volta.

Cumprimentos

Caro NOS,

O post em causa é para falar do que "não tenho", não do que "tenho" ou o que vou "ter"! Razz

Luis
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Sex Jul 16, 2010 2:16 pm

Carvalho escreveu:
Eu nao posso dizer que sou um leigo de todo em mecanica, pois tenho alguns conhecimentos em: virar volantes (para os dois lados); engrenar mudancas e troca-las; fazer pontos de embraiagem; acelerar; travar; e ainda atesto meticulosamente tanques de gasolina. Chamem-me engenheiro se quiserem, mas eu, ainda assim, acho que posso ir mais longe.

JCC

Este "gajo" mata-me .... Very Happy:D:D

Não sei se propriamente pelo "humor", ou pela absoluta capacidade de gozar com o pessoal, no seu único modo "stealth" ...

BRAVO!

Abraço,

Luis
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Sex Jul 16, 2010 2:20 pm

charlie oscar escreveu:
Tu tá calado que tambem vais correr no OPEN dos + de 40
e não estou a falar de kg.
Na nossa idade quer nos carros quer nas mulheres já desperdiçamos mais do que usamos hehehehehehehe
Então eu pergunto , para que querer mais do que já temos?
hehehehehehehehehehehehehehehehehehehehe.

Fds, a ler isto nesta sequência era capaz e jurar que estavas a falar do "Ruizinho" ..., +40, onde?, só se for em garra!, em idade não é de certeza Razz
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Dom Jul 18, 2010 7:23 am

charlie oscar escreveu:
Tu tá calado que tambem vais correr no OPEN dos + de 40
e não estou a falar de kg.
Na nossa idade quer nos carros quer nas mulheres já desperdiçamos mais do que usamos hehehehehehehe
Então eu pergunto , para que querer mais do que já temos?
hehehehehehehehehehehehehehehehehehehehe.

Fds, a ler isto nesta sequência era capaz e jurar que estavas a falar do "Ruizinho" ..., +40, onde?, só se for em garra!, em idade não é de certeza




Pois, também estava a ver se ele sabia de alguma coisa que não sei....lol...... É que nem no tamanho....háháhá....

Abraço e ........
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Seg Jul 19, 2010 8:44 am

ui!
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Seg Jul 19, 2010 9:20 pm

ehehehehehhe

O Paulo Diogo escreveu a sua primeira mensagem neste forum, tem andado só a ler, mas desta vez escreveu 2 letras e um ponto de esclamação.

ahahahahahahahahahhaha

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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Seg Jul 19, 2010 11:51 pm

Amigos, era para o Carlos do Lubango, mas aplica-se a todos a cima dos 40.
Quanto ao JCC, eu sabia que tu sabias muito de carros mas longe de mim pensar que sabias tanto, podias abrir um post aqui no forum e partilhar com a malta esse acumular de conhecimentos de tantos anos.
um abraço
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Qua Jul 21, 2010 3:27 am

Isto está muito calmo...

Não há mais nada para falar sobre o Honda pretinho c86 ?!
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Qua Jul 21, 2010 3:48 am

NOS escreveu:
Ja tou a ver a Schnitzer ou a Honda UK a vir a outra banda contratar esse mecanico que tem esses "segredos" num 2.0cc NA ...

Caro NOS,

Se tiver boas relações com esses tais de "Schnitzer" e "Honda UK", faça lá o especial favor de lhes falar no meu carro e no meu mecânica, para ver se eles o levam mesmo... è que o homem está farto de me pedir aumento salarial e eu já farto de o aturar porque ele bebe mais que trabalha e eu não tenho mais kumbu porque gastei tudo que a Sonangol disponibilizou, em pneus slick, grades de cerveja e garrafas de Nitro.
Nós agradecíamos!

Abraço,

RS
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Qua Jul 21, 2010 4:52 am

R.Sequeira escreveu:
Caro NOS,

Se tiver boas relações com esses tais de "Schnitzer" e "Honda UK", faça lá o especial favor de lhes falar no meu carro e no meu mecânica, para ver se eles o levam mesmo... è que o homem está farto de me pedir aumento salarial e eu já farto de o aturar porque ele bebe mais que trabalha e eu não tenho mais kumbu porque gastei tudo que a Sonangol disponibilizou, em pneus slick, grades de cerveja e garrafas de Nitro.
Nós agradecíamos!

Abraço,

RS



Eh eh, queremos saber como foi mesmo repartido o orçamento, confessa, foram mais de 50% nas "grades", né?!

Abraço,

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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Qua Jul 21, 2010 4:57 am

isso já são dados que não posso divulgar... TOP SECRET
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Qua Jul 21, 2010 7:53 am

R.Sequeira escreveu:
Isto está muito calmo...

Não há mais nada para falar sobre o Honda pretinho c86 ?!

Nope, o pessoal agora prefere falar dos "quarentões" ....

Very Happy:D:D
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   Qua Jul 21, 2010 8:57 am

Por falar em quarentões, recebi uma dica que alguns dos hondas não estão a andar muito, não devido a falta de potencia, mas sim porque os pilotos adormecem ao volante, é claro que o informador não disse nomes para proteger a sua integridade fisica.
Quanto a mim espero voltar as pistas em breve, e ja estou a comprar um medicamento que me foi aconselhado pelos pilotos mais novos para me manter acordado, mas ainda não encontrei em nenhuma farmacia, pois elas dizem não conhecer esse medicamento " SAMBILA"
um abraço
Carlos Oliveira
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MensagemAssunto: Re: GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010   

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GP APDML II ( Autódromo Luanda ) - 27 Junho 2010
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