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 O primeiro WRC(*) de sempre!

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Jójó
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MensagemAssunto: O primeiro WRC(*) de sempre!    Dom Maio 01, 2011 8:37 am

A verdadeira História do primeiro WRC(*) que não enferrujava.



Produzido pela Sachsenring em Zwickau, na antiga Alemanha Oriental, na República Democrática da Alemanha (RDA), entre 1957 e 1991.


O Trabant (companheiro de viagem em alemão) ou Trabi, como era carinhosamente chamado pelos alemães, tinha uma carroçaria de plástico, que era similar à fibra de vidro, mas de fabricação mais barata e viável para larga escala, mas não era reciclável, o que resultou em um problema nos anos 90: como eliminar as velhas carroçarias abandonadas?
O problema acabou exigindo o desenvolvimento de um fungo específico para essa função.
Detalhe: Não se deve forçar a sua carroçaria, pois como ela é de plástico, se se colocar uma carga além de sua capacidade, ela literalmente parte em dois.

Revelando a obsolencia do carro e como se evitava gastar, evidentemente, em uma sociedade socialista, com bens de consumo.

Uma curiosidade: Quando o muro de Berlim caiu em 1989, os donos dos trabants os deixavam nas ruas, pois ao verem como eram atrasados seus donos os rejeitavam. Mas sua carcaça era feita com uma fibra especial, e tiveram que criar um novo tipo de fungo capaz de destruí-la, caso não fosse feito isso, ele não se deterioraria.


O desempenho não era o forte do Trabant, que atingia uma velocidade máxima de 100km/h e acelerava de 0 a 80 em 20s, apesar de pesar apenas 615kg.
Por outro lado, fazia cerca de 11 km/l na cidade e 14 na estrada. Em seu ritmo lento, naturalmente.


Comenta-se que uma empresa norte-americana adquiriu os direitos de produção e tenha planos para relançá-lo, com desenho e mecânica actualizados, em uma fábrica no Uzbequistão.

Estima-se que existam hoje cerca de 200 mil Trabants em circulação, cobiçados por coleccionadores de todo o mundo.

O Trabi permanece como o maior símbolo da extinta RDA e de tudo que ela representou.
O fim do singelo automóvel coincide com o fim da guerra fria e da divisão bipolar do mundo. Hoje, ele é um marco desse tempo que passou, um tempo que ficou para trás quando sopraram os ventos da mudança.

Em 1957 foi produzido o primeiro Trabant, o P50, com um modesto motor de 500cc. De modo geral, o estilo mudou pouco até os últimos dias do P60, em 1967.

Em 1962 vinha a primeira evolução, o P60, com motor ampliado para 594cc. Dois anos depois era lançado o P601, com alterações apenas estéticas na dianteira e na traseira, que o tornaram mais rectilíneo.
Desse modelo surgiu o jipe Tramp, similar ao Volkswagen Kübelwagen, com versões civil e militar.

Nas décadas seguintes, o Trabant receberia ligeiros aprimoramentos, como um sistema eléctrico de 12V, freios mais eficientes e uma melhor relação de óleo a ser adicionado ao combustível.

Muitas mudanças eram aplicadas aos modelos antigos, que se viam "reciclados" para mais algum tempo de serviço.

Em 1988, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sachsering tentou modernizá-lo, e passou a utilizar o motor de quatro cilindros com quatro tempos e 1,1 litro do Volkswagen Polo. Outras tentativas já haviam sido feitas por usuários, algumas com motor do Fiat 128.


Após a abertura do mercado, o carro não resistiu à concorrência com os modelos ocidentais. Às exactas 14h51 do dia 30 de Abril de 1991 era encerrada a produção do Trabant, depois de um total de 3.069.099 unidades vendidas não só em países socialistas, como também na Holanda e Bélgica, por exemplo.


A empresa foi privatizada em 1994, após a reunificação da Alemanha, e salva da extinção pelos irmãos Ulf e Ernest-Wilhelm Rittinghaus, que a tornaram lucrativa.

Actualmente, a Sachsering produz peças para Jaguar, BMW, Audi e Opel, e recentemente passou a oferecer suas acções na bolsa de valores de Frankfurt.

Na época da falência, empregava oito mil funcionários, hoje apenas quinhentos.

Os dois modelos do Trabant

O Trabant foi produzido em dois modelos principais: o primeiro deles foi o Trabant P50, também conhecido como Trabant 500, produzido entre 1957 e 1963; o segundo foi a série P60, produzida entre 1963 e 1991.


As séries 500 e 600 tiveram modelos sedans e camionetas, e a série 600 teve também uma versão conversível.


Os motores de todos os modelos eram de dois cilindros, de dois tempos e refrigeração a ar.

Mesmo com os "avanços" do último modelo, o Trabant 601, o Trabi era um carro popular de extrema simplicidade.

O interior era extremamente espartano e simples para baratear custos e aumentar a produção.

Além do pequeno sedan, era oferecida uma carrinha de três portas apenas, a Universal, com a mesma mecânica.

O Trabant P60 de apenas 3,37 metros de comprimento e 1,5 metro de largura usava motor de dois cilindros e dois tempos, refrigerado a ar.
O motor gerava míseros 26cv de potência, apenas 6cv a mais que o anterior, e 5,3kgf.m de torque.
Ele não tinha comando de válvulas, bomba de óleo, radiador ou bomba d'água. O combustível chegava ao carburador pela força da gravidade.

Mas mesmo com todos estes problemas chegou a participar em ralis ganhando inúmeras provas.

A sua concorrência era forte pois os Ladas e até os Skodas para não falar nos carros importados do Ocidente eram muito melhores mas mesmo assim era barato.

Também efectuou provas de velocidade.


Eis a verdadeira historia do primeiro WRC (Worst Rally Car).
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