Angola OffRoad

Forum de Divulgação, Informação e Convivio

InícioPortalFAQRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Alerta - Pesca em Luanda

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
QuintaViana
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas

Número de Mensagens : 313

MensagemAssunto: Alerta - Pesca em Luanda   Qua Jun 23, 2010 9:42 pm

Recebi este email e achei por bem dar a conhecer à comunidade nautica em geral. Julgo já estar a circular por alguns meios, mas nunca é demais passar este tipo de informação. desculpem os erros ou omissao de caracteres, mas foi assim que recebi e penso que se percebe bem

Caros amigos

No s畸ado dia 5 de Junho de 2010, eu e o meu primo Moutinho fomos pescar de barco para os lados dos Palmeirinhas.

Sa匇os do Clube ADM por volta das 8h30m, contorna-mos a ponta do Mussulo e tomamos o rumo de 270コ+-. Ao virar-mos a ponta do Mussulo vimos como quase sempres alguns pescadores em chatas pescando o cachucho. Mas neste dia chamou-me ・aten鈬o o facto de numa das chatas estarem 4 homens simplesmente parados a olhar para terra sem linhas na 疊ua. Achei muito estranho mas n縊 comentei com o Moutinho.

Normalmente as 3,8mil rota鋏es demoramos 30 minutos deste a ponta do Mussulo at・chegar ao nosso primeiros ponto de pesca dependendo do mar, mas neste dia o mar estava muito calmo. Chegados ao destino, lan軋da a ancora e ap alguns peixinhos (cachuchus e 2 garoupas), passadas quase duas horas, eu vejo uma chata a aproximar-se vinda de Luanda, na rota habitual dos pescadores.

Passados alguns minutos verifiquei que o nosso barco deve ter sido visto pelos homens da chata pois eles corrigiram a direc鈬o paralela ao nosso barco e dirigiram-se para n. Fiquei mais atento, tendo inclusiv・parado de pescar e notei que eles abrandaram a velocidade da chata e come軋ram a aproximar-se em zig zag, como se estivessem a corricar, isso deixou-me muito despcnfiado, 縊 por causa do corrico, mas porque s・no momento em que nos viram no mar. Fui ao meu saco das coisas e retirei do pl疽tico a minha arma e verifiquei como estava e po-la ao lado de mim. Tudo isto sem o meu amigo Moutinho se aperceber de nada.

A chata com mais ou menos 5 metros aproximava-se e vimos que a mesma se chamava "TODA A VERDADE" e tinha um fundo azul pintado e as letras pareceram ser em branco. Trazia uma grande bandeira novinha da Republica na proa. Vinham 4 individuos pescadores (presumo), muito jovens, todos na ordem dos 18 a 24 anos. Tr黌 tinham gorros na cabe軋 (prov疱elmente por ser cacimbo e estar frio). Diminuiram a marcha quando se aproximara e perguntaram se estava a dar peixe, ao que respondemos que n縊, fizeram sinal de adeus e poucos metros depois de terem passado por n no sentido sul, deram invers縊 do barco e aproximara do nosso a・ 30cm, desligaram o motor da chata e queria agarrar o nosso barco, gritei que n縊 agarrasem o nosso barco e se afastassem, Dois deles que estavam perto de mim devem ter visto a arma acho eu) e disseram logo "ninguem agarra" e "vamos embora".N縊 foi necess疵io pegar na arma nem amea釿-los com a mesma. O barco deles ficou a・uns 20 mts afastado enquanto o homem do motor muito nervoso tentava por o motor a trabalhar s・o conseguindo ・4ェ ou 5ェ v黝. Ainda perguntei o que queriam de n e a resposta estupida de um deles foi "era s・para vermos a corrente" isto sem nexo, logo de seguida o motor pegou e foram-se embora para sul. N縊 vi nenhuma arma com os jovens.

Conclus縊: Acho que o facto de eu e o Moutinho termos cabelos e barba branca e estarmos na casa do 60 anos a mais de 3 milhas das costa, foi um convite a uma abordagem que n縊 sabemos que objectivos teria e quais as consequ麩cias que poderia trazer. A r疳ida mudan軋 de direc鈬o do barco deles e encosto ao nosso barco elucida isso, ・injustific疱el e denuncia algo mais grave, achei tambem estranho naquela chata n縊 ter um mais velho ou mais idoso e serem s・jovens.

Desconhe輟 se j・houve algum caso em Luanda de abordagem e assalto, ou, intimida鈬o a troco de algo. Realmente quem est・na pesca n縊 leva muitos valores, mas 灣 vezes os motivos de muitos crimes s縊 injustific疱eis. Alerto as pessoas que andam no mar ・pesca que tenham cuidado e andem sempre acompanhados de pelo menos 3 pessoas e se possivel armados.

Depois do que acontecei, comentei com o Motinho a chata que vimos na ponta do Mussulo com os 4 homens em pescar seria esta e j・podeiram estar ・espera de saber se ia m barcos amadores para sul. Por sorte neste s畸ado s・o nosso barco foi cedo para a pesca desportiva para sul, n縊 vimos mais nenhum barco de recreio, s・ mais tarde j・no regresso a Luanda perto das 14h ・que vimos um barco de recreio e j・a 15 minutos da ponta do Mussulo nos 100mts de fundo.

Bom foi isto, fiquei feliz por nada de grave ter acontecido, mas senti-me na obriga鈬o de alertar as pessoas que v縊 para o mar longe para irem precavidos com o minimo de seguran軋.
Vasco Soares
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas

Número de Mensagens : 736

MensagemAssunto: Re: Alerta - Pesca em Luanda   Qua Jun 23, 2010 11:08 pm

Amigos

Isto é um aviso muito importante !!!

Alerta - Pesca em Luanda
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Pesca excessiva ameaça maior peixe da Amazônia
» Açores/Mau Tempo: Proteção Civil alerta para chuva forte e trovoadas em sete ilhas
» Gaivota de cabeça preta anilhada porto de pesca da Póvoa
» Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes
» Mergulhão-de-crista (Podiceps cristatus) com Lúcio...

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Angola OffRoad :: NAUTICA E PESCA :: Pesca-
Ir para: